sábado, 16 de janeiro de 2010

PT, PMDB e Camargo Corrêa


Na última semana o Superior Tribunal de Justiça acatou o pedido dos advogados da construtora Camargo Corrêa e suspendeu todos os processos e investigações relativos à operação Castelo de Areia realizada em maio de 2009 pela Polícia Federal. Segundo o Juiz César Asfor Rocha, presidente do STF, a alegação de que as investigações não estavam sendo realizadas formalmente afronta a Constituição Federal e por isso as investigações e processos devem ser imediatamente suspensos. Aparentemente este não é o único motivo para as paralisações das investigações.

Desde a semana passada o Ministério Público Federal vem investigando alguns documentos encontrados na casa de alguns diretores da construtora. Nestes documentos estão diversas citações de pagamentos suspeitos. Aliás, bem suspeitos! As anotações encontradas indicam que propinas foram pagas ao PT e ao PMDB do Pará. Quem governa o Pará é a petista Ana Júlia Carepa e tem como base aliada o PMDB do estado, no qual dá as cartas Jader Barbalho

Uma das anotações indica o pagamento de 550 mil reais e na frente consta a inscrição “Partido, Carlos Botelho”. Em outra anotação de pagamento, de 310 mil reais, aparece a inscrição “JB, eleições e partido”. Carlos Botelho é o homem forte do governo Pará e JB provavelmente é Jader Barbalho, homem forte do PMDB do Pará.

Além disso, estão sendo investigadas pelo MPF relações entre a Camargo Corrêa e a Transpetro, empresa do Grupo Petrobrás e contas bancárias em Nova York e Hong Kong.

A suspensão destas investigações acontece justamente agora que o MPF tem nas mãos documentos cruciais para chegar aos responsáveis pela corrupção revelada pela operação Castelo de Areia. Segundo consta nos autos dos processos, o mesmo pedido de suspensão foi feito várias vezes e por todas elas foi negado. Justamente agora que existem provas das relações escusas entre PT, PMDB e a construtora o STF aceita a suspensão. Uma decisão, no mínimo, estranha.

Já vimos que a corrupção não tem limites. Também vimos que o jogo de influências também não tem limites e não isenta nem mesmo o Poder Judiciário. A quem interessa esta suspensão de investigações e processos? Seria somente de interesse da Camargo Corrêa ou também do PT e PMDB? Perguntas que parecem sem respostas para o momento.

O MPF não deverá se intimidar. Já entrou com liminar pedindo a suspensão da suspensão e ao que tudo indica o pedido será aceito devido à pressão da imprensa. E ao que tudo indica também, teremos mais um caso de corrupção descarada envolvendo o partido dos trambiques e o partido mais “prostituta” que este país já teve!

0 comentários: