terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A nova Limeira - Duplicação do Anel Viário - Parte III

Os problemas não são apenas na Via Antônio Cruañes Filho. O vale do córrego Barroca Funda está todo degradado. Erosões, construções ilegais, lixo e falta de revitalização são alguns dos problemas observados no local.

Um dos maiores problemas é a erosão. Em vários trechos é possível observar o estrago que a água do córrego está causando. A falta de vegetação é um problema grave no local e está ocasionando as erosões. Dois trechos já estão em estágio avançado de deteriorização. O primeiro se situa no trecho entre a Rua Paraná e a Rotatória da Barroca Funda. O Segundo nas proximidades da Praça Prefeito Sebastião Fumagalli (Rotatória do Hipermercado BIG). Nesta última a erosão já encostou na calçada e, se medidas não forem tomadas, logo atingirá a via.


Erosão em trecho do córrego Barroca Funda


Erosão próximo ao Hipermercado BIG


Erosão próxima da via

Devido à aterros da obra de duplicação, alguns outros trechos, que não receberam proteção de camada vegetal, estão erodindo e num futuro não muito distante causarão danos à via. Num passado não muito distante já houve danos devido a erosão no cruzamento com a Rua Paraná.


Muro de proteção no cruzamento com a Rua Paraná. Reparo realizado após erosão atingir a via.


Erosão em aterro da obra.


Erosão em platô do vale do córrego Barroca Funda. Note, ao fundo, erosão próximo à via.


Talude sem devida proteção.


Muro-ala à jusante sem proteção vegetal.


Talude rampado e sem proteção vegetal.


Coloração avermelhada da água: sinal de carregamento, pela água, de terra utilizada em aterro sem proteção vegetal.


Continua...

0 comentários: