terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Místico-Ateu

Um místico-ateu. Assim é considerado o gênio da arquitetura Oscar Niemeyer. Ateu assumido, o seu pensamento transmite a maior virtude dos místicos: o Amor pela humanidade.

Quando projetou Brasília, Niemeyer disse: "Espero que Brasília seja uma cidade de homens felizes: homens que sintam a vida em toda a sua plenitude, em toda sua fragilidade; homens que compreendam o valor das coisas simples e puras - um gesto, uma palavra de afeto e solidariedade".

Infelizmente não é muito bem isso que observamos em Brasília, mas, felizmente, nosso gênio da arquitetura não tomou o caminho de outro gênio brasileiro: Santos Dumont. Dumont se suicidou após ver a sua maior invenção, o avião, ser usado em guerras e dizimando pessoas. Se Oscar Niemeyer ficasse descontente com as atrocidades de Brasília...

Fico feliz por ele estar fazendo um projeto para Limeira. Não acredito que a cidade possa concluir o projeto a tempo de Oscar vê-lo em vida. Mas a obra é apenas a materialização de mais um pouco do sonho de Oscar: a diminuição das desigualdades sociais.

0 comentários: