quarta-feira, 25 de março de 2009

Grau de Investimento

O Investment Grade, ou Grau de Investimento, é uma classificação que um país recebe por, basicamente, ter poder de honrar seus compromissos. Os países são classificados em Grau Especulativo e Grau de Investimento. Dentro das duas classificações há uma subdivisão por notas. Essas notas iniciam-se na "D" (Menor poder de honrar os compromissos. Geralmente países que decretaram moratória estão neste patamar) e seguem evoluindo até chegar em "A". Algumas agências de análise subdividem as notas.

Para ganhar o Grau de Investimento, o país tem que atingir a nota "BBB-" (Agência Standard & Poor's). Países abaixo desta nota recebem o Grau Especulativo.

A importância do Grau de Investimento

Basicamente o Grau de Investimento assegura a solidez dos investimentos no país. Um país com Grau de Investimento paga as suas contas em dia, tem relativo equilíbrio na distribuição de renda, tem boas reservas internacionais e elevado IDH. Até a liberdade de imprensa é analisada para a classificação.

Empresas multinacionais levam em conta a classificação na hora de planejar seus investimentos, atuais e futuros. Hoje não basta mais um país ter mão de obra barata e fácil acesso a matéria prima para receber investimentos. É preciso garantias que o dinheiro dos proprietários ou acionistas sejam investidos em um local seguro, que os futuros funcionários tenham qualidade de vida e que o meio-ambiente seja preservado.

O Brasil

O Brasil recebeu em 2008, pela Agência Standard & Poor's, a classificação "BBB-", ou seja, o Grau de Investimento. Analistas esperavam a classificação para 2009 e foi uma boa surpresa para o mercado financeiro esse adiantamento.

O Brasil possui hoje a maior reserva internacional de sua história (em 24 de março de 2009, ontem, as reservas eram de US$ 202,4 Bi), um IDH (Ídice de Desenvolvimento Humano) estável (hoje em 0,807 em um índice que vai de 0 à 1), temos liberdade de imprensa (apesar de tentativas do atual governo de cercear a imprensa) e estamos melhorando a distribuição de renda (mesmo que às custas de assistencialismo barato e não por investimentos em educação e trabalho).

Todos esses índices estão melhorando a cada dia desde o governo FHC e a estabilização financeira, o que levou, ao longo prazo, o Brasil ser considerado Investiment Grade.

Cidades também podem receber a classificação

Não só os países recebem o Grau de Investimento. Algumas cidades do mundo são analisadas pelas Agências de Rating. No Brasil cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Guarulhos receberam a classificação Grau de Investimento pela Agência Austin Rating.

Limeira deveria buscar o Investiment Grade!

Há alguns anos o eixo São Paulo-Campinas está saturado de investimentos. Não há mais espaço físico para crescer e ao mesmo tempo manter a qualidade de vida. O desenvolvimento vem caminhando para o interior.

Já percebemos esse movimento quando passamos por Sumaré, Nova Odessa e Americana. Grandes obras nas margens da Rodovia Anhanguera denunciam isso.

Infelizmente Limeira está ficando para trás nesse bolo. Tanto geografica como economicamente falando, Limeira está distânte da RMC (Região Metropolitana de Campinas), onde atualmente está inserida. Nosso IDH é de 0,814, o que nos deixa atrás de cidades como Campinas (0,852), Jundiaí (0,857), Vinhedo (0,857) e Americana (0,840).

Falta à Limeira uma agência de Desenvolvimento séria assim como tem algumas cidades. Falta a Limeira união de governo e empresários. Essa agência buscaria o Grau de Investimento que atrairia novos investimentos.

Da forma que está não dá!

0 comentários: