quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Limeira abandonada

A aparência de Limeira não está nada boa. Ando diariamente pelos quatro cantos da cidade e o que se vê é mato alto, calçadas danificadas ou inxistentes, falta de sinalização e lixo, muito lixo!

É bem verdade que nesta época de chuvas o mato cresce assustadoramente e nos pontos de alagamento a lama se acumula, mas é preciso que a prefeitura estabeleça uma força tarefa para acabar com esse problema. O que está acontecendo é o contrário: a empresa contratada pela prefeitura para executar o serviço de limpeza pública está demitindo funcionários.

Alguns problemas constatados por mim são:

  • Mato alto em diversos pontos. Mesmo onde se plantou grama da espécie esmeralda (espécie cara, mas com maior qualidade) não está sendo feito o apare. Em alguns locais onde se executou a capinação foi deixado para trás as guias e entornos de poços de visitas, onde a capinação precisa ser manual.
  • Falta em Limeira um planejamento das áreas verdes. Muitos locais poderiam receber uma arborização melhor e a troca do capim por grama. O que se vê são praças sem árvores suficientes e canteiros sem grama e flores.
  • Calçadas mal feitas ou inxistentes. Muitas calçadas estão irregulares, quebradas ou com desnível acentuado. Em muitos locais ela é inexistente. A lei exige que o proprietário de imóvel que esteja inserido em uma quadra que tem mais de 50% de calçadas prontas execute o serviço ou a prefeitra executa e cobra do proprietário posteriormente.
  • A sinalização executada na cidade é de péssima qualidade. Em pouco tempo ela se apaga, principalmente agora, época de chuvas. As placas de identificação estão sento mal colocadas, tortas e não cumprem a lei 2839 de 03 de julho de 1997. Muitos semáforos, notadamente os de pedestres, estão com as lâmpadas queimadas. Placas indicativas e de localização estão deficitárias e muitas vezes encobertas pelo mato alto ou pela copa das árvores que necessitam de poda.
  • Há muito lixo espalhado pelas ruas de Limeira. Não há varredores suficientes na cidade. No centro há trabalhadores sem uniforme e equipamentos de proteção. Os equipamentos utilizados (vassouras e carrinhos) muitas vezes são adaptados. As lixeiras são insuficientes e mal instaladas. Quando atacadas por vândalos, muitas vezes não são substituídas. Nos bairros não observo varreção das ruas.

Fico triste ao ver minha cidade assim, jogada as traças. Numa hora dessas penso que o Dr. Nicolau Vergueiro, o Cap. da Cunha Bastos e o Alferes Franco estão rodando dentro de seus caixões com tanto descaso com nossa Limeira.

Gostaria de ver maior empenho da administração municipal e das empresas contratadas para os tais serviços, afinal, os contratos com elas são milhonários!

0 comentários: