quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A CPI acabará em pizza!

Já temos uma certeza quanto a CPI instaurada para investigar o(s) funcionário(s) fantasma(s) na Secretaria da Cultura: ela acabará em uma enorme e indigesta pizza! Três quartos dos membros da comissão são formados por aliados do prefeito e isso já é o suficiente para deduzir o seu resultado.

Apesar de terminar em pizza, a CPI não será inútil. Ela irá cutucar a fundo um dos problemas do legislativo limeirense: a falta de fiscalização dos atos do Poder Executivo. Mesmo terminando com resultado prático algum, a CPI exporá a ferida e desgastará os envolvidos, o que mostrará que não é tão simples quanto parece burlar a lei.

Um dos integrantes da comissão é delegado de polícia e neste eu boto fé! Paulo Hadich já demonstrou que não dará trégua e irá usar a sua experiência de delegado para investigar a fundo as provas e maior ainda será o resultado dos depoimentos, pois Hadich tem conhecimento de técnicas de interrogatório.

Pode parecer pessimismo afirmar que a CPI terminará em pizza, mas o histórico da nossa Casa de Leis não nos deixa deduzir outra coisa. Nas duas últimas legislaturas o que vimos foi apenas a enorme subserviência dos vereadores ao Executivo. Atualmente o placar é 12 votos para o governo e 2 para a oposição. Um chocolate como diriam no futebol.

Só nos resta torcer por uma coisa: que o Executivo se desgaste ao extremo e que aprenda a pensar duas vezes antes de contratar algum fantasma. Ao Dr. Paulo Hadich desejo um ótimo trabalho. Quanto aos outros membros da comissão, ao menos não falem tanta besteira na hora de defender o Executivo (sei que irão defendê-lo) como alguns têm feito ultimamente.

0 comentários: