quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ideias para uma Limeira melhor (II)

Um dos projetos que mais gosto é um projeto para um relógio do Sol. Pensei nele para resolver um dos problemas que ocorrem muito em Limeira: o abandono de áreas verdes.

Esse projeto tem por objetivo aproveitar uma área abandonada para a promoção da cultura e do turismo na cidade. É um projeto que atrairia escolas de Limeira e de toda a região.

O relógio de Sol

Desde remotos tempos o homem, ao observar o Sol, percebeu que este provocava a sombra dos objetos. Ao fazer estas observações notou que ao longo do dia o tamanho destas sombras variavam. O homem primitivo, primeiramente, usou sua própria sombra para estimar as horas (sombras moventes). Logo depois viu que podia, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, fazer estas mesmas estimativas. Estava criado o pai de todos os relógios de Sol, o famoso Gnômon. Ao amanhecer a sombra estará bem longa, ao meio dia estará no seu tamanho mínimo e ao entardecer volta a alongar-se novamente. (fonte: wikipedia)

Minha ideia para Limeira

A minha idéia não contém o projeto do relógio propriamente dito. Existem pessoas especializadas na construção desses relógios e fiz um orçamento que ficou em torno de R$10.000,00. O meu projeto sugere a área a ser construído, mas sua principal finalidade é lançar a idéia e não esgotar o projeto.

A área que escolhi é a nova rotatória na Av. Cônego Manoel Alves, que futuramente será o Anel Viário de Limeira. Essa rotatória é grande o suficiente para um Relógio de Sol e uma praça com todos os equipamentos urbanos. Também será construído no local um ginásio poli esportivo, em uma área institucional de um loteamento futuro. Ainda não estou certo se é essa área que receberá o projeto de Oscar Niemeyer, mas existe a proposta de um ginásio no local.

A rotatória também é caminho para o observatório astronômico do ISCA faculdades e como um Relógio de Sol tem tudo a ver com o assunto, o projeto estaria na rota dos que admiram essa ciência. É uma área próxima ao campus II da UNICAMP, futura rota de quem vem do sul de Minas Gerais e uma região carente de áreas de lazer.

O Projeto:

(clique na imagem para ampliar)


Orçamento

Alguns cálculos superficiais que fiz, relembrando meu estágio como comprador por 15 dias em uma construtora, cheguei ao valor de R$250.000,00 para a execução total da praça (incluindo piso intertravado, plantio de grama e etc...). É claro que é um gasto supérfluo para épocas de crise como esse. Mas a idéia está ai pra quando sobrar uma graninha!

O próximo projeto que vou apresentar é sobre uma área ideal para o novo terminal rodoviário de Limeira. Vou apresentar uma solução para o impasse envolvendo a área de construção do novo terminal.

1 comentários:

Unknown disse...

E aí Marciél...
Interessante esse projeto...
Futuro prefeito de Limeira
ahahahhaha
Abraço
Vivald