A humanidade vive, desde os primórdios, ameaçada por previsões do fim do mundo. Nostradamus, malucos de seitas extremistas e até a Bíblia Sagrada prevê o fim do mundo. A última moda em teorias do Armagedom é o calendário Maia.
Os Maias foram uma civilização que viveu na América Central, numa época pré-colombiana. Há estudos que indicam a existência dos Maias desde 1000 A.C. e seus descendentes diretos ainda vivem em alguns locais do México. A civilização Maia, assim como os assírios, os fenícios e os egípcios, foi uma civilização evoluída em campos como astronomia, física e matemática. Se utilizando deste conhecimento, os Maias desenvolveram seu próprio sistema de contagem do tempo, criando assim o Calendário Maia.
Sem adentrar no funcionamento do calendário (o que demandaria vários parágrafos), destaco que o calendário Maia foi calculado vários anos à frente, para poder prever as suas colheitas. Misteriosamente o calendário termina no dia 21 de dezembro de 2012, para nós do hemisfério sul, solstício de verão.
Poderíamos simplesmente pensar: os Maias se cansaram de calcular o calendário e pararam! Mas a verdade é que esta data está cercada de mistérios.
Sibila
Dentre as previsões de fim do mundo próximo ao ano 2000 esta a previsão de Sibila, um oráculo (místico) que vivia numa caverna próxima a Roma, no século IV A.C. Sibila recebia o espírito de Apolo, um Deus grego.
Uma das profecias de Sibila dizia que um apocalipse ocorreria na décima geração terrena, por volta do ano 2000 D.C. Essa geração seria a última a habitar a Terra. Disse Sibila: “tudo isso na décima geração virá: a Terra será sacudida por um grande terremoto que jogará cidades inteiras ao mar, haverá guerras, muito fogo descerá do céu e muitas cidades queimarão. Cinzas negras escurecerão o Sol...” – Oráculos Sibilinos, livro IV.
Sibila profetizou a invasão da Itália por Aníbal, o império de Constantino e a vinda de Jesus, o que daria certa credibilidade as suas previsões.
Web – Bot
Este programa de computador faz uma análise de todo o conteúdo da internet e tenta decifrar uma espécie de consciente coletivo. O Web-Bot faz previsões de acordo com análises matemáticas do que encontra na rede mundial. O que escrevemos aqui no Jornalistas.blog pode, neste momento, estar sendo analisado pelo Web-Bot. Ele foi desenvolvido para fazer análises do mercado financeiro.
Dentre as previsões deste programa estão: Tsunami de 2004, epidemia de Antrax e o furacão Katrina.
Analisando os dados, o Web-Bot chegou a conclusão de que uma enorme catástrofe acontecerá em 2012. Seus desenvolvedores não sabem ainda especificar que tipo de catástrofes, mas garantem que ela ocorrerá.
Eu, particularmente, gostaria de saber se os Web-Bots são capazes de descobrir os números da loteria. Seriam bem úteis!
Alinhamento da Terra
Outro fato curioso vem da astronomia. Segundo os astrônomos, em 21 de dezembro de 2012 ocorrerá um fato inédito: o alinhamento entre a Terra, o Sol e o Centro da Galáxia. Esse acontecimento é de resultados incalculáveis podendo até, segundo cientistas, ocorrer a inversão dos pólos terrestres.
Há inúmeros outros fatos relacionados ao fim do mundo nos próximos anos. Um desses fatos é o funcionamento do colisor de hádrons que poderá causar um novo Big-Bang e gerar um enorme buraco negro que engoliria a Terra. Há também as previsões de aquecimento global, guerras nucleares e etc.
Hollywood já está faturando com essas previsões. Será lançado em novembro o filme chamado 2012. Veja o trailler:
Apesar de não acreditar no fim do mundo tão cedo, as evidencias são de deixar uma pulga atrás da orelha. Enquanto se envolve só o lado místico, o assunto se torna passível de várias interpretações diferentes, mas quando a ciência se envolve com fatos concretos a coisa começa a tomar outro rumo.
O melhor a fazer é aproveitar o tempo que nos resta. Ele pode ser bem pequeno!