quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Reduzir


Nunca uma promessa de fim de ano deixou-me tão leve como a que fiz na passagem de 2009 para 2010. Nunca fui de fazer promessas de ano novo. Pra mim 31 de dezembro sempre foi igual a 1°. de janeiro. Mas este ano resolvi mudar e apostar numa promessa comigo mesmo. Partindo da Lei de Pareto 80/20, que prega que 80% das nossas conquistas advêm de 20% de nossos esforços, queria uma promessa que fosse ao mesmo tempo sutil e abrangente. Foi então que resolvi: em 2010 eu vou reduzir! Mas reduzir o quê? Tudo! Foi o que me veio à mente imediatamente!
Reduzi tudo o que é prejudicial e possível de se reduzir: banhos 20% menores (antes eu fazia a barba debaixo do chuveiro e agora faço antes do banho), meu tempo na internet (limitei a 2h diárias durante a semana e a 5h diárias no fim de semana), o consumo de carne vermelha (que além de mais demorada pra se digerir, agride mais o ambiente que os peixes e as aves), as impressões de planilhas no trabalho e muitos outros itens.

Hoje mesmo comprei uma caneca e depois parei pra fazer as contas. Por dia eu consumia aproximadamente 4 copos plásticos. Se multiplicar isso por aproximadamente 240 dias de trabalho, seria uma economia de quase mil copos por ano ou 10 embalagens de 100 copos cada. Financeiramente isso se traduz em menos R$40,00 em gastos para a empresa onde trabalho. Pouco? Multiplica isso por 100 funcionários e teremos uma economia anual de R$4.000,00. Sem contar o ganho ambiental!

Consumindo menos a economia também se traduz no meu bolso (e não só no bolso do meu patrão!). Consegui passar o mês de janeiro sem as três revistas mensais que eu comprava. Li todas as matérias interessantes e que estavam disponíveis nos sites das próprias revistas. Também não comprei nenhum DVD na piscina de DVDs das Lojas Americanas (um vício que eu tinha até 2009). O dinheiro que sobrou apliquei nos meus, até então parcos, investimentos. E o futuro agradece!

Também reduzi o ritmo de trabalho e, por incrível que pareça, estou rendendo bem mais! Praticamente o dobro. Hoje mesmo, talvez empolgado pela ideia da caneca, tive um lampejo e desenvolvi um método de trabalho que reduziu meu tempo empregado em certa atividade à 20% do tempo gasto originalmente. Certamente isso se deve à uma mente mais limpa e clara que só a redução do ritmo de trabalho pode dar.

O melhor de tudo isso não é a economia de dinheiro e dinheiro. O melhor é saber que eu não sou escravo de certas coisas que na verdade não tem valor algum. É saber que estou contribuindo localmente para amenizar um problema global. E não há nada neste mundo melhor que dormir com a leveza de reduzir. Reduzir o consumo, o ritmo frenético de trabalho, as horas perdidas na TV ou na internet com futilidades.

Se você ainda não experimentou reduzir, experimente! Compre agora mesmo uma caneca e tenha a certeza de uma boa noite de sono logo mais!

0 comentários: