quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Investimento em P&D é o futuro. Em Limeira falta o básico!

Em artigo publicado pela revista Scientific American Brasil, o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, fala sobre a atração de novos talentos e da importância que eles tiveram à cidade. Alguns dos grandes inovadores como Charles Pfizer e Alexander Graham Bell eram de Nova Iorque, numa época em que a única vantagem de uma cidade era a facilidade em escoar a sua produção. Nos dias atuais, com a facilidade nas comunicações e nos meios de locomoção, as barreiras de localização já não existem mais e o grande entrave à transpor é a pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Ter grandes universidades e um ambiente de inovação fértil é facilitador na atração de investimentos de grande porte, especialmente das grandes fabricantes de produtos tecnológicos como computadores, smartphones e tablets. Partindo deste princípio, Bloomberg esta investindo pesado na atração de centros acadêmicos de ponta e assim recuperar a liderança perdida para Boston e para o Vale do Silício, nos EUA. Desde o meio deste ano, Nova Iorque esta oferecendo às universidades interessadas a se instalarem por lá um imóvel de ponta e até US$ 100 milhões em investimentos.

Certamente todo este investimento não é em vão. Segundo estimativas da prefeitura de Nova Iorque, nos 30 primeiros anos de funcionamento de um centro tecnológico de ponta, podem ser geradas 400 empresas de tecnologia e cerca de 30 mil empregos permanentes. Isso sem contar o aumento de renda que um número maior de graduados traz.

Nesta mesma linha a coluna “Contexto Paulista”, da Associação Paulista de Jornais, publicada pelo Jornal de Limeira, desta semana relata as vantagens de São Carlos em ter grandes centros universitários.

Respeitadas as respectivas proporções, volto o foco pra Limeira. Enquanto cidades do Brasil e do mundo investem em P&D, Limeira sofre com problemas básicos como a segurança nas proximidades dos campi, e a falta de facilidades. A UNIP teve sérios problemas de acesso, assim como a FAAL teve problemas com documentação. Os investimentos nos acessos do novo Campus da UNICAMP só agora, 4 anos depois, estão sendo realizados (boa parte ainda é proveniente de empreendedores da região).

Os investimentos no ensino superior e em P&D não devem partir apenas do Estado ou da livre iniciativa. É preciso que o município volte os olhos para o ensino superior de qualidade. Cordeirópolis e Piracicaba tem faculdades municipais. Porque não Limeira investir na sua também?

Nos últimos 10 anos Limeira se tornou um importante centro universitário. Grandes universidades públicas e particulares se instalaram por aqui. Se existisse um planejamento de qualidade e um efetivo investimento, direto e indireto, nestas e em novas universidades, poderíamos estar correndo como Nova Iorque: eles para serem a melhor cidade em P&D dos EUA e nós para sermos a melhor do Brasil!

0 comentários: