quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O transporte público de Limeira - II

No artigo anterior sobre o transporte público de Limeira comentei alguns aspectos técnicos como o Sistema de linhas e o IPK. Conhecer estes aspectos é importante para entender o funcionamento do setor na cidade.
Mais alguns aspectos técnicos:

Integração

Em Limeira há o sistema integrado em parte das linhas. Apenas os veículos da Limeirense fazem a integração das passagens. Este sistema permite que o usuário utilize duas linhas distintas, num prazo de uma hora, pagando apenas uma passagem. Para se beneficiar do sistema de integração o usuário necessita do cartão de passes, já que pagando diretamente na roleta não é possível fazer a integração.
As linhas do sistema são, em sua maioria, diametrais, ou seja, percorrem o caminho Bairro “A” – Centro – Bairro “B”. Mesmo no sentido diametral, às vezes não é possível chegar de um ponto a outro da cidade utilizando-se apenas de uma linha. Por isso a integração, que possibilita o acesso a qualquer ponto da cidade pagando apenas uma passagem.
O atual sistema de integração de Limeira é válido devido a cidade não possuir um terminal urbano. Com a construção do terminal o correto seria a integração apenas no terminal, o que será difícil já que o usuário esta acostumado com o sistema atual.

Planilha de custos

Muito se ouve falar das planilhas de custos das viações. Estas planilhas são exigidas pela prefeitura quando do pedido de aumento de tarifas. Elas contêm todos os gastos das empresas como combustível, manutenção, salários e encargos, administração do sistema e lucro. Ao final da planilha chega-se ao valor da tarifa a ser cobrada.

Acessibilidade

O sistema de Limeira ainda deixa muito a desejar no quesito acessibilidade. Apesar de recentemente as viações terem adquirido veículos adaptados, apenas 10% da frota é adaptada. A complementação é feita com um serviço denominado “Transporta” no qual o usuário pré-agenda um horário e um veículo adaptado busca-o no local indicado. O ideal porém, seria ter uma frota 100% adaptada, buscando a inclusão dos deficientes na sociedade. O sistema também não conta com informações ao usuário em braile.

Gratuidades

Atualmente não pagam pelo transporte público: crianças menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, deficientes e seus acompanhantes, guardas municipais, policiais militares e carteiros. Pagam meia passagem os estudantes de qualquer idade.

1 comentários:

Anônimo disse...

E aí Marciel!
Coloca mais uns projetos urbanisticos...bem interessantes...
Sempre achei que voce seria um discipulo do Professor Alexandre! (Jane Jacobs rs,rs)
Grande Abraço
Vivald