quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ideias para uma Limeira melhor (III)

A construção de um novo terminal rodoviário em Limeira é mais que uma promessa de campanha de Silvio Félix, é uma necessidade urgente de Limeira. O atual terminal rodoviário está se tornando impraticável por motivo de localização.

Construído na região central de Limeira o terminal tinha localização estratégica, pois servia de local de integração ônibus – trem. Com a desativação do transporte de passageiros pela rede ferroviária não faz mais sentido manter uma rodoviária em meio ao trânsito caótico da região central.

Outra desvantagem da atual rodoviária é que os ônibus têm que percorrer um longo caminho entre as rodovias e o local de desembarque de passageiros. Isto impede que linhas que poderiam atender a cidade deixem de atender Limeira por motivos logísticos. Um exemplo disso é a notícia divulgada pelo jornalista José Daniel Heldt no Twiter de que a Azul não atenderá Limeira com a linha até o aeroporto de Viracopos.

Provisoriamente algumas linhas atendem Limeira com paradas no posto Castelo. Isso não é interessante para a cidade, pois não há fácil acesso ao posto e em caso de conexões os passageiros têm que descer na atual rodoviária, pegar o transporte urbano até o Limeira Shopping, atravessar a passarela e caminhar até o posto.

Projeto de avenida

Existe um projeto pronto na prefeitura para a construção de uma avenida de ligação entre o acesso do quilômetro 150+600 metros da Rodovia Anhanguera com a Avenida Araras (?), próximo a CP Kelco. Esse projeto prevê a construção de uma avenida com três faixas de rolamento, canteiro central e calçamento. Provavelmente sofrerá algumas alterações para a construção de ciclovia, por exemplo.

O projeto é audacioso, pois a região em questão é composta por rochas, igual as retiradas pela prefeitura na região do Jardim Planalto para a duplicação do Anel Viário. A escavação no primeiro trecho será enorme, chagando a quase 1 milhão de metros cúbicos. Para ser ter uma idéia de quanto isso representa, será necessário cerca de 65 mil viagens de caminhão para transportar o material.

O Projeto prevê ainda uma rotatória, na altura do Parque Campos Elíseos, para a ligação com a Avenida Sebastiana Guidotti de Campos.

Abaixo um esboço aproximado do traçado deste projeto.



Nova área para o terminal rodoviário de Limeira

Como já disse, o atual Terminal Rodoviário de Limeira é ineficiente e ultrapassado. Em sua campanha a prefeitura, em 2004, uma das promessas de Silvio Félix era a construção de um novo terminal. Um dos motivos para essa obra ainda não ter sido realizada é o impasse sobre o local.

Inicialmente a prefeitura escolheu uma área nas proximidades do Pq. Egisto Ragazzo. Os moradores, não satisfeitos, fizeram até abaixo assinado contra a instalação da nova rodoviária. Além desse impasse, o espaço físico era muito limitado pensando que no futuro poderíamos ter uma ampliação do terminal.

O local sugerido no desenho acima vem a sanar esse problema. A obra da nova Avenida de entrada da cidade pode ser realizada parcialmente, compreendendo o trecho entre a Rod. Anhanguera e o Prolongamento da Avenida Sebastiana Guidotti de Campos. Essa é a parte mais barata e menos complexa da Avenida Projetada.

O acesso ao local sugerido também é simples, tanto pela Rod. Anhanguera quanto pelo Anel Viário de Limeira, facilitando o acesso de linhas de ônibus de várias localidades. Ainda o local poderia servir de terminal urbano, retirando das imediações do Atacadão o ponto final dos ônibus urbanos.

Esse não é um projeto simples e vai requerer alguns milhões dos cofres públicos, mas é um projeto urgente para Limeira. Estamos nos tornando uma cidade universitária e um terminal rodoviário adequado se faz necessário.

PS.: Espero que depois de implantado o novo terminal ofereça uma linha direto de Limeira pra Tatuí, pois tenho que fazer baldeação em Piracicaba e isso estende minha viajem em 2h.

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