segunda-feira, 29 de março de 2010

Micros - 28 de março de 2010

Apagar da memória

A semana que se passou não quero lembrá-la nunca mais. É irreal perder uma amiga jovem de forma trágica.

Falta planejamento

Ainda falta muito planejamento nas obras realizadas em Limeira. O exemplo mais recente é a revitalização do córrego Barroca Funda. Como publicado no jornalistas.blog a obra deixa muito à desejar, do ponto de vista ambiental e econômico. Estamos na contramão do resto do mundo!

Assaltos

A onda de assaltos em Limeira não para de aumentar. A bola da vez agora são as mulheres pilotando motocicletas. Sem contar os elevados casos de roubos e furtos de veículos. O valor do seguro vai lá em cima e acaba pesando demais pra quem já paga IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, CIDE e etc...

Eleições 2010

O governador de São Paulo José Serra voltou a se distanciar da pré-candidata do PT, na pesquisa do Instituto Datafolha. A vantagem chega a 9 pontos percentuais.

Ônibus adaptados

Reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostrou as dificuldades de quem depende do transporte público adaptado. Em muitas capitais o problema é gravíssimo. Apesar de a frota de ônibus estar sendo adaptada aos poucos, problemas como a falta de manutenção atrapalham o serviço. Em Limeira, cerca de 20% da frota esta adaptada, depois de anos de luta. Segundo o Fantástico, uma lei federal obriga que 100% da frota seja adaptada até 2014.

domingo, 28 de março de 2010

Na contramão da onda ambiental

O prefeito Silvio Félix postou em seu blog imagens da “revitalização” do córrego Barroca Funda e na semana passada estive visitando a obra. Sem sombra de dúvidas é uma obra necessária, já que a região sofria com constantes alagamentos e a erosão das margens do curso d’água. Infelizmente o que podemos constatar na obra não é nada animador.

A prefeitura optou pela canalização do córrego, na contramão das iniciativas mundiais de “descanalização”. Estão sendo assentadas aduelas de concreto em forma de “U” no leito do córrego o que gera muitos problemas ambientais além de ser a solução mais cara para o problema.

O maior problema que uma canalização gera é o aumento na velocidade de escoamento das águas. A velocidade aumentando, a probabilidade de alagamento no trecho imediatamente abaixo é maior. Analisando o caso específico daquela região vemos que o trecho canalizado deságua na rotatória que dá acesso ao Jardim Florença, justamente um dos pontos de alagamento da cidade. Se o local já alagava antes da canalização é melhor se preparar para o que irá vir por aí.

Outro problema grave da canalização é que ela impossibilita a infiltração da água no solo. Isso aumenta o volume de água escoada superficialmente e não permite a recarga do lençol freático.

É claro que a canalização é a solução mais fácil, mas não é a melhor solução. Além dos danos ambientais irreversíveis a obra é de elevadíssimo custo. O que esta sendo executado no Barroca Funda pode facilmente atingir a casa do milhões (no plural). Se a obra fosse realizada da forma ambientalmente correta seria bem mais barato que da forma que esta sendo feita.

Mais uma vez a administração municipal esta na contramão do resto do mundo. Cidades da Europa estão removendo o concreto das canalizações dos rios e devolvendo a eles o seu leito original, replantando a mata ciliar. Em Limeira, depois de vermos a revitalização do Ribeirão Tatu (a melhor obra da atual administração), temos que engolir um retrocesso desses.

sábado, 27 de março de 2010

Morte - Pedro Bial

Assisti a algumas imagens do velório do Bussunda, quando os colegas do Casseta & Planeta deram seus depoimentos, parecia que a qualquer instante iria estourar uma piada, estava tudo sério demais, faltava a esculhambação, a zombaria, a desestruturação da cena, mas nada acontecia ali de risível, era só dor e a perplexidade, que é mesmo o que causa em todos os que ficam.

A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte por si só, é uma piada pronta.

A morte é ridículo.

Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário.

Tem planos para semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório...

Colocar gasolina no carro e no meio da tarde...

MORRE.

Como assim?

E os e-mails que você ainda não abriu?

O livro que ficou pela metade?

O telefonema que você prometeu dar a tardinha para um cliente?

Não sei de onde tiraram esta idéia:

MORRER...

A troco de que?

Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviram para nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente.

Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego. Mas não desistiu.

Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de duvidas quanto à profissão escolhida...

Mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente...

De uma hora pra outro, tudo isso termina...

Numa colisão na freeway...

Numa artéria entupida...

Num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis...

Qual é?

Morrer é um chiste.

Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida.

Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas...

Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas...

A apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.

Logo você que dizia: das minhas coisas cuido eu.

Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer.

Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas e mulheres magras e morre num sábado de manha.

Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito...

Isso é para ser levado a sério?

Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem vindo...

Já não há muito mesmo a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas.

ok, hora de descansar em paz.

Mas antes de viver tudo?

Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas.

Morrer é um exagero.

E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas.

Só que esta não tem graça.

Por isso viva tudo que há para viver.

Não se apegue as coisas pequenas e inúteis da vida...

Perdoe...

Sempre!!

Para uma pessoa que se foi essa semana, antes da hora... (indicação de Bruno Ponte)

domingo, 21 de março de 2010

Histórinha

Estória (ou história?) de Paulo Coelho publicada hoje pelo Jornal de Limeira:

Na Busca da Verdade

O Demônio conversava com seus amigos, quando notaram um homem que se abaixava para pegar algo no chão.

- Ele encontrou um pedaço da verdade - disse o demônio.

Os amigos ficaram preocupadíssimos. Um pedaço da verdade poderia salvar a alma daquele homem - e seria menos um no inferno. Mas o demônio continuava impertubável, olhando a paisagem.

- Não se preocupem. Sabe o que ele fará com este pedaço? Como sempre, vai criar uma nova seita. E conseguirá afastar mais pessoas da verdade total!

Como eu sempre digo: é, faz sentido!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Dúvida

Uma dúvida me ocorreu hoje lendo um blog: Uma pessoa apostólica é uma pessoa viciada em jogar na loteria?

terça-feira, 16 de março de 2010

Micros - 16 de março de 2010

Aniversário

Hoje é aniversário da minha velhinha preferida! Mãe, parabéns, felicidades e sucesso!

Transporte Público

O Jornal de Limeira pública hoje reportagem sobre a nova tarifa e os velhos problemas do transporte público de Limeira. O que não se falou foi que a Rápido Sudeste colocou em circulação nesta segunda 10 veículos novos e adaptados para deficientes.

CPI

A CPI naufragou? Não se fala mais nada sobre o assunto.

Palhaçada

E esta entrando em cena o circo político-partidário apresentado pelo sindicato dos servidores públicos de Limeira. Os palhaços somos nós e o show de marionetes fica por parte dos servidores públicos!

Basquete

Bom saber que o basquete de Limeira não foi enterrado ainda.

Serviços de vidência

Continuando com os meus serviços de previsão do futuro, acertei mais uma: a Rua Dr. Trajano esta sem sinalização há exato 1 mês. Estou pensando em abrir um consultório para previsões. Meu índice de acerto esta na casa dos 100%