terça-feira, 27 de abril de 2010

Micros - 27 de abril de 2010

Mudanças no transporte

Muito se tem reclamado a respeito das modificações no transporte público de Limeira. Isso não passa de reclamação de pessoas acomodadas e que rejeitam mudanças. O primeiro passo para a modernização do sistema é o que esta sendo feito gradativamente: transformar as linhas diametrais em linhas radiais. Isso deixará o transporte mais eficiente e com melhor qualidade.

Cada um faz a sua parte                    

Todas as partes tem que trabalhar para a melhoria do transporte: os usuários precisam fazer um esforço para se adaptar, as viações precisam investir na qualidade dos serviços prestados e a prefeitura precisa regular e fiscalizar o sistema. Se todos se esforçarem um pouquinho teremos um transporte público de qualidade em Limeira.

Conselho dos Passageiros

O Prefeito Silvio Félix postou em seu blog que se faz urgente a criação de um Conselho Municipal dos Passageiros do Transporte Coletivo que seria composto por passageiros, motoristas, cobradores, dentre outros. Se aplicado, o Conselho certamente será de grande valia para o setor.

Problemas crônicos

O transporte público de Limeira sofre com problemas crônicos como a superlotação e a irregularidade dos horários. A qualidade do transporte, apesar de ter melhorado ultimamente, ainda deixa muito a desejar. Ainda se encontra muitos ônibus velhos, sujos e quebrados por aí. A falta de abrigo nos pontos e a falta de terminais urbanos também são problemas crônicos.



O mais urgente de tudo

Melhorar o transporte não significa apenas colocar carros novos em circulação, instalar novos abrigos e construir um terminal decente. Faz-se urgente também a melhoria da malha viária do município. Ruas que parecem colchas de retalhos, como as da Nova Suíssa, atrasam o itinerário e tornam o transporte muito agressivo aos usuários. Outro problema em Limeira é a transposição de vias expressas, notoriamente o Anel Viário. Nos horários de pico é um martírio atravessá-lo, o que atrapalha todo o sistema de transporte coletivo.

Imagens: www.tvclaret.com.br (1); Arquivo Pessoal (2)

Festival da Boa Vizinhança

Fim de semana estive no emocionante encontro dos fãs brasileiros do seriado Cháves. Estiveram presentes os atores Carlos Villagrán, o Quico, e Edigar Vivar, o Seu Barriga.

Quase meio século de sucesso levou aproximadamente 10 mil pessoas ao Mart Center e agitou a Vila Guilherme, em Sampa.


 Banda Viva Noite - Abrindo o Evento

 Humoristas do Pânico marcando presença

 Edgar Vivar - O Seu Barriga

 Carlos Villagran no personagem Quico

Quico e Nelson (dublador do personagem no Brasil)

Temos que pensar grande sim!

O governo Sílvio Félix será lembrado como o governo dos projetos faraônicos. Tem ponte de estrutura metálica, moinho de vento, vila das nações, parque olímpico, torre com vista panorâmica, aeroporto de 50 milhões de reais... A lista é enorme!

É preciso pensar grande sim. Apesar de muitos criticarem os sonhos do atual prefeito, é preciso sonhar e sonhar alto! Tudo o que já foi realizado pela humanidade se materializou de um sonho de algum sonhador. Limeira já teve grandes sonhadores como o Senador Vergueiro, Capitão Cunha Bastos, Emanuel Rocco, Sebastião Fumagalli, Paulo D’Andrea e tantos outros. Não podemos desprezar também os sonhos de Sílvio Félix.

Ter grandes projetos prontos, na prateleira, também pode nos render mais investimentos estaduais e federais. É só ver o exemplo da visita do Ministro dos Esportes Orlando Silva recentemente à cidade. Na ocasião, a prefeitura tinha em mãos um projeto ambicioso de um centro olímpico e apresentou ao ministro que ficou impressionado com o projeto e prometeu ajuda federal para a realização. Os outros projetos, como o aeroporto e a torre do imigrante, também poderiam nos render verbas de outras esferas do executivo.

O que falta em Limeira é pensar grande também no quesito desenvolvimento e isso sim deve ser duramente criticado. Apesar de estar a quase seis anos à frente da administração municipal, Silvio ainda não emplacou uma empresa ou um distrito industrial de grande porte. E isso faz falta ao município. Tratar o desenvolvimento industrial como prioridade é a chave para realizar os grandes projetos, já que a maior parte da arrecadação de um município vem do ICMS pago ao estado por essas empresas. A matemática é simples: mais empresas, maior arrecadação. Maior arrecadação, mais dinheiro pra construir torres, moinhos de vento e muito mais.

O turismo também é outro ponto chave. Não temos vocação ao turismo de passeio, já que ser berço da imigração européia de cunho particular não é lá muito atrativo. Mas temos alto potencial para desenvolvermos o turismo de negócios, especialmente na área de semi-jóias, folhados e autopeças. Esse tipo de turismo rende altos dividendos ao setor hoteleiro e de prestação de serviços e neste ponto também precisamos pensar grande.

Pensar grande e ter grandes projetos, grandes sonhos, não é ruim e as críticas ao prefeito são, até certo ponto, injustas. Nas últimas três décadas faltaram grandes sonhadores à Limeira e isso nos levou a derrocada da industrialização. Sonhar é preciso e realizar esses sonhos se faz urgente! Para isso a chave é o desenvolvimento. Desenvolvimento das pessoas, do parque industrial, da educação e da cidade como um todo.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ataque do PT ao Jornal de Limeira: isso sim é leviano!

Os partidários do PT que me desculpem, mas este partido é cômico demais. Digno de participação especial em programas televisivos como a Zorra Total e A Praça é Nossa. Assim como o partido apresenta as suas gracinhas (pra não dizer palhaçadas) em âmbito Nacional, o circo também se arma por aqui, na esfera municipal.

Na última segunda-feira a presidente do Sindsel , Eunice Lopes, ocupou a tribuna da Câmara para atacar o redator chefe do Jornal de Limeira, Carlos Chinellato, e repudiar um artigo de sua autoria. Eunice chamou o redator de “leviano”. Meu Deus do céu. Um petista chamando alguém de leviano... onde vamos parar?

Vamos supor que a executiva municipal do partido saiba o que significa leviano. Se souberem o que significa, seria melhor então empregar essa palavra para descrever a greve do funcionalismo municipal nos últimos anos, já que o aumento salarial pretendido nunca foi alcançado. Seria melhor empregar o termo leviano à participação do PT nas greves do funcionalismo e dos motoristas e cobradores, afinal, é muita leviandade deixar crianças sem escola e trabalhadores sem transporte para promover políticas partidárias, não é mesmo?

Leviandade é trazer pra Limeira os vagabundos e baderneiros do MST que invadiram uma área pública onde seriam construídas empresas e criaria milhares de empregos. Leviandade é ocupar um prédio na área central e, ao final de tudo, não resolver o problema dos sem casas. Por fim, leviandade é ocupar a tribuna da Câmara para tratar de brigas pessoais. Definitivamente isso é jogar o dinheiro do povo no lixo.

O partido ainda criticou as charges publicadas pelo jornal. Injustificável, já que o PT em si é uma charge. Um presidente que não sabe de nada e não viu nada sobre o mensalão. Um presidente que toma uns “gorós”, uns aloprados que trazem dólares de Cuba pra pagar dossiê (detalhe: o dossiê era falso e o partido jogaria os milhões do povo cubano no lixo), outros que ganham Land Roovers para ficar calado, outros que roubam cooperados descaradamente para financiar campanhas eleitorais. Tem até militante que cobra propina de trabalhadores de bares de clubes ligados a sindicatos, que por sua vez são ligados ao partido. Se isso não é motivo pra charges, não sei mais o que é uma charge então.

É incrível como estes militantes seguem à risca a cartilha ideológica do partido, que remete ao tempo das cavernas. Criticar e pregar o cerceamento da liberdade de imprensa justamente contra o veículo de comunicação mais imparcial de Limeira isso sim é ser leviano! O PT não tem a coragem de criticar a imprensa chapa branca que impera na cidade e que realmente prejudica a população. Não critica porque o partido dá de ombros ao povo de Limeira (as greves incitadas pelo partido são um exemplo disso).

Felizmente em Limeira o PT é um partidinho insignificante e nunca chegará ao poder de fato. Caso esse tipo de conduta imbecil continue rondando o partido, por aqui eles não passarão de figurantes da política.

O que ocorreu na Câmara segunda-feira serviu para uma reflexão: já que o partido defende tanto o PNDH3, programa que, entre outros, defende o cerceamento da liberdade de imprensa, poderiam também incluir um artigo no programa que coíbe a prática de imbecilidades nos púlpitos de Câmaras Municipais.

Acorda PT de Limeira! Nem o PT nacional é mais tão leviano e imbecil!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Micros - 12 de abril de 2010

Recorde

Hoje bati meu recorde em um mesmo trabalho: 6 meses. Parabens pra mim! Que venham mais 6 meses!

Projetos Grandiosos

Particularmente não sou contra os grandiosos projetos do prefeito Silvio Félix. Acho que temos que planejar grande mesmo e não nos importar com as opiniões opostas. Um exemplo que pensar grande vale à pena foi o entusiasmo do Ministro Orlando Silva em visita à Limeira com o projeto de um centro esportivo na região do Campus II da UNICAMP. O Ministro prometeu total apoio ao projeto.

Oscar Niemeyer

O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos de todos os tempos. O Centro Esportivo Olímpico vem de encontro com o curso de Ciências dos Esportes, da UNICAMP de Limeira.

Incentivo Olímpico

Segundo o Ministro, os investimentos Olímpicos para 2016 vão além da infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro. A ideia é que sejam investidos bilhões de reais em todo o país para o incentivo à prática dos esportes.

Furtos e roubos

E a situação de Limeira não é nada agradável na questão dos roubos e furtos de veículos. Proprietários não saem de casa em paz e o preço do seguro está lá nas alturas.

Protesto de Cameron

Não entendi qual é que é a desse diretor James Cameron (Avatar e Titanic) de vir protestar aqui no Brasil contra a construção de uma usina hidroelétrica. Porque ele não protesta contra as usinas à carvão que dominam os EUA, o seu país? Pelo que eu saiba, as usinas à carvão tem um potêncial de destruição do meio ambiente muito maior que uma hidroelétrica.

MST

E os pelegos do MST estavam lá no protesto. Deixo aqui, parafraseando o jornalista João Leonard, o meu VTNC para Cameron e pro MST.

domingo, 11 de abril de 2010

Sobre Jardins

... porque a respiração das flores é extremamente doce na atmosfera (em suspensão na qual ela flutua, ondulando como a harmonia da música), vê-se, portanto, que nada pode deleitar tanto como saber que são as flores e as plantas que melhor perfumam o ambiente. Rosas vermelhas e adamascadas são flores avaras do seu aroma; tanto assim, que podeis passear ao longo de toda uma alameda ladeada de roseiras, sem nada sentir da sua doçura, a menos que seja à hora do rocio matinal. Os loureiros, da mesma forma, não exalam perfume enquanto crescem; a emanarão do rosmarino é leve, o mesmo acontecendo com a manjerona doce. A flor que, mais do que todas as outras, exala no espaço o mais doce perfume é a violeta, especialmente a violeta branca dobrada, que floresce duas vezes por ano, por volta dos meados de abril e próximo ao dia de S. Bartolomeu, em agosto. Depois da violeta vem a rosa-almiscarada; em seguida o morangueiro, que deixa, ao morrer, um aroma cordial dos mais excelentes; e ainda a flor das vinhas que é uma leve poeira, como a poeira dum relvado, que parece depositar-se sobre os cachos ao primeiro desabrochar; depois, as roseiras bravas e também os goivos amarelos que são flores encantadoras para plantar sob a janela de uma sala de estar ou de um quarto térreo; e ainda os cravos e os goivos comuns, especialmente os rajados de rosa, e o cravo da índia; depois as flores da tília; e, enfim, a madressilva, cujo aroma muitas vezes é percebido muito ao longe. Das ervilhas de cheiro não falo, porque são flores campestres; mas aquelas que mais deliciosamente perfumam o ar, não se passarmos perto delas, como as que mencionamos, mas quando pisadas e esmagadas, são três, a saber: a pimpinela, o tomilho silvestre e a hortelã; portanto, devereis plantar alamedas inteiras com estas três plantas, para ter o prazer de sentir-lhes o perfume quando passeardes ou caminhardes...

Francis Bacon - 1561 - 1626

sábado, 3 de abril de 2010

Campanha Ambiental - Por Rafinha Bastos

sexta-feira, 2 de abril de 2010

APEOSP: a serviço do PT, contra os professores

O protesto da APEOESP que vimos na última sexta-feira no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi mais uma demonstração de que o Partido dos Trabalhadores usa de métodos inescrupulosos para desestabilizar os governos de oposição. Mesmo após uma comissão formada por seis professores ter adentrado no Palácio dos Bandeirantes para negociar o impasse, professores que protestavam nos arredores, incitados por declarações que partiam do carro de som, atacaram a polícia com paus, pedras e ovos. A polícia reagiu com gás de pimenta e gás lacrimogêneo.
Felizmente a maioria esmagadora do professorado não participou e nem concorda com essa mobilização motivada, principalmente, pelo pleito eleitoral que se aproxima. A maioria é inteligente o suficiente para não ser fantoche da APEOESP, mais um sindicato a serviço da pré-candidata Dilma Rousself e do PT.

No dia anterior à baderna, a dirigente da APEOESP Maria Izabel Noronha, dividia o palanque com a Ministra pré-candidata. Das 5 mil pessoas que participavam do protesto, a maioria era de alunos e militantes partidários, o que demonstra claramente as falsas intenções da APEOESP. Nas imagens do confronto é possível observar inúmeras bandeiras do PT.

Esse movimento é típico do Partido dos Trabalhadores. Em Limeira mesmo já observamos inúmeros destes atos em que o partido usa de fantoches para desestabilizar os seus opositores. Um ato contra o povo com o único objetivo de obter o poder. Utilizar-se dos professores, que deveriam dar o exemplo à sociedade, é o maior ato de irresponsabilidade que essa horda pode cometer.

É verdade que o salário dos professores é defasado e que as condições de trabalho ainda deixam muito a desejar, mas os problemas param por aí. A APEOESP, movida por intenções político-partidárias, tenta convencer o professorado que a avaliação por competência é injusta. Injusto é termos professores despreparados dando aulas por aí. E olha que professor despreparado por aí tem aos milhares. Sugiro que ao invés de se concentrar na campanha da Dilma, a APEOESP se concentre em capacitar os professore. Assim eles terão mais chances de conquistarem os bônus por competência que o Estado esta oferecendo a partir deste ano.

Os professores precisam ficar de olhos abertos para não serem fantoches político-partidários deste sindicato. Se não ficarem espertos se igualarão às hordas já existentes e que prestam zelosos serviços ao partido dos trabalhadores como o MST e a UNE.