quinta-feira, 26 de março de 2009

Ideias para uma Limeira melhor I


Desde pequeno (bem pequeno mesmo!) faço projetos urbanísticos. Comecei com maquetes, passei pela prancheta e hoje desenho em softwares CAD. Muitos projetos me vieram a mente neste período e alguns deles foram desenvolvidos em CAD.

A partir de hoje, aqui no O Bode Salva Vidas, vou apresentar alguns desses projetos que visam uma melhora significativa à Limeira. São projetos simples mas de amplos benefícios à população. O que quero apresentar são somente as ideias e não os projetos, pois estes requerem maiores estudos. A finalidade é apresentar ideias para que sejam aproveitadas pela administração municipal melhorando-as e executando-as.

Calçadão

Uma necessidade que sinto em Limeira é um calçadão amplo e moderno. Temos hoje, na Rua Conselheiro Saraiva (rua estreita para os mais velhos) um local denominado Área de Lazer Maria Kuhl Tank (Dona Quinha) Essa área pouco se desenvolveu ao longo dos anos e não apresenta lojas de porte e nem atrativos para se fazer compras no local.

O trânsito hoje em Limeira é um caos. Vias estreitas, semáforos dessincronizados, desrespeito de motoristas e etc. tornam o centro da cidade uma verdadeira selva. É urgente tomarmos medidas que visem a não utilização do trânsito nesta região, privilegiando os pedestres que do centro se utilizam.

Há anos Limeira vem ensaiando uma revitalização na baixada das estações. Acredito que estamos mais próximos do que nunca desta revitalização por dois fatores: 1-) a reforma da antiga estação ferroviária e 2-) a construção do terminal urbano na região. Com o tempo e o movimento a região tende a se modernizar e, por si só, se revitalizar.

Pensando nesta revitalização e na futura construção de uma ligação aérea Centro - Boa Vista, desenvolvi um esboço de um calçadão na Rua Barão de Cascalho. Esse esboço contempla três quarteirões, entre as Ruas Tiradentes e Santa Cruz.

Esse projeto criaria um corredor comercial ligando o centro comercial (quadrilátero compreendido pelas Ruas Tiradentes, Duque de Caxias, Barão de Cascalho e 13 de Maio) ao terminal urbano. Futuramente, com o deslocamento da Rodoviária, serápossível aproveitar o espaço para ampliar-se esse corredor comercial.

A idéia surgiu depois de visita a algumas cidades que possuem calçadão. Um bom exemplo é Bauru que tem um calçadão amplo e que desemboca na praça da Matriz, assim como o que eu projetei para Limeira.

Algumas fotos que tirei em Bauru:






O centro comercial de Limeira está muito concentrado em ruas estreitas, como a Rua Dr. Trajano e a Rua Santa Cruz. Nestas ruas o passeio público é estreito e insuficiente para comportar o tráfego de pedestres, principalmente em datas especiais. O calçadão viria para desconcentrar esse comércio, gerando novas opções ao consumidor limeirense e da região.


Outra vantagem deste projeto é a cobertura que seria possível no local. A substituição da fiação elétrica aérea por uma subterrânea também seria uma vantagem.


Há inúmeras possibilidades e não se esgotaria o assunto neste esboço que realizei. Como disse, ele precisa ser melhor estudado por técnicos, principalmente na área de trânsito e de patrimônio histórico.

Eis o esboço:

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Alternativa para o trânsito da Região

Recentemente a prefeitura anunciou que está buscando verbas para a construção de um viaduto de ligação Centro-Boa Vista. Creio que Limeira está mesmo precisando, pois há tempos não temos uma construção deste porte na cidade. Após a desativação do viaduto Sta. Cruz a Boa Vista perdeu muito no seu cemércio.

A construção deste viaduto seria a alternativa ao trânsito que, pela Rua Barão de Cascalho acessa a Rua Senador Vergueiro. O trajeto teria um acréscimo de aproximadamente 300 metros, porém ajudaria a desenvolver melhor o comércio da região da Boa Vista.

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Custos

Andei especulando com alguns amigos que trabalham com orçamentos sobre os custos do projeto. Nada científico, apenas uma noção dos investimentos que teriam de se desprender para a realização das obras.

Para as obras de galerias, pavimentação (com bloquetes, iguais aos da Praça Toledo de Barros e equipamentos urbanos (bancos, floreiras, lixeiras e etc.) aproximadamente R$ 400.000,00

Para a cobertura em estrutura metálica aproximadamente R$ 300.000,00

Investimento total aproximado = R$ 700.000,00

Lembrando que este projeto vai gerar nas região a modernização e construção de lojas. Isto, além de gerar mais empregos, vai gerar mais arrecadação à Prefeitura. Acredito que haverá um retorno rápido do investido aos cofres da prefeitura.

Espero que esse post seja o primeiro de muitos. Tenho vários projetos em mente e se tiver tempo colocarei-os no blog para opiniões da população.

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