sábado, 27 de dezembro de 2008

Pelo fim da ignorância

O fato mais marcante da vida política dos últimos tempos em Limeira foi com certeza a reunião desta semana entre o Bispo D. Vilson e os vereadores católicos. Estava demorando para a igreja Católica tomar as rédeas da política em Limeira e mostrar que o ignorância não pode prevalecer sobre a democracia!
O que me causou muita surpresa foi a indignação que a a bancada evangélica esboçou no plenário da Câmara. Oras, os evangélicos são mestre em arrebanhar os ignorantes para seus redutos eleitorais. É sabido que existe até pastores de igreja evangélica, cuja denominação religiosa elegeu dois vereadores, que dividem a igreja ao meio e incitam seus fiéis a votarem nos candidatos da igreja.
Como bem explanou Andréa Crott e Claudio Bontorim em suas colunas na Gazeta de Limeira de hoje, D. Vilson acertou em cheio ao unir a bancada Católica, já que o voto de cabresto (praticado pelos evangélicos) é a arma mais letal para uma democracia.

"O fascínio é fascinante e deixa a gente ignorante fascinada"

O Exército de um Homem Só

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Não deixemos essa horda invadir!

Eu não tenho nada contra trabalhadores rurais, mas contra pilantras eu tenho e estufo o peito pra dizer isso!
O que o MST faz é isso, pilantragem! Querer levar, de graça, um patrimônio da nossa cidade e que era destinado ao desenvolvimento não pode ser nada além de pilantragem.
Já passou da hora desta horda deixar de vez a nossa cidade. Não queremos o MST em Limeira e ponto!
Quer terras? Conquiste com o suor do seu trabalho. É inadimissivel que se invada o horto florestal e se instalem em nossa cidade.
A campanha Salve o Horto tem total apoio deste blogueiro e da Unijovem Limeira. Quem quiser participar pode assinar o abaixo-assinado nos seguintes locais:

ACIL - Rua Santa Cruz, 647 - Centro
Palacete Levy
Gabinete da Prefeitura

www.salveohorto.com.br

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Vai tarde!

E finalmente o momento mais esperado dos últimos quatro anos: o fim da atual legislatura! A Câmara se renovou 50% e com certeza absoluta esses sete vereadores não farão falta alguma!

Ainda continua a batalha na esfera Federal do poder pela aprovação da PEC que aumenta o número de vereadores mas, mesmo aprovada ela só valerá em 2012. O Senado aprovou mas o Congresso não gostou nem um pouco do corte de um artigo do projeto. Resultado: mais uma briga legislativa que vai parar no STF.

Ao acordar com o pé na Câmara em 2009, alguns suplentes já andavam com sorriso de orelha a orelha procurando um gabinete e cobrando do atual Presidente, Eliseu Daniel, o seu espaço. Esse fato fechou a atual legislatura com chave de ouro, pois os suplentes "caíram do cavalo" horas depois!

Os últimos quatro anos da Câmara Municipal não deixarão saudades em nenhum limeirense e, com fé em Deus, acredito que os próximos quatro anos serão ao menos um pouquinho melhor!

Amém

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O que importa é a localização

Assim como o prefeito Silvio Félix fotografou no início de seu mandato um serviço de corte de grama inacabado, fotografei o resultado do novo trabalho de identificação de ruas de nossa cidade.

É incrivel como alguns profissionais não tenham muita noção do que estão fazendo e cometem uma barbaridade como essa:





Vamos prestar atenção rapaziada... isso pode custar uma vida!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O Poder da visão

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A nova Limeira I

O que não se pode negar nesta primeira administração de Félix em Limeira é que a cidade mudou fisicamente e mudou bastante. Muitas obras e reformas foram realizadas o que está deixando a cidade mais bonita e atraente.

Algumas alterações de destaque foram a reforma da praça Toledo de Barros, a reativação das fontes da Luciano Esteves e "Praça Buzolin", a duplicação da Av. Lauro Corrêa da Silva e a duplicação do anel viário.

Mas a obra de maior destaque de Félix com certeza é a contrução da marginal oeste com duplicação da Ponte Preta. A necessidade da obra é questionável, afinal não sei que trânsito ela vai aliviar já que a marginal leste não é assim tão sobrecarregada. O que se destaca na obra são dois fatores: o estético e a qualidade da obra.

O fator estético não é mérito do prefeito. A revitalização do vale do Tatu foi realizado pela Aguás de Limeira com a conta paga por um aumento de quase 20% nas tarifas de água. Podemos desconsiderar esse fator já que temos uma das melhores águas do Brasil e a tarifa, mesmo reajustada, é uma das mais baratas da região.

O fator qualidade da obra sim, é o que mais chama a atenção. A obra realizada pela construtora Estrutural está de longe mais bem feita que as outras obras realizadas na cidade. Quem visitar a obra por curiosidade ou para dar uma caminhada (agora o vale do Tatu é um dos melhores lugares para se caminhar em Limeira) pode conferir o quão bonita ficou esta obra.

Abaixo segue algumas fotos que tirei no local na última sexta-feira.


Nova Marginal com vista para a sede da Guarda Municipal de limeira e a nova escola SESI. Clique na imagem para ampliar.



A nova Marginal conta com pista de caminhada totalmente iluminada. Clique na imagem para ampliar.



A quailidade na sinalização é notável. Clique na imagem para ampliar.



Conta com pista exclusiva para ciclistas, aumentando a segurança da via. Clique na imagem para ampliar.



Além de pista de caminhada e pista exclusiva para ciclistas, a via conta com calçada para pedestres. Clique na imagem para ampliar.



Ainda falta uma ampla reforma no antigo prédio da Pittler, recém adquirido pela Prefeitura. Clique na imagem para ampliar.



E também faltou uma atenção especial sob o viaduto Antonio Feres. Clique na imagem para ampliar.



Vista geral a partir do Viaduto Antonio Feres. Clique na imagem para ampliar.



Vista da nova marginal com o vale do Tatu revitalizado. Clique na imagem para ampliar.



Via marginal com um "mini-bosque" ao fundo. Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Por uma boquinha na vida pública!

É no mínimo estranho o silêncio da blogosfera limeirense depois que passou as eleições. No período pré-eleitoral, e até mesmo no período eleitoral, pipocou na web os blogs sobre política limeirense.

Denúcias e até reportagens profissionais eram divulgadas na internet. Agora, o que vemos são blogs desatualizados ou páginas inexistentes.

Isso me leva a crer que na verdade o que se esperava com esses blogs não era o enriquecimento da política limeirense e sim a exposição de seus autores.

Há muita coisa estranha por trás da política em Limeira. Essa é mais uma delas. Até quando teremos um política arcaica de se pensar em política apenas na época das eleições? Se depender dos atuais políticos...

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mercado especulador ou produtivo?

O governo norte americano aprovou há algumas semanas um pacote de ajuda aos bancos no valor de US$700.000.000.000,00 (setecentos bilhões de dólares) e agora nega às montadoras de veículos uma ajuda de pouco mais de 50 bilhões.

É triste como o governo Bush não está nem aí para o setor produtivo e esbanja dinheiro socorrendo os especuladores. Não é à toa que não se via há anos um desemprego tão alto nos EUA quanto hoje. Também bate à porta uma recessão récorde por lá e que com certeza não chegará aqui como uma "marolinha".

A esperança é Obama que já mandou avisar que vai ajudar sim as montadoras se recuperarem e não falirem como prevê o mercado.

Aqui no Brasil a atitude tem que ser a mesma. É necessário que se incentive o setor produtivo baixando impostos, reduzindo a taxa de juros e reduzindo os spreeds bancários para liberar mais dinheiro na economia.

A irresponsabilidade de Bush acabou com uma década que tinha tudo para fechar como a década mais produtiva da história mundial. Agora já não sabemos se essa história terá esse fim previsto!

Vai tarde Bush... e espero nunca mais ter que te engolir na "Presidência do Mundo"!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sonho de consumo: Nokia N97

O CAPITAL É HUMANO!

Nos últimos anos o que mais vêm se falando é da evolução do capital humano. As empresas investem cada vez mais no funcionário capacitado, multidisciplinar. Bom, as empresas multinacionais e não a maioria das empresas que temos aqui em nossa cidade.

Vivemos aqui em Limeira a era das empresas familiares. Todos relutam em abrir seus capitais e de aprimorerem a administração de suas empresas. O resultado é uma péssima administração, empresas falindo e funcionários desestimulados.

Na minha curta carreira profissional passei por três empresas, todas de médio porte, e constatei que o último investimento realizado era no capital humano. A primeira empresa na qual trabalhei investiu numa consultoria que infelizmente fez o caminho inverso: nivelou os funconários por baixo.

Neste era, a da informação, tudo acontece muito rápido. Essa rapidez tem um preço e esse preço a ser pago é direcionando um investimento maior na capacitação das pessoas. Um funcionário valorizado vale muito mais que um bem remunerado.

Tenho uma passagem de minha vida que ilustra muito bem. Quando era estagiário em uma construtora eu trabalhava além de meu horário de contrato. Como estagiário não ganhava horas extras eu trabalhava de graça pra essa empresa. Um dia meu chefe me chamou na sala dele e me deu R$150,00. O dinheiro não era muito mas o reconhecimento fez com que eu ficasse feliz e trabalhasse muito mais nos meses seguintes, sendo efetivado ao final do contrato de estágio.

Cabe às empresas investirem mais na capacitação do ser humano funcionário e do funcionário investir mais em sua alto-estima para com o seu trabalho. Vencer esse administração familiar e arcaica é uma outra meta a ser buscada!

sábado, 6 de dezembro de 2008

A VOZ DOS ESTUDANTES

O Jornal de Limeira de hoje mostra a matéria "Na mesa com o prefeito", relatando a apresentação de um projeto de autoria dos alunos do CEPROSSOM sobre qualidade de vida.

É de extrema importância que Félix receba os jovens. Limeira é muito carente de políticas voltadas à juventude.

Infelizmente estou há alguns meses tentando agendar uma conversa com o prefeito para falar justamente a respeito deste assunto. Até hoje a sua ascessoria não deu retorno, além de a prefeitura ter recusados vários requerimentos sobre a área de educação e lazer que fiz nos últimos tempos.

Espero que este ato seja o começo de uma mudança da administração municipal para com a juventude limeirense!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

É preciso otimismo

Diante desta crise global sem precedentes que estamos vivendo neste momento é preciso agir com otimismo. Mesmo com notícias de bolsas caindo, dólar subindo e demissões em massa é preciso encarar a relidade com fé de que a vida vai melhorar.

Encontro muitas pessoas na vida que andam num profundo pessimismo. Aquele tipo de pessoa que lê no jornal apenas os resumos de novelas e a página policial. Hoje estava assistindo a programação da Rede Record de televisão e fiquei impressionado com a enxurrada de más notícias que eles veinculam, muitas vezes repetindo-as ao esgotamento. Se essas notícias são levadas ao ar é porque existe uma grande audiência em cima delas.

É claro que não devemos agir com aquele otimismos barato, do tipo do positivismo do livro "O Segredo". Temos que acreditar num mundo melhor, numa sociedade mais igualitária. É preciso visualizar a melhora e agir em cima da visualização. Toda cura, física ou espiritual, vem de dentro pra fora. Se queremos curar a nós mesmos, devemos cuidar do nosso espírito. Curando a nós mesmos, curamos a humanidade!

domingo, 30 de novembro de 2008

DEMOROU MAS TOMBOU!

Depois de anos de espera finalmente a prefeitura de Limeira tombou alguns prédios históricos da cidade. Edifício e a creche Prada, Igreja da Boa Morte e os imóveis da rua Barão de Cascalho são alguns dos prédios tombados.

O que se esperava desta e de administrações anteriores era a agilização desse processo de tombamento. Vários imóveis de valor histórico se perderam, como o Casarão na esquina das ruas Boa Morte e Carlos Gomes e o prédio das Máquinas São Paulo.

Espera-se agora que a administração consiga não só preservar como também restaurar esses imóveis. E que esse restauro não demore tanto quanto o tombamento!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

NINGUÉM CHUTA CACHORRO MORTO!

A melhor forma de aprender uma coisa é praticando-a. Hoje aprendi e pratiquei uma das mais importantes lições da minha vida.

Dale Carnegie, um mestre dos relacionamentos, escreveu que "niguém chuta um cachorro morto". O que isso quer dizer? Segundo Carnegie, só é criticado quem atua. Só erra quem tenta fazer e portanto, se recebemos um crítica, é porque estamos no foco dos acontecimentos.

A alegria do imbecil é descobrir deslizes dos grandes homens! É assim que agem os que não conseguem se destacar pelo trabalho realizado com primazia. Se deleitam de felicidade ao verem os melhores errando, deslizando em algum assunto.

Uma grande lição para a vida sem dúvida é essa: Ninguém chuta cachorro morto!