segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto para a área do aeroclube

A área do atual aeroclube é considerável: cerca de 250.000m². Com a mudança para o novo aeroporto essa área ficará disponível ao município que, a princípio pretende instalar um distrito industrial no local. Conforme demonstrei no artigo anterior, a instalação deste empreendimento no local é inviável devido a fatores logísticos e de qualidade de vida da população local.

Diante desta inviabilidade trago neste artigo algumas sugestões para aproveitamento da área, sugestões estas que trariam mais qualidade de vida e a resolução de alguns problemas da cidade.

Habitação popular

O déficit habitacional de Limeira hoje é estimado em 6.000 residências. Nos últimos anos não se implantou um amplo programa habitacional na cidade o que agravou ainda mais a situação. Para amenizar este problema, uma parte da área do atual aeroclube poderia ser usada para programas de habitação popular em parceria com o Estado ou com a União.

Acredito que destinando 50% da área útil (cerca de 110.000m²) do aeroclube é possível construir 1.000 apartamentos com qualidade de vida. A título de comparação, o Res. Olindo de Luca possuí 1.200 apartamentos em uma área de menos de 100.000m².

Área Comercial

Um projeto que acredito que seja inédito ocuparia 5% da área (10.000m²). Esse projeto consiste em subsidiar moradores locais para o desenvolvimento do comércio, oferecendo lotes de uso comercial a preços acessíveis e linhas de crédito especiais. A região é carente de comércio de qualidade e com a implantação de um residencial de alta densidade essa carência aumentaria.

Área Institucional

Para atender a demanda por escolas e postos de saúde uma área seria reservada para este fim. Uma praça de esportes ou até mesmo um centro comunitário poderia ser instalado no local.

Área Verde

Como opção de lazer, sugiro a reserva de 30% da área para a construção de um parque, nos moldes do construído na hípica municipal. Além de mais uma opção de lazer para a região, a reserva de uma área verde interferiria significativamente na qualidade de vida do local.


0 comentários: