A área do atual aeroclube é considerável: cerca de 250.000m². Com a mudança para o novo aeroporto essa área ficará disponível ao município que, a princípio pretende instalar um distrito industrial no local. Conforme demonstrei no artigo anterior, a instalação deste empreendimento no local é inviável devido a fatores logísticos e de qualidade de vida da população local.
Diante desta inviabilidade trago neste artigo algumas sugestões para aproveitamento da área, sugestões estas que trariam mais qualidade de vida e a resolução de alguns problemas da cidade.
Habitação popular
O déficit habitacional de Limeira hoje é estimado em 6.000 residências. Nos últimos anos não se implantou um amplo programa habitacional na cidade o que agravou ainda mais a situação. Para amenizar este problema, uma parte da área do atual aeroclube poderia ser usada para programas de habitação popular em parceria com o Estado ou com a União.
Acredito que destinando 50% da área útil (cerca de 110.000m²) do aeroclube é possível construir 1.000 apartamentos com qualidade de vida. A título de comparação, o Res. Olindo de Luca possuí 1.200 apartamentos em uma área de menos de 100.000m².
Área Comercial
Um projeto que acredito que seja inédito ocuparia 5% da área (10.000m²). Esse projeto consiste em subsidiar moradores locais para o desenvolvimento do comércio, oferecendo lotes de uso comercial a preços acessíveis e linhas de crédito especiais. A região é carente de comércio de qualidade e com a implantação de um residencial de alta densidade essa carência aumentaria.
Área Institucional
Para atender a demanda por escolas e postos de saúde uma área seria reservada para este fim. Uma praça de esportes ou até mesmo um centro comunitário poderia ser instalado no local.
Área Verde
Como opção de lazer, sugiro a reserva de 30% da área para a construção de um parque, nos moldes do construído na hípica municipal. Além de mais uma opção de lazer para a região, a reserva de uma área verde interferiria significativamente na qualidade de vida do local.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Projeto para a área do aeroclube
Postado por Marciél Gorrido Junior às 01:34 0 comentários
Marcadores: Limeira
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Micros - 22 de setembro de 2009
O que é que tem de errado?
Não entendi o veto ao projeto do vereador Ronei que obrigava a prefeitura a publicar fotos de desaparecidos no site oficial. Será que isso custaria muito aos cofres públicos?
Por falar em Ronei
Nos encontramos no último sábado na noite do Flash Back, na AABB de Limeira. Festa muito bacana e bem organizada. Dia 31 de outubro tem mais!
Não entendo
Na minha opinião o melhor jornal da cidade é o Jornal de Limeira. Não que a Gazeta seja ruim. Muito pelo contrário, mas prefiro o JL. O que eu não entendo é como o JL esta se deixando usar politicamente por um ex-vereador. Notoriamente os seus artigos são pura e simplesmente campanha política para 2010.
Buracos
Certos bairros estão parecendo um queijo suíço aqui em Limeira. Cadê o tapa-buracos? Cadê o recapeamento? Estamos abandonados?
Jornalistas & Cia
Explico mais uma oportunidade perdida por Limeira em artigo publicado hoje no Jornalistas.blog. A falta de uma liderança política na cidade faz as oportunidades passarem em braco. O leia mais Aqui.
Ônibus adaptado
Eu não creio muito que os ítens da nova licitação do transporte público serão cumpridos. Ainda estamos muito atrasados na questão do transporte. Os ônibus adaptados que entraram em circulação recentemente não fazem muita diferença. Precisamos de 100% da frota adaptada.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 08:55 0 comentários
Marcadores: Micros
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Vandalismo: A marca registrada desta horda!
06 de junho de 2006. Integrantes do MLST invadem o Congresso Nacional, entram em confronto com a segurança da casa e quebram tudo que encontram pela frente. O líder do bando é Bruno Maranhão, também um dos líderes da Executiva Nacional do PT.
16 de setembro de 2009. Integrantes da Guarda Municipal de Limeira em greve invadem a Câmara Municipal e em confronto com a Polícia Militar promovem um quebra-quebra na Casa. O lider do bando é Eunice Lopes, esposa de um dos dirigentes do PT de Limeira, Osmar Lopes.
Hermes Trismegisto, em sua Tábua de Esmeralda, disse: "assim como é em cima, é embaixo". No Partido dos Trabalhadores o pensamento é o mesmo: o que se apronta lá em cima, se apronta aqui em baixo!
Como podemos ver não é de hoje que esse partido e os seus braços políticos (sindicatos ligados a CUT, MST, UNE, Pastorais e outras marionetes do PT) usam de meios impróprios para conseguir o que querem. Para eles, o fim justifica os meios. Os meios usado por esse bando nunca é o diálogo. É somente a baderna, a violência e a destruição do patrimônio público e privado. No fim das contas o fim nunca é atingido por esses meios empregados pelo bando.
A falta de diálogo é estupidez e a estupidez causa a intolerância. No caso de Limeira a falta de diálogo é notória, assim como a estupidez. A intolerância foi vista por aqui esta semana na greve da guarda, na greve do funcionalismo público, na greve dos motoristas e cobradores. Simplesmente esse bando não não dialoga, já parte para o ataque.
O movimento alega que é a prefeitura que não dialoga. Isso é uma mentira, pois assim como ocorreu na Câmara, na hora do diálogo essa gente vira as costas, sendo o diálogo impraticável. Eles não querem nem saber do outro lado, exigem a suas reivindicações e pronto.
Infelizmente os guardas estão sendo usados por esse bando que só quer uma coisa: poder político. A intenção é desestabilizar a atual administração e conseguir eleger políticos do PT em 2010 e em 2012. Graças a Deus essa horda ainda não conseguiu e não conseguirá administrar Limeira. O limeirense sabe separar o que presta do que não presta.
A maior prova de que esse bando almeja apenas propósitos políticos é a falta de resultado em suas ações. O que mudou para os motoristas e cobradores em Limeira? Conseguiram o aumento de 25% que queriam com a greve do funcionalismo público? Conseguiram moradias para os sem-casas? No caso da guarda as reivindicações já não são nem a metade do que eram no começo da greve.
Não acho que seja injusta as exigências da guarda. A Guarda Municipal de Limeira esta entre as melhores do país e merece reconhecimento. O que ela não pode se deixar levar é pelo uso político de suas exigências.
A GML precisa ser inteligente para identificar que esta sendo usada e tem que ser representada pelos próprios guardas. Da forma que vemos o movimento hoje, a greve não dará em nada e no ano que vem irão pedir o voto dos guardas dizendo que lutaram pela categoria.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 16:38 0 comentários
Marcadores: Limeira
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Micros - 16 de setembro de 2009
Inauguração
Hoje o Shopping Pátio Limeira, antigo Center Plaza, inaugura a sua terceira fase de expansão com mais 25 lojas e totalizando 1.000 vagas de estacionamento. Parabéns aos seus gestores que estão transformando o local num verdadeiro shopping center. O empreendimento ainda tem muito a crescer e será mais beneficiado ainda com a implantação de um hipermercado na região. Só ficou estranho o novo nome do empreendimento. Não gostei.
Esquadrilha
É sempre muito bonito a apresentação da esquadrilha da fumaça da AFA (Academia da Força Aérea) de Pirassununga. Ontem acompanhei a apresentação de casa, mas em agosto assisti a apresentação na própria AFA. Muito bom!
Veja
Na edição desta semana da revista Veja é abordada como matéria de capa um especial pós-crise. Achei muito interessante a reportagem intitulada "Em busca do tempo perdido" que aborda a disparidade existente entre os países do norte das Américas e do sul. Até o início do século 19 éramos iguais aos EUA e Canadá. Após, os países do sul ficaram pra trás em vários aspectos. A reportagem analisa esses aspectos.
Diogo Mainardi
Por ter uma postura anti-Lula fui comparado com o colunista da Veja Diogo Mainardi. Antes de receber essa comparação eu nem conhecia tal jornalista. Agora sou leitor assíduo de sua coluna e fico honrado com a comparação.
Obras no centro
Apesar das reclamações, as obras de construção de sarjetões no centro da cidade tende a melhorar o fluxo de veículos na região. A secretaria de obras e a dos trasportes só poderiam ter organizado melhor o trânsito durante as interdições. Os ônibus mudaram completamente o seu intinerário e sem aviso prévio. A população ficou revoltada!
A primeira vitória
A primeira vitória ante o MST acorreu neste final de semana com a retiradas das famílias de 13 áreas pertencentes ao município. Ainda é a primeira batalha e a administração municipal não pode dormir no ponto para não perder a guerra. Temos que expulsar essa horda da cidade pois eles estão aqui como meros instrumentos políticos do PT.
Instrumentos políticos
O partido dos trabalhadores de Limeira usa e abusa de seus instrumentos políticos. Acabam por fim usando de pessoas necessitadas para sua ação política. Os sindicatos dos metalúrgicos, dos motoristas e dos funcionários públicos, além do MST e dos sem-casas são um exemplo disso. O povão ignorante cai na sua lábia. Felizmente, como eu sempre digo, essa corja de baderneiros nunca tomarão o poder na cidade.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 09:27 1 comentários
Marcadores: Micros
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Indústria no Aeroclube é inviável!
Ainda no governo Pejon foi lançada a idéia de se construir um novo aeroporto em Limeira para substituir o atual, que é desprovido da infraestrutura necessária. Com isso o aeroclube seria transferido para o novo aeroporto e a área do atual seria destinada à construção de um distrito industrial. Mas será que aquele local é o ideal para um distrito industrial?
Região populacional densa
A região na qual se insere a atual área do aeroclube é altamente povoada. Um dos motivos para a transferência do aeroporto é justamente a concentração populacional e a proximidade de inúmeras residências. Bairros como Ernesto Kühl, Santa Eulália e Jd. Aeroporto circundam a área e justamente esses bairros figuram como líderes na lista de bairros mais populosos de Limeira.
A construção de um distrito industrial nesta região afetaria negativamente e significativamente a qualidade de vida da população local, que já é baixa. A atividade industrial, por menos impactante que seja, afeta negativamente a região na qual está inserida, seja pelo barulho, seja pela emissão ou despejo de poluentes ou até pela influência no trânsito local. Este já seria um motivo para a não instalação deste distrito.
Um exemplo na bagagem
Outra questão importante de se analisar é se a instalação de uma indústria seria viável no ponto de vista dos empresários. O atual aeroclube está numa região com difícil acesso e a escoação da produção seria prejudicada. Até mesmo a localização das empresas por fornecedores e clientes seria dificultada.
Observando este aspecto e o anterior, descobrimos que Limeira já possui um exemplo na bagagem de como este tipo de empreendimento pode ser uma “barca furada”. O Distrito Industrial II, situado no Pq. Abílio Pedro, foi um fiasco! Além da dificuldade para a venda dos lotes o distrito até agora não emplacou e poucas empresas estão atuando no local. Este distrito está inserido numa região similar à região do atual aeroclube: com alta densidade populacional e pouca infraestrutura e qualidade de vida.
Conclusão
Não sei se a prefeitura ainda tem a idéia de construir este distrito industrial no local, mas definitivamente não é o local ideal para este tipo de empreendimento. Esta obra afetaria negativamente a região e tende a ser um fiasco. Vale mais a administração municipal focar os seus esforços nos distritos previstos para a região da Via Anhanguera, já que esta rodovia esta praticamente esgotada em oferta de áreas no eixo Campinas – Americana.
No próximo artigo trarei uma proposta para a área do atual aeroporto, que merece uma atenção especial por parte do poder público de Limeira.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 01:40 0 comentários
Marcadores: Limeira
sábado, 12 de setembro de 2009
Obras em Limeira
Cidade da Ciência
Finalmente o aspecto visual da região do Pq. Hipóllyto está melhor. A prefeitura desapropriou os antigos esqueletos de edifícios na VIa Luiz Vargas (ao lado da Engep) e contruiu no local a Cidade da Ciência. A obra, em fase de finalização deu uma nova cara pra região.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 11:51 0 comentários
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
A CPI acabará em pizza!
Já temos uma certeza quanto a CPI instaurada para investigar o(s) funcionário(s) fantasma(s) na Secretaria da Cultura: ela acabará em uma enorme e indigesta pizza! Três quartos dos membros da comissão são formados por aliados do prefeito e isso já é o suficiente para deduzir o seu resultado.
Apesar de terminar em pizza, a CPI não será inútil. Ela irá cutucar a fundo um dos problemas do legislativo limeirense: a falta de fiscalização dos atos do Poder Executivo. Mesmo terminando com resultado prático algum, a CPI exporá a ferida e desgastará os envolvidos, o que mostrará que não é tão simples quanto parece burlar a lei.
Um dos integrantes da comissão é delegado de polícia e neste eu boto fé! Paulo Hadich já demonstrou que não dará trégua e irá usar a sua experiência de delegado para investigar a fundo as provas e maior ainda será o resultado dos depoimentos, pois Hadich tem conhecimento de técnicas de interrogatório.
Pode parecer pessimismo afirmar que a CPI terminará em pizza, mas o histórico da nossa Casa de Leis não nos deixa deduzir outra coisa. Nas duas últimas legislaturas o que vimos foi apenas a enorme subserviência dos vereadores ao Executivo. Atualmente o placar é 12 votos para o governo e 2 para a oposição. Um chocolate como diriam no futebol.
Só nos resta torcer por uma coisa: que o Executivo se desgaste ao extremo e que aprenda a pensar duas vezes antes de contratar algum fantasma. Ao Dr. Paulo Hadich desejo um ótimo trabalho. Quanto aos outros membros da comissão, ao menos não falem tanta besteira na hora de defender o Executivo (sei que irão defendê-lo) como alguns têm feito ultimamente.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 16:47 0 comentários
Marcadores: Limeira
Unidades de Medidas na Engenharia
Após vários sistemas de unidades (internacional MKS, CGS, etc), que não "pegaram" porque não refletiam o universo prático dos engenheiros, estamos oficializando um novo sistema, que já se encontra em uso corrente no mundo, pelo sentido implícito que possui.
PETÊNCIAS DE DEZ
prá caralho = infinito
prá cacete = 100.000
uma porrada = 10.000
uns mil = 1.000
um monte = 100
um pouco = 10
miséria = 1
um cisco = 0,1
porra nenhuma = 0,001
nem que a vaca tussa = 0,000001
nem fodendo = zero absoluto
PORCENTAGEM
tudo = 95%
quase tudo = 90%
todos = 85%
quase todos = 80%
meio = 60%
metade = 40%
ninguém = 15%
nada = 10%
quase nada = 5%
nadica de nada = 2%
1 titiquinha = 1%
1 pelinho = 0,1%
1 pentelhésimo = 0,001%
COMPRIMENTO
um palmo = 30cm (na compra)
um palmo = 20cm (na venda)
um quilômetro = 600m (ida)
um quilômetro = 1400m (volta)
um pinto = 30cm (dono)
um pinto = 6,31cm (outro)
GRAU DE PRECISÃO
nas coxas = erro de aprox. 30%
mais ou menos = erro de aprox. 20%
exatamente = erro de aprox. 5%
perfeitamente = erro de aprox. 4%
na bucha = erro de aprox. 3%
na lata = erro de aprox. 2%
na mosca = erro de aprox. 1%
no olhinho do __ = erro de 0,001%
MASSA
um pedação = 400 g
um pedaço = 200 g
um pedacinho = 199,5 g
VOLUME
um gole de cerveja = 600 ml
um gole de chopp = 300 ml
um gole de caipirinha = 250 ml
um gole de pinga = 100 ml
um gole de café = 50 ml
um gole de água = 25 ml
um gole de leite = 2,6 ml
um gole de remédio = 2,5 ml
um balde = 7500 ml
um mijão = 500 ml
um mijinho = 30 ml
um pinguinho = 2 ml
um cuspe = 1,5 ml
uma gota = 0,1 ml
um cheirinho = 0,001 ml
VELOCIDADE
a milhão por hora = 170 km/h
a mil por hora = 160 km/h
a cem por hora = 120 km/h
a dez por hora = 60 km/h
TEMPO
uma semana = 14 dias
duas horas = 5 h
um minuto = 30 min
um momento = 20 min
um instante = infinito
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:50 0 comentários
Marcadores: Engenharia
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Retratos de Limeira
Vídeo da TV Aeerba com personalidades de Limeira.
O destaque é para a fala do Gú do diário Tigers à partir de 1min e 12 seg. Ele fala sobre a questão do lazer em Limeira.
"O que Limeira precisa? Limeira precisa de mais lazer e menos igreja!" Gú
Postado por Marciél Gorrido Junior às 17:09 0 comentários
Marcadores: Limeira
sábado, 5 de setembro de 2009
Esperar
Esperar é a pior coisa do mundo. Quando se espera por alguém, é pior ainda! O telefone toca e o coração bate mais forte, ao atender, não é quem queremos. O sorriso que era evidente antes de atender, torna-se frustração.
Esperar nos deixa desesperados. Quando a espera é inútil é insensato sofrer, mas sofremos. No fundo temos a esperaça de não esperar em vão. E continuamos nesta insensatez até a ficha cair. Às vezes ela demora a cair... como demora!
Alguns dizem que a espera não vale à pena. Temos que fazer acontecer. Acredito nisso também, mas as coisas não são simples como parecem! Fazer acontecer quando as coisas não dependem só de você, tem 50% de chance de dar certo. E, como é lógico, 50% não é 100%, assim como Skol não é Brahma.
Só existe uma solução: deixar de esperar. Só tendo a consciência que a espera só serve pra machucar, o que temos a fazer é ir em frente, sem esperar.
É esse o sentido agora: des-esperar! Esperar não faz sentido.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 15:07 0 comentários
Marcadores: Marciél
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
Comentários
CPIzza
A CPI do fantasma da secretaria da cultura nem começou e já esta virando pizza. É o sinal da evolução na política: hoje a pizza assa antes de entrar no forno!
Certeza
Como já adiantou o amigo João Leonardi: com CPI ou sem CPI, tudo acabaria em pizza.
Oração
O vereador Paulo Hadich nos ensinou (João Leonardi e eu) uma oração que aprendeu nesses oito meses de vereador: "Senhor, dai-me força para mudar o que eu posso mudar. Dai-me paciência para aceitar o que eu não posso mudar e dai-me sabedoria para discernir o que eu posso e o que eu não posso.". É vereador... não deve ser fácil trabalhar num lugar onde a maioria é subserviente ao rei!
Pilon
Há tempos eu não via tamanho lixo nos editoriais do Jornal de Limeira. A coluna do ex vereador Pilon é de doer! Na coluna de hoje, por exemplo, ele esta metendo o pau na gastança da Câmara Municipal, mas não traz dados concretos nenhum. Pura campanha para 2010.
A partir de hoje
Não leio mais a esta coluna.
Representação
E se falta representantes da política limeirense nas esferas federal e estadual, o jovem limeirense Pietro Parronchi dá uma lição de como se faz: ele foi empossado vice-presidente da ala jovem do PR.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 06:37 0 comentários
Marcadores: Limeira
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Lado a lado - Humberto Gessinger/Casarin
Não me pergunte em que dia eu nasci
Não me pergunte em que cidade eu nasci
Esqueça as curvas da estrada de Santos
Se tu quiseres saber quem eu sou
Se tu quiseres saber quem eu sou...
Me dá a tua mão
Vem viver, vem lutar lado a lado
Desarme as armadilhas, não me peça explicação
O filme favorito, time do coração
O lugar mais esquisito onde já fiz uma canção
Esqueça o roteiro, não pergunte que horas são
Eu não sei...
Me dá a tua mão
Vem lutar, vem viver ao meu lado
Vem aprender a ganhar e a perder
Lado a lado
Do meu lado
Se tu quiseres saber quem eu sou vem
Se tu quiseres saber quem eu sou
Me dá a tua mão
Vem viver, vem lutar lado a lado
Me dá a tua mão
Me proteja e terás proteção
Minha mão... meu irmão
Marciél Gorrido Jr.: Sábias palavras de um Mestre. Mais direto impossível: "se tu quiseres saber quem eu sou... me dá tua mão!"
Postado por Marciél Gorrido Junior às 18:26 0 comentários
Marcadores: Engenheiros do Hawaii