quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Limeira abandonada

A aparência de Limeira não está nada boa. Ando diariamente pelos quatro cantos da cidade e o que se vê é mato alto, calçadas danificadas ou inxistentes, falta de sinalização e lixo, muito lixo!

É bem verdade que nesta época de chuvas o mato cresce assustadoramente e nos pontos de alagamento a lama se acumula, mas é preciso que a prefeitura estabeleça uma força tarefa para acabar com esse problema. O que está acontecendo é o contrário: a empresa contratada pela prefeitura para executar o serviço de limpeza pública está demitindo funcionários.

Alguns problemas constatados por mim são:

  • Mato alto em diversos pontos. Mesmo onde se plantou grama da espécie esmeralda (espécie cara, mas com maior qualidade) não está sendo feito o apare. Em alguns locais onde se executou a capinação foi deixado para trás as guias e entornos de poços de visitas, onde a capinação precisa ser manual.
  • Falta em Limeira um planejamento das áreas verdes. Muitos locais poderiam receber uma arborização melhor e a troca do capim por grama. O que se vê são praças sem árvores suficientes e canteiros sem grama e flores.
  • Calçadas mal feitas ou inxistentes. Muitas calçadas estão irregulares, quebradas ou com desnível acentuado. Em muitos locais ela é inexistente. A lei exige que o proprietário de imóvel que esteja inserido em uma quadra que tem mais de 50% de calçadas prontas execute o serviço ou a prefeitra executa e cobra do proprietário posteriormente.
  • A sinalização executada na cidade é de péssima qualidade. Em pouco tempo ela se apaga, principalmente agora, época de chuvas. As placas de identificação estão sento mal colocadas, tortas e não cumprem a lei 2839 de 03 de julho de 1997. Muitos semáforos, notadamente os de pedestres, estão com as lâmpadas queimadas. Placas indicativas e de localização estão deficitárias e muitas vezes encobertas pelo mato alto ou pela copa das árvores que necessitam de poda.
  • Há muito lixo espalhado pelas ruas de Limeira. Não há varredores suficientes na cidade. No centro há trabalhadores sem uniforme e equipamentos de proteção. Os equipamentos utilizados (vassouras e carrinhos) muitas vezes são adaptados. As lixeiras são insuficientes e mal instaladas. Quando atacadas por vândalos, muitas vezes não são substituídas. Nos bairros não observo varreção das ruas.

Fico triste ao ver minha cidade assim, jogada as traças. Numa hora dessas penso que o Dr. Nicolau Vergueiro, o Cap. da Cunha Bastos e o Alferes Franco estão rodando dentro de seus caixões com tanto descaso com nossa Limeira.

Gostaria de ver maior empenho da administração municipal e das empresas contratadas para os tais serviços, afinal, os contratos com elas são milhonários!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sindicato em Limeira é movimento político-partidário!

Eu não nasci em "berço de ouro". Moro de aluguel, não tenho casa. Não tenho carro, ando de "busão". Tenho muitos problemas financeiros como muitos brasileiros, ainda mais agora desempregado.

Eu tinha dois caminhos lógicos a seguir na vida: o mundo das drogas e do crime ou a militância política em algum partido de extrema esquerda. Eu tinha esses dois caminhos...

Quebrando alguns paradigmas, escolhi a direita como minha veste política. Nunca gostei dessa mentira chamada socialismo e outros absurdos que a esquerda e a igreja romana no Brasil pregam. Parece ridículo, mas não sou a favor de dissídios acima da inflação como pregam os sindicatos. Quando eu trabalhava numa construtora de Limeira, sempre busquei ser o melhor possível e ser promovido. Nunca me chateei, como meus companheiros faziam, com um dissídio de 5%.

O que o sindicato dos funcionários públicos de Limeira faz é política partidária, tendo nos bastidores o sindicato dos metalúrgicos que é dominado pelo Partido dos Trabalhadores. Nunca vi esses sindicatos defenderem algo benéfico a Limeira. É MST, é greve no transporte público, greve dos funcionários públicos e etc, etc, etc...

Pedir 25% de aumento para os funcionários públicos beira o ridículo. Não que esses funcionários não mereçam. O problema é que alguns ignorantes se dispõem a ser fantoches de uma disputa política em que o PT insiste na idéia de destruir tudo ao invés de construir algo e provar que é possível mudar através do bem.

Quando o PT era oposição na esfera federal fazia o mesmo papel de destruidor. Obstruiu a pauta quando da votação da reforma previdenciária e uma das primeiras medidas do governo Lula foi aprovar a mesma reforma da era FHC. O PT sempre criticou as privatizações e agora está privatizando milhares de quilômetros de estradas. Esses são apenas alguns exemplos do atraso que essa oposição destruidora trouxe ao Brasil nos últimos anos.

Creio que o melhor que o sindicato poderia fazer é brigar por um plano de carreira descente ao funcionalismo. O dissídio salarial acompanharia a inflação e os funcionários receberiam promoções baseados na competência. Falta ao setor público o dinamismo do setor privado que, ao contrário do primeiro, pode dispensar um funcionário por incompetência!

PS: Uma exceção no PT é o vereador Ronei Martins. Seu trabalho é sério e não baseado em picuinhas políticas e nem em intere$$e$!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Morte Anunciada


Ainda é madrugada de 13 de fevereiro. Como sou de dormir pouco, confiro ainda na madrugada, as manchetes do dia seguinte em Limeira nos sites dos dois principais jornais da cidade. Hoje a notícia não me deixará dormir: Arvi Meritor demite 120 funcionários!

As demissões, mais do que anunciadas, ocorreram tarde. Desde o início da crise a empresa sofre com a falta de encomendas e negocia com o sindicato dos metalúrgicos uma redução na jornada de trabalho e dos salários. Infelizmente a ignorância e a ideologia política falaram mais alto no sindicato e as negociações não passaram de discussão inútil.

Não entendo porque existe sindicato dos metalúrgicos em Limeira, ele não protege os empregados! Só vejo o sindicato causando desordem na cidade. O sindicato dos metalúrgicos já se meteu no transporte coletivo causando greves que apenas prejudicaram a população. Já se meteu no funcionalismo público também causando greves e prejudicando o contribuinte. Já se meteu no MST, abrigando os vagabundos em sua sede na Rua Tiradentes. O que o Sindicato dos metalúrgicos trouxe de bom para Limeira? A resposta é: NADA!

Muitos ignorantes, adeptos da teoria da conspiração, alegam que os empresários de Limeira conspiram para pagar baixos salários. Outros dizem que a Maçonaria está fechando a cidade com forças do mau. O que na verdade acontece por aqui é o domínio de gente burra e besta nos sindicatos. Salvo o sindicato da alimentação (que me parece bom, apesar de eu não conhecer suas atividades) o resto é tudo farinha do mesmo saco!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Quem invadiu quem?

Esta época é de muito medo para quem vive em zonas de risco de alagamento. As chuvas de grande intensidade e rápidas, conhecidas popularmente como chuvas de verão, acontecem quase que diariamente. Aqui em Limeira nos últimos dias casas e comécios foram invadidos e vias ficaram intransitáveis. Locais como a rotatória da Av. Laranjeiras e o Mercado Modelo são palcos clássicos de alagamentos.

Mas a questão definitiva é: a água invadiu o espaço do homem ou o homem invadiu o espaço das águas? Com toda a certeza a resposta é que o homem invadiu o espaço das águas!

Vejamos o exemplo do Mercado Modelo. Ele foi construido sobre o vale do antigo córrego do Bexiga, assim como as residências e comércios da região. Quando da construção das galerias que canalizaram o córrego, não haviam estudos de escoamento e por isso a galeria foi mal dimensionada. O resultado é isso que vemos hoje: o Mercado alagado toda chuva um pouco mais forte.

Outro exemplo é a Rotatória Ver. Américo Francisco, no início da Av. Laranjeiras. Construida sobre o córrego Granja Machado, a rotatória ainda sofre efeito do turbilhão d'água que é gerado na estação de tratamento de uma empresa de papel da região. Esse turbilhão causa refluxo nas aduelas que compoem a canalização do córrego, alagando assim a rotatória.

Eu poderia mostrar inúmeros exemplos de que o homem invadiu o território das águas e não o contrário. O fato é que é inegável que a culpa é da ocupação irregular do homem na natureza. Se fossem respeitados os devidos limites homem-natureza certamente não haveriam tantos transtornos causados por enchentes.

A subserviencia de sempre!


E começaram os atos de subserviencia na Câmara Municipal. Na sessão de ontem (09/02/2009)foi negado um requerimento do vereador Ronei que questionava sobre a merenda escolar. Vespeiro da atual administração, a merenda escolar é alvo de várias denúncias e já foi aditada inúmeras vezes chagando à mais de 50Mi de reais.

A lei "Nilce Segalla" (apelido da lei que obriga ao requerente passar pelo crivo dos vereadores antes de encaminhar suas questões ao executivo. A autora da Lei é a delegada e vereadora Nilce Segalla, por isso o apelido) mais do que inconstitucional, pois todos tem direito a informações relativas à administração pública, é imoral. A criação da lei só vem mostrar que o executivo tem muito a esconder do povo. Como a maioria do legislativo é da situação, praticamente nenhum requerimento é aprovado.

Nos últimos anos é crescente a procura pela justiça para resolver problemas pertinentes ao legislativo. Esse é o caso de Limeira. O processo da merenda está nas mãos do Ministério Público que com certeza não deixará barato essa farra!

É uma vergonha a judicialização do legislativo, mas se faz necessário devido a ineficiência deste poder. Os vereadores e deputados só trabalham em prol de si e seus pares. O povo é apenas papel de fundo em suas decisões!

domingo, 8 de fevereiro de 2009

A nova Limeira - Duplicação do Anel Viário - Parte V

É indiscutível que Limeira precisa de um Anel Viário duplicado. O fluxo de veículos que cortam Limeira em direção à outras cidades é muito grande. Somado ao fluxo de veículos que fazer carga e descarga na cidade a capacidade do nosso atual Anel Viário está aquém do desejado. Por isso concordo com Valmir Caetano que, na sua coluna no Jornal de Limeira, diz que o atual Anel Viário precisa ser substituído por um Rodo Anel.

Infelizmente a duplicação da Via Antonio Cruañes Filho está sendo feita, como se diz na construção civil, "nas coxas". Um planejamento macro da Via não está sendo considerado. A partir do fato de que a Via deveria ser toda dividida pelo córrego Barroca Funda, o que não acontece na região do Pq. das Nações e do CECAP. Pelo que parece os projetos futuros não cogitam esta ideia.

Os problemas relatados no posts anteriores mostram que as obras também não estão com a qualidade desejada. Muitos problemas estão aparecendo e aparecerão num futuro próximo.

O complexo viário no corredor da Via Antonio Cruañes Filho é um dos mais - se não o mais - importantes de Limeira. Alguns pontos precisam ser revistos e com urgência. Cito alguns exemplos:

  • Revisão do projeto de duplicação considerando duas vias marginais ao córrego Barroca Funda.
  • Viabilização do projeto de duplicação do viaduto Paulo Natal.
  • Elaboração de projeto e vaibilização de viadutos nos acessos ao CECAP, na Av. Lauro Corrêa da Silva e na Av. Com. Agostinho Prada.
  • Ampliação da bacia de contenção existente no Pq. das Nações.
  • Revitalização do vale da Barroca Funda.

Essas obras são de máxima importância para a cidade e para se viabilizar o apoio estadual e federal é essencial.

Nesta última postagem sobre as obras na Via Antônio Cruañes Filho, publico fotos da parte bonita da obra.









Área do futuro fórum. Clique na imagem para ampliar.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ca$telinho


O castelinho que está no nome do filho do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), eleito o novo corregedor da câmara. Além desta polêmica, Moreira também declarou que "não é justo o congresso cassar o mandato de algum deputado" e que esse papel cabe à Justiça. Isso é Brasil!

Cefezinho com os amigos!


Um professor, diante de sua classe de filosofia, sem dizer uma só palavra pegou um pote de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de tenis. Em seguida, perguntou aos seus alunos se o frasco estava cheio e, imediatamente, todos disseram que sim. O professor então, pegou uma caixa de bolas de gude e a esvaziou dentro do pote. As bolas de gude encheram todos os vazios entre as bolas de tenis. O professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio e voltou a ouvir de seus alunos que sim. Em seguida, pegou uma caixa de areia e a esvaziou dentro do pote. A areia preencheu os espaços vazios que ainda restavam e ele perguntou novamente aos alunos, que responderam que o pote agora estava cheio. O professor pegou um xícara de café e o derramou sobre o pote umedecendo a areia.

Os estudantes riam da situação, quando o professor falou: "Quero que entendam que o pote de vidro representa nossas vidas. As bolas de tenis são os elementos mais importantes, como Deus, a família e os amigos. São com as quais nossas vidas estariam cheias e repletas de felicidade. As bolas de gude são as outras coisas que importam: o trabalho, a casa bonita, o carro novo, etc. A areia representa todos as pequenas coisas. Mas se tivéssemos colocado a areia em primeiro lugar no frasco, não haveria espaço para as bolas de tenis e para as de gude. O mesmo ocorre em nossas vidas. Se gastamos todo nosso tempo e energia com as pequenas coisas nunca teremos lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção nas coisas que são primordiais para a sua felicidade. Brinquem com seus filhos, saiam para se divertir com a família e com os amigos, dediquem um pouco de tempo a vocês mesmos, busquem a Deus e creiam nele, busquem o conhecimento, estudem, pratiquem seu esporte favorito. Sempre haverá tempo para as outras coisas, mas ocupem-se das bolas de tenis em primeiro lugar. "

Um aluno se levantou e perguntou o que representava o café. O professor respondeu: " que bom que me fizestes esta pergunta, pois o café serve apenas para demonstrar que não importa quão ocupada esteja nossa vida, sempre haverá lugar para tomar um café com um amigo."

Copiado descaradamente de "Acidez Mental", um dos melhores blogs de variedades do Brasil! Clique aqui para acessar!

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Místico-Ateu

Um místico-ateu. Assim é considerado o gênio da arquitetura Oscar Niemeyer. Ateu assumido, o seu pensamento transmite a maior virtude dos místicos: o Amor pela humanidade.

Quando projetou Brasília, Niemeyer disse: "Espero que Brasília seja uma cidade de homens felizes: homens que sintam a vida em toda a sua plenitude, em toda sua fragilidade; homens que compreendam o valor das coisas simples e puras - um gesto, uma palavra de afeto e solidariedade".

Infelizmente não é muito bem isso que observamos em Brasília, mas, felizmente, nosso gênio da arquitetura não tomou o caminho de outro gênio brasileiro: Santos Dumont. Dumont se suicidou após ver a sua maior invenção, o avião, ser usado em guerras e dizimando pessoas. Se Oscar Niemeyer ficasse descontente com as atrocidades de Brasília...

Fico feliz por ele estar fazendo um projeto para Limeira. Não acredito que a cidade possa concluir o projeto a tempo de Oscar vê-lo em vida. Mas a obra é apenas a materialização de mais um pouco do sonho de Oscar: a diminuição das desigualdades sociais.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A nova Limeira - Duplicação do Anel Viário - Parte IV

Esta semana, após publicar aqui no Bode Salva Vidas, algumas medidas estão sendo tomadas na Via Antônio Cruañes Filho. A principal delas é a proteção do talude de aterro que está sendo feita com lonas plásticas nas proximidades da Praça Pref. Sebastião Fumagalli.

Apesar disso e da importância da obra para Limeira ainda reintero que se faz necessária uma interveção drástica no Córrego Barroca Funda, nos moldes do que foi feito no vale do Ribeirão Tatu. O Córrego Barroca Funda está muito degradado e sofrendo com as interferêcias do homem e do tempo.

Algumas fotos tiradas há 15 dias mostram o descaso com o córrego e suas consequências.


Rotatória da Barroca Funda. Clique na foto para ampliar.


Montante na Rotatória da Barroca Funda. Clique na foto para ampliar.


Degradação causada por intervenção das obras. Clique na foto para ampliar.


Restos da obra estão nas margens do córrego. Clique na foto para ampliar.


Marcas de máquinas que interferiram no local. Clique na foto para ampliar.


Degradação e até construções em APP. Clique na foto para ampliar


Praça Pref. Sebastião Fumagalli em estado de abandono. Clique na imagem para ampliar.


Em menos de 2 meses o mato já toma conta do passeio público. Nesta foto, ciclista ignora a ciclovia e trafega de encontro aos veículos. Clique na imagem para ampliar.


Antigo acesso ao Bairro N. Sra. do Amparo. Restos da obra estão sujeitos a serem levados pela próxima chuva. Clique na imagem para ampliar.


Em menos de 100 metros três velocidades diferentes: irritação e desconforto aos motoristas. Clique na imagem para ampliar.


Mais mato invadindo a calçada. Clique na imagem para ampliar.


E mais entulho para enxurrada levar... Clique na imagem para ampliar


Continua...