segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O CAPITAL É HUMANO!

Nos últimos anos o que mais vêm se falando é da evolução do capital humano. As empresas investem cada vez mais no funcionário capacitado, multidisciplinar. Bom, as empresas multinacionais e não a maioria das empresas que temos aqui em nossa cidade.

Vivemos aqui em Limeira a era das empresas familiares. Todos relutam em abrir seus capitais e de aprimorerem a administração de suas empresas. O resultado é uma péssima administração, empresas falindo e funcionários desestimulados.

Na minha curta carreira profissional passei por três empresas, todas de médio porte, e constatei que o último investimento realizado era no capital humano. A primeira empresa na qual trabalhei investiu numa consultoria que infelizmente fez o caminho inverso: nivelou os funconários por baixo.

Neste era, a da informação, tudo acontece muito rápido. Essa rapidez tem um preço e esse preço a ser pago é direcionando um investimento maior na capacitação das pessoas. Um funcionário valorizado vale muito mais que um bem remunerado.

Tenho uma passagem de minha vida que ilustra muito bem. Quando era estagiário em uma construtora eu trabalhava além de meu horário de contrato. Como estagiário não ganhava horas extras eu trabalhava de graça pra essa empresa. Um dia meu chefe me chamou na sala dele e me deu R$150,00. O dinheiro não era muito mas o reconhecimento fez com que eu ficasse feliz e trabalhasse muito mais nos meses seguintes, sendo efetivado ao final do contrato de estágio.

Cabe às empresas investirem mais na capacitação do ser humano funcionário e do funcionário investir mais em sua alto-estima para com o seu trabalho. Vencer esse administração familiar e arcaica é uma outra meta a ser buscada!

0 comentários: