terça-feira, 17 de novembro de 2009

O transporte público de Limeira - I

Um dos assuntos mais polêmicos em Limeira é o transporte público. Reprovado pela esmagadora maioria dos usuários o sistema em Limeira ainda deixa muito a desejar. O que enfrentamos todos os dias são ônibus lotados e sujos, atrasos e desrespeito de motoristas, cobradores e usuários (sim, os usuários também são responsáveis pelas falhas no sistema).

O que passa despercebido da maioria dos usuários são os aspectos técnicos do sistema. O usuário comum ignora o funcionamento do sistema, exercendo apenas o papel de “reclamão”, esquecendo-se que apenas reclamar não resolve o problema (vide as décadas de reclamação e a não melhora do sistema).

Alguns aspectos técnicos do sistema são:

Sistema de Linhas

Em Limeira as linhas estão esquematizadas diametralmente, o que significa que as linhas funcionam no sentido Bairro (A) –Centro – Bairro (B). Recentemente, após a frustrada tentativa de modernizar o sistema (2004), iniciou-se os testes de algumas linhas radiais que funcionam no sentido Bairro (A) – Centro – Bairro (A).

O sistema radial é o mais adequado, pois evita a sobreposição de linhas, racionalizando o sistema. No sistema diametral, várias linhas percorrem o mesmo itinerário e por muitas vezes o usuário espera muito tempo e, após a longa espera, vem um ônibus atrás do outro. Um bom exemplo disso são as linhas 05, 11B e 101, que cortam o Jd. Ouro Verde. Por diversas vezes presenciei (e esperei) ônibus passarem um atrás do outro.

A troca pelo sistema radial levaria a racionalização do sistema e o tempo de espera seria menor. O controle dos horários seria simples e o trânsito fluiria melhor onde há grande fluxo de ônibus.

IPK

O Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK) é uma forma de medir os custos das empresas. Significa quantos passageiros por quilômetro rodado os veículos das empresas transportam. Quanto maior o IPK, mais passageiros o veículo transportou.

O IPK, porém, não nos fornece informações sobre a qualidade do transporte, somente sobre a produtividade. Um veículo, por exemplo, pode ter um IPK baixo, porém andar superlotado nos horários de pico e ocioso nos horários normais.

Em Limeira o IPK vem diminuindo ano após ano. Isso se explica por dois fatores: o primeiro é a redução do número de usuários devido ao advento dos transportes individuais, principalmente as motocicletas. Esse fator é uma via de mão dupla. Quanto pior for o transporte público mais pessoas optam pelo transporte individual. Quanto menos passageiros pior o transporte público devido à falta de recursos para investir no sistema. O segundo fator para a redução do IPK é o aumento no percurso devido à incrementação de novos bairros. A cidade cresce, mas todas as linhas convergem para o centro. Quanto mais a cidade cresce, mais quilômetros os ônibus percorrem para chegar ao centro, diminuindo o IPK e conseqüentemente a produtividade do sistema.

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