segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Indústria no Aeroclube é inviável!

Ainda no governo Pejon foi lançada a idéia de se construir um novo aeroporto em Limeira para substituir o atual, que é desprovido da infraestrutura necessária. Com isso o aeroclube seria transferido para o novo aeroporto e a área do atual seria destinada à construção de um distrito industrial. Mas será que aquele local é o ideal para um distrito industrial?

Região populacional densa

A região na qual se insere a atual área do aeroclube é altamente povoada. Um dos motivos para a transferência do aeroporto é justamente a concentração populacional e a proximidade de inúmeras residências. Bairros como Ernesto Kühl, Santa Eulália e Jd. Aeroporto circundam a área e justamente esses bairros figuram como líderes na lista de bairros mais populosos de Limeira.


A construção de um distrito industrial nesta região afetaria negativamente e significativamente a qualidade de vida da população local, que já é baixa. A atividade industrial, por menos impactante que seja, afeta negativamente a região na qual está inserida, seja pelo barulho, seja pela emissão ou despejo de poluentes ou até pela influência no trânsito local. Este já seria um motivo para a não instalação deste distrito.

Um exemplo na bagagem
 
Outra questão importante de se analisar é se a instalação de uma indústria seria viável no ponto de vista dos empresários. O atual aeroclube está numa região com difícil acesso e a escoação da produção seria prejudicada. Até mesmo a localização das empresas por fornecedores e clientes seria dificultada.

Observando este aspecto e o anterior, descobrimos que Limeira já possui um exemplo na bagagem de como este tipo de empreendimento pode ser uma “barca furada”. O Distrito Industrial II, situado no Pq. Abílio Pedro, foi um fiasco! Além da dificuldade para a venda dos lotes o distrito até agora não emplacou e poucas empresas estão atuando no local. Este distrito está inserido numa região similar à região do atual aeroclube: com alta densidade populacional e pouca infraestrutura e qualidade de vida.

Conclusão
 
Não sei se a prefeitura ainda tem a idéia de construir este distrito industrial no local, mas definitivamente não é o local ideal para este tipo de empreendimento. Esta obra afetaria negativamente a região e tende a ser um fiasco. Vale mais a administração municipal focar os seus esforços nos distritos previstos para a região da Via Anhanguera, já que esta rodovia esta praticamente esgotada em oferta de áreas no eixo Campinas – Americana.


No próximo artigo trarei uma proposta para a área do atual aeroporto, que merece uma atenção especial por parte do poder público de Limeira.

0 comentários: