Na semana que se passou os jornais da cidade estamparam foto
de um gambiarra feita no Anel Viário, Via Cruanes Filho, próximo ao Colinas de
São João, em Limeira-SP. O que aconteceu no trecho é simples: ao invés de prolongar
uma galeria de aduelas existente, a prefeitura fez um desvio esdrúxulo para
aproveitar o que já existia. Foi feita uma lombada para redução de velocidade,
o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Além de feio, ficou muito
perigoso.
É louvável a iniciativa de duplicar o Anel Viário de
Limeira. Qualidade dos trabalhos à parte, esta foi uma das (poucas) coisas boas
que o prefeito cassado legou à cidade. Agora, há de se convir que esta
duplicação foi feita, como se diz na engenharia, nas coxas. Não se planejou o
Anel Viário, remendou-se, o que deixou ele disfuncional e feio. A constante variação
de velocidade é um sinal desta falta de planejamento.
Os únicos trechos funcionais do Anel Viário são os antigos:
Jardim do Trevo (Maxxi Atacado), executado na gestão Pedro Kühl; Jardim Nova
Itália (Próximo ao COTIL); Região do Olindo de Luca.
Se eu fosse prefeito, faria diferente. Bem diferente.
Primeiramente existiria planejamento. E planejamento de longo prazo! O Anel Viário
é uma via de trânsito rápido (ou pelo menos deveria ser). Planejaria pistas com
2 faixas de rolamento + Acostamento, Canteiro Central de 6,00m com ciclovia (e
não a ciclofaixa existente hoje, pequena e perigosa) e amplo espaço para
arborização. Em uma tacada Limeira ganharia 18Km de ciclovia e 72.000m² de área
verde.
Também planejaria uma redução drástica nos cruzamentos em
nível, o que permitiria manter a velocidade sempre em 70Km/h. Para tal,
necessitaria de projetar 7 viadutos: Enxuto, Barroca Funda, Cecap, Taba do Brasil,
Labak/Vila Piza, Av. Laranjeiras e Rod. Limeira – Cordeirópolis. Implantaria
semáforos inteligentes nas rotatórias e em travessias de pedestres. Eliminaria
a rotatória do Parque das Nações e do Jardim Laranjeiras.
Planejaria uma arborização de qualidade, com quatro linhas
de árvores (calçada + canteiro + canteiro + calçada) de médio porte a cada 10m,
o que daria um plantio de 7.200 árvores.
Por fim, planejaria uma iluminação em LED, com fiação
subterrânea, câmeras de monitoramento (que funcionem), placas eletrônicas com
indicações turísticas e com informações variáveis (para evitar, por exemplo,
que se pendurem banners da Aljóias nos postes).
Custo estimado do projeto: R$60 Milhões. Parece muito, mas
se planejar para 10 anos, seria um investimento de R$6 Milhões ao ano. Quase
nada perto do benefício! Além de que, com projeto e planejamento, angariar
verbas federais e estaduais seria um pouco mais fácil!
Matéria do Jornal de Limeira sobre gambiarra no Anel Viário. Fonte: internet |
0 comentários:
Postar um comentário