terça-feira, 10 de agosto de 2010

Visão estratégica na administração de Sorocaba

Sorocaba, a 100km da capital São Paulo, é, assim como Limeira, uma das mais importantes cidades do estado. Cortada pela rodovia Castello Branco, que liga a capital ao coração do estado, a cidade possuí quase 600 mil habitantes e uma das maiores rendas per capta do Brasil. Esta é a cidade escolhida pela Toyota Motors para receber a sua nova planta, com um investimento direto de 1,6 bilhão e indiretos incalculáveis. A geração de empregos esta estimada em 2,5 mil diretos e mais 2 mil indiretos.

Desde o início do ano Sorocaba esta implantando o Parque Tecnológico Incentivado (PTI), um espaço com 20 milhões de metros quadrados destinado às indústrias, como a Toyota Motors, e dotado de toda a infraestrutura necessária à instalação destas indústrias. Afora a destinação de local adequado, a prefeitura oferece, por meio de Lei Municipal, um incentivo às novas empresas como a isenção total de IPTU por 12 anos e a redução do ISS para 2% (alíquota mínima) também por igual período.

O investimento vai gerar novos resultados para a cidade. A estimativa é de dobrar a arrecadação do ICMS (o imposto com maior peso na arrecadação dos municípios) em apenas 3 anos de funcionamento do PTI. Também estima-se que a arrecadação seja aumentada por meio de outros setores como a construção civil que sofre um “boom” devido a expectativa de instalação das novas empresas.

Como podemos observar, quando o poder público incentiva o desenvolvimento econômico, ele invariavelmente é atraído. E com ele vem uma melhora significativa na qualidade de vida da população. Mais empregos e melhor renda, mais impostos gerados e melhores serviços públicos são apenas alguns fatores de melhoria na qualidade de vida.

A atual administração da prefeitura de Sorocaba pode ser considerada uma administração de visão. O planejamento estratégico é em longo prazo, o que exige coragem política para sua execução, já que provavelmente os dividendos políticos ficarão para o próximo gestor. É essa coragem que falta aos administradores de várias cidades do interior paulista. Os que ousam tê-la promovem o bem estar à população.

Esta semana, ao ler na imprensa limeirense que a instalação de uma empresa de refrigerantes em Limeira não passou de mais um factóide da atual administração, me lembrei de Sorocaba. Ao contrário dos administradores de lá, os de cá não passam de capiais preocupados apenas com suas próprias hortas. O desenvolvimento aqui em Limeira só se dá em casas lotéricas e vídeo locadoras, se é que vocês me entendem...

0 comentários: