Domingo. 6h59 da manhã. Rua Dr. Trajano, altura do antigo campo da A.A. Internacional. Deitado em minha cama ouço vozes. Nada anormal. Ouço muitas vozes nas minhas viagens noturnas. Mas as rotas que traço nas madrugadas só passam por lugares de línguas conhecidas. Essas línguas são muito confusas e o maior esforço empreendido não é capaz de me fazer compreendê-las. Sete em ponto. Toca o despertador. Levanto e continuo ouvindo as vozes. Como estou acordado tenho absoluta certeza que as vozes não são as de sempre. Agora já me dei conta do que é e de onde vêem essas vozes.
Domingo. 20h33. Rua Armindo Tank, altura do antigo campo da A.A. Internacional. Voltando da farmácia avisto ao longe uma grande movimentação. Rua Interditada. Centenas de pessoas no meio da rua sem se importarem com carros e motos. Algum acidente? Alguma obra? Homens de terno e gravata controlam a saída entrada de veículos com cones. Será que esta rua virou um condômino fechado? Dou a volta pelo tiro de guerra e saco o que esta acontecendo.
Algumas igrejas, se não todas, prometem um lugar no céu para os seus fiéis. Já para os seus vizinhos restam apenas o inferno das orações em línguas às seis e meia da manhã ou as ruas interditadas (não sei com autorização de quem) no domingo à noite. Ah, tem encontros também as terças, quartas, quintas e sábados. Não me restam a segunda e a sexta de descanso, pois nestes dias os músicos destas igrejas ensaiam o que tocarão nos outros dias.
Já uma vereadora, que teve a sorte ao teu lado e voltou à Câmara, propôs a proibição de parques e circos próximos de hospitais, o que afetaria diretamente a região do antigo campo da Inter porque existe um hospital nas proximidades. Ótima proposta vereadora. Parabéns! Mas a Senhora irá propor a remoção destas igrejas também, não vai? Afinal, barulho por barulho, nós vizinhos preferimos o do circo
Desde que este atual grupo político assumiu o poder lançou-se uma cruzada anti-entretenimento em Limeira. Não existem mais shows de qualidade, pois os clubes agora são multados por excesso de barulho. Não se pode mais promover festas com músicas eletrônicas porque se supõem que só existem drogados nos seus recintos. E agora sobrou até pros inocentes circos e parques de diversão.
É um absurdo o que estes políticos, notadamente ligados a igrejas, estão fazendo com a cultura da juventude da cidade. Suas idéias fundamentalistas não servem a 100% dos jovens, mas agradam os fiéis das suas correntes políticas, seus eleitores com os milhares de votos de cabresto. Com o pretexto de respeito a lei do silêncio estão tentando impor as suas filosofias religiosas.
Concordo que a Lei do silêncio deve ser respeitada, mas não vou admitir que ela também não valha pras essas igrejas que, pra mim, é o verdadeiro inferno aqui na Terra. Que fique registrado que a próxima investida contra a cultura e o entretenimento em Limeira terá troco e será em cima destas igrejas que também não respeitam o sossego alheio. O documento pedindo uma investigação do Ministério Público já esta até pronto e assinado por vários vizinhos que não têm nem o direito de dormir até mais tarde no domingo e nem de assistir televisão tranquilamente em suas próprias casas.
domingo, 19 de dezembro de 2010
Circos e Igrejas
Postado por Marciél Gorrido Junior às 21:46 0 comentários
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Comentários da Semana
A.A. Internacional
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:08 0 comentários
Marcadores: Comentários da Semana
domingo, 26 de setembro de 2010
Comentários da semana
Só um comentário
Sobre a merenda. Quem superfatura obras é ladrão. Quem rouba dinheiro da merenda, da boca de criança, é ladrão FDP.
Político é tudo igual?
Não coloco a minha mão no fogo por político algum, mas um assunto precisa ser registrado: não uma, nem duas, mas várias pessoas – dentre elas mega empresários da construção, contadores e políticos de renome – me disseram que o único político que não meteu a mão na grana por aqui e que chegou até a perder dinheiro foi o Pedrinho Kuhl.
Será? I
Que é por isso que o Pedrinho nem pisava na Câmara Municipal? Pra não ter que pagar “mensalinho”?
Será? II
Que é por isso que na era Pedrinho muitas empresas de grande porte deixaram de se instalar por aqui, já que dizem que esse tipo de negócio rola muita grana por fora?
Será? III
Que é por isso que na era Pedrinho a merenda custava menos da metade do que custa hoje? (cerca de 4 milhões ao ano, contra mais de 10 milhões da era Félix).
Loteamentos
O que vai ter de pessoas que hoje são políticos lançando loteamentos na região da estrada da Balsa daqui alguns anos não vai ser brincadeira!
Encontro de ex-colegas
Encontro casual entre ex-colegas aconteceu hoje em um restaurante da Rua Dr. Trajano. Ítalo Ponzo Jr. e Celso Gonçalves, ex e atual secretários de Félix, respectivamente. Ponzo, que saiu do cargo com rumores de que ajudaria na campanha de uma candidata, hoje articula dentro de um partido pequeno a sua candidatura a prefeito. Já Gonçalves participa ativamente da campanha, estampando a foto da candidata em seu carro.
Abraços, uma ótima semana a todos e votem com consciência!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 19:11 0 comentários
Marcadores: Celso Gonçalves, Comentários da Semana, Ítalo Ponzo Jr., Limeira, Pedrinho Kühl
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
A proximidade da Morte
(Carlos Castañeda)
Quando as coisas começam a ficar confusas, um guerreiro pensa em sua morte, e imediatamente seu espírito encontra-se de novo com ele. A morte está em todas as partes.
Podemos comparar aos farois de um carro que nos segue por uma estrada sinuosa; às vezes os perdemos de vista, às vezes aparecem perto demais, às vezes apaga suas luzes.
Mas este carro imaginário jamais se detém (e um dia nos alcança). Só a ideia da morte dá ao homem o desapego suficiente para seguir adiante, apesar de todos os percalços.
Um homem que sabe que a morte está se aproximando todos os dias, prova de tudo, mas sem ansiedade
Postado por Marciél Gorrido Junior às 23:49 0 comentários
Marcadores: Castañeda
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Disputa à Governador em São Paulo: uma exceção
O candidato do PSDB esta na liderança disparada, com chances de ganhar no primeiro turno, mas isso não significa que a campanha esta esvaziada de candidatos de qualidade e sem propostas concretas. O debate de segunda-feira, na TV Record, mostrou o altíssimo nível em que se encontra a disputa estadual.
A qualidade da disputa se deve aos gabaritados currículos dos candidatos:
Aloísio Mercadante (PT): Economista, professor, 56 anos. Nascido em Santos-SP, foi deputado federal (duas vezes) e é Senador. Atualmente é presidente do parlamento do Mercosul.
Celso Russomanno (PP): Jornalista, Bacharel em Direito, 54 anos. Nascido em São Paulo-SP, é deputado federal (esta no quarto mandato).
Fábio Feldman (PV): Advogado e Administrador de Empresas, 55 anos. Nascido em São Paulo-SP, foi deputado federal por três vezes.
Geraldo Alckimin (PSDB): Médico, professor, 58 anos. Nascido em Pindamonhangaba-SP, foi vereador, prefeito, deputado estadual (duas vezes), vice-governador, governador (duas vezes) e secretário do desenvolvimento de São Paulo.
Paulo Bufalo (PSOL): Engenheiro, professor, 44 anos. Nascido em Campinas-SP, foi vereador por dois mandatos.
Paulo Skaf (PSB): Empresário, 55 anos. Nascido em São Paulo-SP, é Presidente licenciado da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), SESI E SENAI.
Como demonstra estes mini-currículos dos principais candidatos, todos já ocuparam cargos públicos eleitos pelo povo, têm boa formação e experiência. Propostas concretas também não faltam aos candidatos, como é possível ver em seus sites (de onde foram extraídos os mini-currículos).
O paulista não pode reclamar de má qualidade no pleito a governador. Só resta agora analisar minuciosamente todas as propostas e escolher o melhor dia 3 de outubro.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:02 0 comentários
Marcadores: Eleições 2010, São Paulo
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Comentários da semana
Semana atípica I
E Limeira aniversariou nesta semana e notícias raras surgiram por aqui. A primeira foi que finalmente tivemos uma “virada cultural”. Claro que não teve o mesmo porte da Virada Cultural Paulistas, mas já foi um começo. Não podemos deixar de parabenizar o prefeitor Silvio Félix, o Marcos Camargo, o Farid, e a secretaria da cultura pela iniciativa.
Semana atípica II
Outra boa notícia foi o Record na geração de empregos na cidade. Segundo o Jornal de Limeira a geração de empregos foi a maior em 12 anos. A tendência é de melhora, já que mês que vem começam as contratações para as vendas de final de ano.
Semana atípica III
E pra finalizar, a revista Época Negócios de setembro trouxe uma empresa genuinamente limeirense como a 15ª. melhor empresa para se trabalhar no Brasil: a Fumagalli. A revista destacou o fato de que há 20 anos a empresa veste seus funcionários com uniformes brancos, num setor onde manter a limpeza é quase impossível.
Boas notícias
São raras por aqui e precisam ser comemoradas quando aparecem!
Lobby
É desanimador vermos os jogos de influência na política nacional. Enquanto a livre iniciativa pena pra conseguir financiamento para projetos, os amiguinhos do governo e seus parentes têm acesso livre a financiamentos subsidiados com o dinheiro público.
Vale à pena ser honesto?
Começo a pensar que não vale a pena ser honesto. Enquanto pagamos juros absurdos e temos a maioria dos pedidos de financiamento negados, esses bandidos (porque não passam disso) deitam e rolam com o erário público.
Justiça com as próprias mãos
Tem um grupo que vai começar a sair pela cidade, após as 22h, para recolher e queimar as placas de candidatos que desrespeitem a legislação eleitoral. É ilegal roubar as placas? É! Mas também é ilegal mantê-las por lá após as 22h.
Abraços e uma ótima semana a todos
Postado por Marciél Gorrido Junior às 23:45 0 comentários
Marcadores: corrupção, Eleições 2010, empregos
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Nuvem negra paira sobre Limeira
Reza a lenda que o Líder do Espiritismo, Chico Xavier, se negou a entrar em Limeira após ver uma nuvem negra que pairava sobre a cidade. Nas últimas décadas temos sentido as influências negativas desta nuvem negra, especialmente na política e no desenvolvimento da cidade. Nos dias atuais, novamente Chico se recusaria a entrar na cidade. A nuvem negra que paira sobre Limeira é enorme e não é preciso ser nenhum médium para observá-la.
Trabalho na Região Metropolitana de Campinas e todos os dias volto à Limeira pela Rodovia Anhanguera. Na altura do entroncamento com a Rodovia Limeira - Cosmópolis é possível observar o tamanho da poluição acumulada sobre a cidade. A situação às vezes é tão crítica que não é possível observar o Morro Azul.
Somos “privilegiados”. Paulínia, nossa quase vizinha, é uma das cidades mais poluidoras do Estado. Estão instaladas por lá empresas químicas altamente poluidoras como, por exemplo, a Petrobrás. Ao analisarmos a tendência dos ventos é possível observar que a predominância é justamente no sentido Paulínia – Limeira. Os ventos sopram a poluição, que esbarra no Morro Azul e se estagna precisamente sobre nossas cabeças. Somam-se a isso as queimadas e a queima da cana-de-açúcar.
O resumo da nossa tragédia é: não trazemos o desenvolvimento, não geramos os empregos e nem arrecadamos os impostos, mas recebemos a poluição como “compensação”! Não temos competência para buscar o desenvolvimento e nem para rejeitar o que nos prejudica.
Essas nuvens que pairam por aqui (a da poluição e a de Chico Xavier) tendem a ficar por muito tempo. Paulínia não fechará suas indústrias e nem podemos mudar o Morro Azul de lugar para dissipar a nuvem de poluição. Os políticos medíocres aparentemente não largarão o osso para dissipar a nuvem negra descrita por Chico...
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:52 0 comentários
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
domingo, 29 de agosto de 2010
Comentários da Semana
TCU
Muito pertinente a crítica do vereador Mário Botion com relação às obras do Terminal Central Urbano (TCU). O dinheiro para a execução desta nova fase do terminal não esta saindo dos cofres públicos, mas isso não é motivo para desperdício. Todo o trabalho anterior (este sim bancado com o dinheiro público) esta sendo destruído. Lamentável.
Ingerência
A ingerência das obras na cidade não é novidade. Observo há tempos que o desperdício nessa obras são frequentes. Um exemplo disso: observei várias vezes uma rua sendo recapeada pouco depois de passar a operação tapa-buracos.
Dunga Burro
A expressão acima foi muito difundida no microblog Twitter após a eliminação do Brasil da Copa do Mundo 2010. A expressão caberia direitinho aos “gênios” que planejam Limeira.
Macarronada
Sábado rolou a tradicional macarronada DeMolay e foi um sucesso! Parabéns para essa moçada jovem e engajada do Capítulo DeMolay de Limeira. A renda será revertida ao Cantinho do Vovô.
Virada Limeirense
Essa “virada cultural” que será realizada em Limeira no aniversário da cidade esta muito aquém das que são realizadas pelo governo do estado. O ponto forte é a valorização de artistas da cidade. E só.
A.A. Internacional
Apesar do susto do meio da semana o Leão passou para a próxima fase e o sonho de voltar à primeirona no centenário, em 2013, esta de pé!
Abraços a todos e uma ótima semana
Postado por Marciél Gorrido Junior às 20:44 0 comentários
Marcadores: Comentários da Semana
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Ando Só - Engenheiros do Hawaii
Em homenagem ao dia dos solteiros, comemorado neste 15 de agosto, posto este vídeo da música "Ando Só", de Humberto Gessinger
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:54 0 comentários
Marcadores: Engenheiros do Hawaii
Comentários da Semana
Greve I
Começou a mobilização política que são das greves em Limeira. Esse novo sindicato dos trabalhadores do transporte só tem um objetivo: desestabilizar a administração municipal. E o povo que se lasque!
Greve II
A prefeitura multou as viações em mais de 30 mil cada. Deveria ter ingressado com uma ação na justiça contra o sindicato, pois fazer greve sem aviso prévio é ilegal e imoral.
Greve III
Presenciei certa vez um destes demitidos dentro de um coletivo, falando com uma cobradora mais ou menos assim: “temos que f... este Silvio Félix. Vamos parar amanhã e pronto!”. No outro dia a greve estava instalada.
Indulto de dia dos pais
Informações que recebi de um superintendente de polícia dão conta de que a evasão no indulto do dia dos pais este ano foi de quase 30%. Esta informação, obviamente, foi divulgada bem maquiada pelos estados já que estamos em período eleitoral. Já passou da hora do Governo Federal, deputados e senadores acabarem com essa pouca vergonha de indulto.
Vem Pro Largo
A edição do Vem Pro Largo deste ano nem terminou (enquanto escrevo este texto) e já pode ser considerada um sucesso! Parabéns às entidades e clubes de serviço de Limeira que, além da festa trabalhou exaustivamente na organização e nos bastidores.
Dia dos Solteiros
Hoje, 15 de agosto, é comemorado o dia do solteiro! Parabéns a nós e que muitos anos de solteirice venham pela frente! Como diria o ditado: “quem tem azar é azarado. Quem tem sorte é sorteiro!”
Abraços e boa semana à todos!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:50 0 comentários
Marcadores: Cementários da Semana
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Visão estratégica na administração de Sorocaba
Sorocaba, a 100km da capital São Paulo, é, assim como Limeira, uma das mais importantes cidades do estado. Cortada pela rodovia Castello Branco, que liga a capital ao coração do estado, a cidade possuí quase 600 mil habitantes e uma das maiores rendas per capta do Brasil. Esta é a cidade escolhida pela Toyota Motors para receber a sua nova planta, com um investimento direto de 1,6 bilhão e indiretos incalculáveis. A geração de empregos esta estimada em 2,5 mil diretos e mais 2 mil indiretos.
Desde o início do ano Sorocaba esta implantando o Parque Tecnológico Incentivado (PTI), um espaço com 20 milhões de metros quadrados destinado às indústrias, como a Toyota Motors, e dotado de toda a infraestrutura necessária à instalação destas indústrias. Afora a destinação de local adequado, a prefeitura oferece, por meio de Lei Municipal, um incentivo às novas empresas como a isenção total de IPTU por 12 anos e a redução do ISS para 2% (alíquota mínima) também por igual período.
O investimento vai gerar novos resultados para a cidade. A estimativa é de dobrar a arrecadação do ICMS (o imposto com maior peso na arrecadação dos municípios) em apenas 3 anos de funcionamento do PTI. Também estima-se que a arrecadação seja aumentada por meio de outros setores como a construção civil que sofre um “boom” devido a expectativa de instalação das novas empresas.
Como podemos observar, quando o poder público incentiva o desenvolvimento econômico, ele invariavelmente é atraído. E com ele vem uma melhora significativa na qualidade de vida da população. Mais empregos e melhor renda, mais impostos gerados e melhores serviços públicos são apenas alguns fatores de melhoria na qualidade de vida.
A atual administração da prefeitura de Sorocaba pode ser considerada uma administração de visão. O planejamento estratégico é em longo prazo, o que exige coragem política para sua execução, já que provavelmente os dividendos políticos ficarão para o próximo gestor. É essa coragem que falta aos administradores de várias cidades do interior paulista. Os que ousam tê-la promovem o bem estar à população.
Esta semana, ao ler na imprensa limeirense que a instalação de uma empresa de refrigerantes em Limeira não passou de mais um factóide da atual administração, me lembrei de Sorocaba. Ao contrário dos administradores de lá, os de cá não passam de capiais preocupados apenas com suas próprias hortas. O desenvolvimento aqui em Limeira só se dá em casas lotéricas e vídeo locadoras, se é que vocês me entendem...
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:13 0 comentários
Marcadores: Desenvolvimento, Investimentos, Limeira
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Estatais: o clientelismo em ação!
Desde 2003, quando iniciou o governo Lula, o inchaço da máquina pública foi enorme. Não em números absolutos, já que os serviços prestados pelo governo federal deixam muito a desejar (atendimento no INSS e a falta de policiais federais são dois bons exemplos disso). O inchaço se deu nos cargos de confiança onde estão empregados milhares de militantes do Partido dos Trabalhadores. É o famoso aparelhamento do Estado promovido pelo PT. Este aparelhamento se dá, geralmente nas estatais, que serve de cabide eleitoral e de fonte de renda ao partido (oficialmente o PT nega, mas é sabido que o militante em cargo comissionado precisa contribuir com 20% de seu salário ao partido).
A criação de novas estatais acarretaria, certamente, na criação de mais inúmeros cargos de confiança que, em última instância, alimentariam os cofres do PT e partidos aliados com o dinheiro público. Além da porcentagem dos salários, “doados compulsoriamente” aos partidos, existem as obscuridades que rolam nas negociatas destas estatais e que geram os famosos caixas-dois de campanhas, ou aqueles presentinhos do tipo Land Rovers.
O aparelhamento do Estado ainda gera mais um malefício ao povo brasileiro: a incompetência gerencial das estatais. Como são nomeados políticos para os cargos do alto escalão e não técnicos é comum observamos a incompetência rondando as empresas. A Infraero é um grande exemplo disso, pois não tem condições de gerir adequadamente os aeroportos e o gargalo neste setor é enorme.
A pesquisa Maiores e Melhores 2010, da revista Exame, traz um panorama dos problemas que são as estatais. Eletrobrás, Furnas e Infraero estão entre as 20 empresas que mais entraram no vermelho, que mais encolheram e que mais se endividaram em 2009.
O país esta afundado devido ao idealismo petista e a tentativa de criação destas novas estatais demonstra que este idealismo esta longe de acabar. Mais que o idealismo, o clientelismo é o real motivo da insistência do PT em se manter ou criar estatais. Além do arrombo nos cofres públicos, a ineficiência da máquina é o resultado desse clientelismo.
Quem paga a conta? Coloquemos o nariz de palhaço e procuremos um espelho para descobrir...
Postado por Marciél Gorrido Junior às 23:09 0 comentários
Marcadores: Estatais, Governo Lula, PT, TAV
domingo, 25 de julho de 2010
Comentários - 26 de julho de 2010
Cassoulet do Rotary Club Limeira
Deu trabalho, mas valeu à pena! Estava maravilhoso. Parabéns aos que trabalharam!
Cassoulet do Rotary Club Limeira II
Os maiores compradores foram disparadamente os políticos. Pedrinho Kühl com 5, Vagner Barbosa com 7 e o recordista Dr. Raul, Past President do Rotary Club Limeira, com 21.
Conversa interessante
E por falar em Vagner Barbosa, tivemos uma interessante conversa sobre política limeirense. Pelo visto algumas novidades entrarão em cena no pós-eleições.
A verdade
É que o PSDB esta deixando muito a desejar tanto no âmbito municipal, quanto no federal. As brigas internas não são boas para o partido.
Apreço
Tenho muito apreço pelos tucanos desde criança. Não tenho medo de deixar isso claro! Acredito que a social democracia é a melhor forma de desenvolver uma nação.
Mano Menezes
Felizes e tristes ao mesmo tempo. Essa é a torcida do Corinthians no dia de hoje. Felizes por mais uma vez fornecermos um técnico pra seleção brasileira. Tristes por perdermos um dos maiores técnicos que já passaram pelo clube. Foi emocionante ver o "bando de loucos" homenageando o Mano. Boa sorte Mano!
Alice no país das maravilhas
Belo filme de Tim Burtton, a adaptação de Alice no país das maravilhas, de Lewis Carroll. Fez-me lembrar de coisas importantes da vida!
Semana
Última semana de férias da faculdade e ancioso por voltar. Uma ótima semana a todos!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 23:35 1 comentários
Marcadores: Alice in wonderland, Corinthians, Dr. Raul, Mano Menezes, Pedrinho Kühl, PSDB, Rotary Club Limeira, Wagner Barbosa
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Comentários
A farsa do assalto
Não posso acreditar na história de que o assalto à residência de um candidato da cidade seria uma farsa para justificar uma possível desistência em troca de alguns reais. Seria muita petulância de sua parte...
Projetos inúteis
O vereador Carlinhos Silva esta propondo "fichar" os frequentadores da night limeirense. Propor melhorias no transporte público, redução de impostos e fiscalizar o executivo ninguém quer, não é?!
Laranjinhas
E cadê os laranjinhas pra multar as motos estacionadas irregularmente no centro de Limeira?
Americana
O prefeito Silvio Félix deveria visitar a praça Comendador Müller,no centro de Americana. Aquilo sim é que é reforma em praça de verdade!
Americana II
Além da praça, o prefeito Diego Denadai esta remodelando a avenida de entrada na cidade. A nova iluminação e a demolição daquelas estátuas ridículas estão fazendo um bem tremendo à cara da cidade!
Enquanto em Limeira...
Temos uma mísera fonte (desativada) e um prédio mixuruca. Temos também um out-door danificado mendigando empresas pra cidade e um radar fixo distribuindo multas de boas vindas à Limeira!
Falta capacidade
Penso que falta capacidade pra governar esta cidade. Não acredito em má fé, como dizem por aí...
Postado por Marciél Gorrido Junior às 21:14 0 comentários
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Relacionamentos
Recebi este e-mail hoje. Partilho-o, por achar que serve como uma boa reflexão para muitas pessoas, inclusive pra mim!
No e-mail ele foi atribuido à Arnaldo Jabour. Não consegui verificar a autenticidade da autoria, já que o próprio Jabour declarou que muitos textos que rolam por aí nos e-mails não são dele.
Independente de ser ou não de Jabour, vale à pena ser lido!
Relacionamentos
Sempre acho que namoro, casamento, romance tem começo, meio e fim. Como tudo na vida. Detesto quando escuto aquela conversa:
- 'Ah, terminei o namoro... '
- 'Nossa, quanto tempo?'
- 'Cinco anos... Mas não deu certo... Acabou'
- É não deu...?
Claro que deu! Deu certo durante cinco anos, só que acabou.
E o bom da vida, é que você pode ter vários amores.
Não acredito em pessoas que se complementam. Acredito em pessoas que se somam.
Às vezes você não consegue nem dar cem por cento de você para você mesmo, como cobrar cem por cento do outro?
E não temos esta coisa completa.
Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama.
Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel.
Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador.
Às vezes ela é malhada, mas não é sensível.
Tudo, nós não temos.
Perceba qual o aspecto que é mais importante e invista nele.
Pele é um bicho traiçoeiro.
Quando você tem pele com alguém, pode ser o papai com mamãe mais básico que é uma delícia.
E às vezes você tem aquele sexo acrobata, mas que não te impressiona...
Acho que o beijo é importante... E se o beijo bate... Se joga... Senão bate... Mais um Martini, por favor... E vá dar uma volta.
Se ele ou ela não te quer mais, não force a barra.
O outro tem o direito de não te querer.
Não lute, não ligue, não dê pití.
Se a pessoa ta com dúvida, problema dela, cabe a você esperar ou não.
Existe gente que precisa da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto. Ele titubeia, tem dúvidas e medos, mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
Nada de drama.
Que graça tem alguém do seu lado sob chantagem, gravidez, dinheiro, recessão de família?
O legal é alguém que está com você por você.
E vice versa.
Não fique com alguém por dó também.
Ou por medo da solidão.
Nascemos sós. Morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado.
E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua, seu olhar, seu pensamento.
Tem gente que pula de um romance para o outro.
Que medo é este de se ver só, na sua própria companhia?
Gostar dói.
Você muitas vezes vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração.
Faz parte. Você namora um outro ser, um outro mundo e um outro universo.
E nem sempre as coisas saem como você quer...
A pior coisa é gente que tem medo de se envolver.
Se alguém vier com este papo, corra, afinal, você não é terapeuta.
Se não quer se envolver, namore uma planta. É mais previsível.
Na vida e no amor, não temos garantias.
E nem todo sexo bom é para namorar.
Nem toda pessoa que te convida para sair é para casar.
Nem todo beijo é para romancear.
Nem todo sexo bom é para descartar. Ou se apaixonar. Ou se culpar.
Enfim...
Postado por Marciél Gorrido Junior às 20:15 0 comentários
Marcadores: Arnaldo Jabour
sábado, 17 de julho de 2010
CRIME ELEITORAL NO COMÍCIO DE DILMA
Postado por Marciél Gorrido Junior às 18:38 0 comentários
Marcadores: Dilma Rousself, Eleições 2010
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Onde esta o livre arbítrio no Brasil?
O Senado argentino aprovou nesta semana a união de pessoas do mesmo sexo. A Argentina torna-se, então, o primeiro país da América Latina a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo. Este assunto, aliado à discussão sobre a legalização do aborto, é o responsável pelas mais apaixonadas discussões. Afinal, devemos legalizar ou não tais práticas?
Considerando que a união homossexual e o aborto já acontecem aos milhares (ou seriam milhões?) no Brasil, devíamos legalizar sim e o mais rápido possível. O problema do Brasil é o alto teor de influência que setores religiosos exercem na política, mesmo a Constituição Federal declarando que somos um Estado laico.
A influência religiosa, sobretudo da Igreja Católica, é prejudicial ao Brasil desde a época do descobrimento. Como podemos observar numa análise geopolítica do assunto, países com maioria protestante são muito mais evoluídos econômica, social e educacionalmente. Com a as questões do casamento homossexual e da legalização do aborto as religiões tentam interferir num direito que elas mesmo pregam que Deus nos deixou: o livre arbítrio.
Os dogmas de uma religião não podem ser impostos à sociedade. Na sociedade em que vivemos, notoriamente no mundo ocidental, não cabe mais o controle da sociedade por parte das religiões. Isso ficou na idade média e em algumas culturas árabes e orientais.
Como livres em todos os aspectos, precisamos respeitar o direito de decidir, de livre arbítrio de cada um, mesmo sendo contrário a tais atitudes. Minhas convicções não podem sobrepor-se ao direito de escolha do próximo. Se for pecado ou não, quem julga é Deus (ou seja lá em quem ou no que a sua religião acredita).
Mais irresponsável que a atitude das instituições religiosas é a subserviência do Estado à tais atitudes. O parlamentar e o gestor público não pode se render a esse setor em detrimento de outros. É preciso legislar e governar em prol de toda a sociedade, inclusive às minorias.
As práticas do aborto e da união homossexual já são uma realidade e não há como escapar. O Estado já nem combate mais tais “crimes”. Falta apenas legalizar e legalização traria mais benefícios que malefícios.
As religiões mostram a sua decadência tentando controlar, através da Lei, atos que seus dogmas repugnam. A verdade é que as religiões não conseguem mais impor a sua política do medo para controlar a sociedade. Enfraqueceram-se e caminham para a extinção no longo prazo. As instituições públicas demonstram a sua fraqueza ao serem subservientes às decadentes religiões, afinal, muitas delas ainda angariam muitos votos de cabresto no Brasil.
Não é mais aceitável que no Brasil se transformem dogmas em Lei. Onde esta o livre arbítrio?
Assim como Voltaire, mesmo sendo contrário a tais atos, defendo até a morte o direito de cada um fazê-los! Parabéns ao congresso argentino pela coragem e liberdade de suas decisões!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:07 0 comentários
Marcadores: aborto, Brasil, Igreja, União homossexual
terça-feira, 13 de julho de 2010
Dia Mundial do Rock
Em comemoração ao dia mundial do rock, uma das últimas entrevistas de Raul Seixas.
Raul no Jô - Parte I
Postado por Marciél Gorrido Junior às 23:16 0 comentários
Marcadores: Dia Mundial do Rock, Jô Soares, Marcelo Nova, Raul Seixas
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Homenagem ao imposto de renda
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:25 0 comentários
Marcadores: Ultraje a Rigor
Notas
Combate à saidinha bancária
O prefeito Silvio Félix esta de parabéns ao arregaçar as mangas no combate ao crime conhecido como saidinha bancária. As medidas iniciais incluem a proibição de estacionamento de motocicletas num raio de 100 metros das agências e uma lista com as agências mais e as menos seguras.
Responsabilidade do estado
O combate ao crime é, constitucionalmente, dever do estado e não do município. Ao assumir a dianteira no combate a criminalidade Félix marca um gol à favor da sua gestão.
Contribuição de todos
O efetivo combate a esses e outros crimes tem que ter a contribuiçao de todos: Município, Estado, União e cidadão. Não sacar grandes montantes de dinheiro deixaria os bandidos sem ter onde atuar.
Polvo vidente
Estava na cara que esse negócio de polvo vidente era uma furada. Ou ninguém percebeu que ele sempre pega comida na caixa da esquerda?
Caso Bruno
A única coisa boa que vejo no caso do goleiro Bruno são as piadinhas que estão rolando por aí. Uma mais criativa que a outra! De resto, passo longe da TV, principalmente da Rede Record.
Reciclagem de resíduos da construção civil
Trabalho em um grupo que tem como uma das empresas uma processadora de resíduos da construção civil. Toneladas de concreto, aço, cerâmicos e madeira são processados diariamente e deixam de ser jogados em aterro sanitário, aumentando a sua vida útil. Em Limeira existe uma usina de processamento, do grupo Engep, mas que está sem funcionar, devido ao forte lobby do lixo na cidade.
Pensando somente em si
Por algumas pessoas pensarem somente em si e em seus comparsas, a cidade deixa de reciclar este material, gerar emprego e renda e ainda economizar aterro sanitário. Uma pena!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:22 0 comentários
Marcadores: Reciclagem, Segurança, Silvio Félix
terça-feira, 29 de junho de 2010
Olhar Diário
A umidade relativa do ar esta muito baixa. Vale seguir as dicas do Prof. Hiroshi Paulo Yoshizane, publicadas hoje no Jornal de Limeira:
- Evitar aglomerações e locais com poeira
- Bolinhas de gel
- Exercícios respiratórios no chuveiro
- Estender toalhas umidas o ambiente
Cidade dormitório
Não tem jeito. A vocação de Limeira é ser cidade dormitório mesmo. Saí por volta das 21h pra tentar encontrar algo interessante pra fazer e nada! Não tem livraria, não tem cafeteria...
Unificação das Delegacias de Polícia
E a reestruturação pretendida pela polícia civil do estado de São Paulo já virou uma enorme polêmica. A ideia é unificar tods os DPs, afim de economia e agilidade no atendimento à população. A indignação da população é com a diminuição do já escasso aparato polícial.
A unificação é pra melhor
Penso que a população só tem a ganhar com a unificação. A Polícia Militar tem que estar mais presente e precisa de mais investimentos. A Polícia Civil deve sim unificar suas operações, pois a qualidade tende a melhorar muito com isso.
Blog do Félix
O JL destacou, em sua coluna "Vai e Vem", as críticas do Prefeito às viações, em seu blog. Na minha opinião ele esta apenas "jogando pra torcida". Sem contar que muito do que ele escreve por lá não tem lá muita lógica.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:55 0 comentários
Marcadores: Jornal de Limeira, Polícia, Silvio Félix
domingo, 27 de junho de 2010
Olhar Semanal
Em época de Copa do Mundo não se fala em mais nada. Não tem final de reality show, último capítulo de novela e nem escândalo eleitoral que renda mais audiência que Kaká, Robinho, Messi, Maradona, Cristiano Ronaldo e Cia. E é por isso que acredito que a farra dos político inescrupulosos se dá exatamente nesta época. Mas é só uma suposição da minha parte...
Campanha
A campanha política bate à nossa porta. Bom, ao menos a campanha oficial, pois a extra-oficial já começou à tempos! E a campanha extra-oficial (e ilegal, diga-se de passagem) deu à Dilma o primeiro lugar na pesquisa CNI/IBOPE desta semana. A liderança custou R$30 mil, que é o valor das multas pagas por Lula por fazer campanha antecipada. Uma ninharia perto do que se gasta em uma campanha.
Bombas vão estourar
E por falar em campanha, logo se iniciará a camapanha dos candidatos à deputado em Limeira e já aviso de antemão: tem vereador candidato que vai sofrer na minha mão. Estou só esperando a campanha começar pra soltar na imprensa um fato sobre a sanha por votos. São fatos relacionados a nomeação de ruas para agradar famílias e angariar votos.
Manchete de jornal
Jornalista amigo analisou e disse que certamente a matéria renderá manchete de jornal. Os documentos comprovando os fatos já estão em mãos, com devidas cópias espalhadas em várias mãos. Há algumas semanas eu avisei, mas o candidato não consertou os erros. A solução é usar os meios apropiados e na hora certa!
Recapeamento
Esta melhorando muito a malha viária da cidade com os recapeamentos realizados ultimamente. Prefeito esta de parabéns nesta área. Só podia dar uma melhor atenção na sinalização. É muito fraquinha.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 21:48 0 comentários
Marcadores: Copa do Mundo, Eleições 2010, Recapeamento
PSDB erra na verdade, PT acerta na mentira
Essa virada precoce da candidata de Lula é o reflexo de três fatores: o racha no PSDB e coligações, o abuso petista de campanha irregular e uma insistência histórica do PSDB em dizer a verdade. E este último fator é o responsável pelas derrotas tucana em 2002 e 2006.
O PSDB insiste em dizer a verdade a uma massa de ignorantes políticos, que é o eleitorado brasileiro. José Serra em 2002, Geraldo Alckmin em 2006 e novamente Serra em 2010 usaram (e ainda usam) uma linguagem técnica que não atraí o ignorante político, diferentemente da hipocrisia lulista que ilude a massa e compra, oficialmente, os votos dos mais pobres.
O povão não entende o que é choque de gestão, redução dos gastos públicos diretos e nem a importância da meritocracia na gestão pública. Deixam-se levar pelos apelos populistas das bolsas distribuídas pelo governo, pelos filhos matriculados em faculdades que não tem o mínimo de qualidade e pelos aumentos irrisórios das aposentadorias. O PSDB, com seus intelectuais, muito mais teóricos que práticos, não aprenderam ainda como se conquista votos aqui no Brasil. Os sociais democratas não entenderam que o povão já se acostumou com a inflação sob controle (principal legado tucano) e agora quer muito mais. Mesmo que esse mais seja uma ilusão eleitoreira.
O PSDB erra tentando contar a verdade aos eleitores, enquanto o PT acerta contando a mentira. Como o eleitorado brasileiro, analfabeto político, não sabe distinguir uma verdade de uma mentira (até mesmo a aparência física da candidata petista é uma mentira), Dilma ultrapassa José Serra antes do imaginado pelos especialistas. E a tendência é de alta nas intenções de votos na petista, com previsões dos mais otimistas de vitória ainda no primeiro turno.
Enganar o povo com as mais ilusórias promessas (e com as mais descaradas formas de compra de votos) é a melhor forma de se conquistar a liderança numa campanha, como nos demonstra muito bem a fora de hora e irregular campanha petista. O próprio Lula só se elegeu quando deixou de lado as utopias e começou a enganar o povo. E com essas mentiras se tornou “o cara”, um dos presidentes mais populares na história deste país.
Os tucanos têm pouco mais de três meses para aprender a mentir e reconquistar a liderança.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 21:10 0 comentários
sábado, 5 de junho de 2010
A ilusão da casa própria
Um bom exemplo dessa ilusão são os empreendimentos que proliferam por aí (só em Limeira contabilizei seis desses). Em geral são apartamentos de cinqüenta metros quadrados, nos moldes dos lançados pela CDHU. Financiados em 20 anos (240 parcelas) a prestação gira em torno de quinhentos Reais. Essa prestação consome cerca de um terço da renda familiar da nova classe média. Se considerarmos que a aquisição de um apartamento ainda requer o pagamento de condomínio (que segundo um corretor que consultei vai girar em torno de 200 Reais) o percentual na renda é ainda maior.
Existem aqueles que alegam que é melhor pagar um imóvel em 20 anos, que viver de aluguel o resto da vida. Argumento acertado em partes. Despender cerca de 700 Reais mensais, por 20 anos, para morar em um apartamento com míseros cinqüenta metros quadrados e ainda pagar condomínio o resto da vida não tem lá muitas vantagens. A qualidade de vida em um imóvel destes é muito aquém da desejada.
Algumas pessoas me disseram que realmente não é muito vantajoso, mas é o que tem disponível para a nova classe média. Mais uma vez isso não é uma verdade. Com um bom planejamento e com o mesmo financiamento da Caixa Econômica Federal é possível construir um imóvel de 80 metros quadrados em um terreno de 200 metros quadrados. A qualidade de vida aumenta consideravelmente.
Essa corrida desesperada não passa de herança do nosso passado de inflação nas alturas, quando o único investimento seguro era um imóvel. Hoje, com quase duas décadas de estabilidade econômica e com crescimento sustentável da economia, não se justifica o desespero em busca de um imóvel. É possível planejar melhor para a aquisição do imóvel.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 19:59 0 comentários
Marcadores: Casa Própria, Limeira, Minha Casa Minha Vida
domingo, 2 de maio de 2010
Aposentem a tribuna livre já!
Uma tribuna é um móvel, semelhante a um púlpito, de onde os oradores proferem suas falas. A tribuna necessita estar em nível acima do público a fim de melhorar a qualidade da assistência. Grandes oradores como Cícero, Demóstenes, Mussolini e Fidel Castro utilizaram-se de tribunas para dissipar suas idéias ao público e é por essas e outras que uma tribuna tem um papel coadjuvante de grande importância à história da humanidade.
Livre, segundo o dicionário Michaelis, dentre os vários significados, é “não comprometido por vínculos ou obrigações legais ou morais”. Também diz que livre é “Isento ou liberado de qualquer coisa especial que controle, restrinja, preocupe, oprima etc.”.
Com essa pequena análise dos termos podemos concluir que Tribuna Livre é o local onde oradores proferem suas palestras de forma não comprometida e sem restrição e opressão. Correto? Não para a Câmara dos vereadores de Limeira!
Estamos acostumados a ouvir muita asneira proferida do alto daquela tribuna livre. Já presenciei vereador defendendo o indefensável (como a CIP, o aditivo da concessão de água e o aumento do IPTU), já presenciei vereador criticando quem leva Limeira nas costas (como certa vez em que uma vereadora criticou injustamente uma Ordem que administra a Santa Casa) e recentemente vimos sindicalistas naquela tribuna falando tantas asneiras que me senti num show do Ary Toledo. Já fui até chamado de vagabundo pela D. Elza e pela D. Iraciara naquela tribuna. Agora, cerceamento da liberdade de expressão e manobras anti-desenvolvimento de Limeira já é demais!
Creio que o ato vergonhoso contra o economista Celso e o vereador Paulo, além de ser uma manobra para proteger o prefeito, foi pura inveja de certos vereadores. Inveja da atuação do vereador Paulo Hadich que vem se destacando nesses 16 meses como parlamentar. Já trabalhou em prol de Limeira muito mais do que alguns vereadores que estão por lá há mais de dois mandatos. Inveja do “know-how” que tem o economista Celso Leite em sua área de atuação.
E é por essas e outras que eu apelo: aposentem a tribuna livre já! Ela não serve aos seus propósitos. Aquele móvel é mais um gasto inútil dentre os milhares que são realizados pelos nossos políticos. Não esta faltando espaço na Câmara para acomodar mais sete vereadores? Então comecem a liberar espaço jogando fora tudo o que não é útil, como por exemplo, a tribuna.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 16:18 0 comentários
Marcadores: Câmara Municipal de Limeira, Celso Leite, Paulo Hadich
terça-feira, 27 de abril de 2010
Micros - 27 de abril de 2010
Problemas crônicos
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:12 0 comentários
Marcadores: Limeira, Micros, Obras Viárias em Limeira, Transporte Público
Festival da Boa Vizinhança
Fim de semana estive no emocionante encontro dos fãs brasileiros do seriado Cháves. Estiveram presentes os atores Carlos Villagrán, o Quico, e Edigar Vivar, o Seu Barriga.
Quase meio século de sucesso levou aproximadamente 10 mil pessoas ao Mart Center e agitou a Vila Guilherme, em Sampa.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 21:36 0 comentários
Marcadores: Festival da Boa Vizinhança
Temos que pensar grande sim!
O governo Sílvio Félix será lembrado como o governo dos projetos faraônicos. Tem ponte de estrutura metálica, moinho de vento, vila das nações, parque olímpico, torre com vista panorâmica, aeroporto de 50 milhões de reais... A lista é enorme!
É preciso pensar grande sim. Apesar de muitos criticarem os sonhos do atual prefeito, é preciso sonhar e sonhar alto! Tudo o que já foi realizado pela humanidade se materializou de um sonho de algum sonhador. Limeira já teve grandes sonhadores como o Senador Vergueiro, Capitão Cunha Bastos, Emanuel Rocco, Sebastião Fumagalli, Paulo D’Andrea e tantos outros. Não podemos desprezar também os sonhos de Sílvio Félix.
Ter grandes projetos prontos, na prateleira, também pode nos render mais investimentos estaduais e federais. É só ver o exemplo da visita do Ministro dos Esportes Orlando Silva recentemente à cidade. Na ocasião, a prefeitura tinha em mãos um projeto ambicioso de um centro olímpico e apresentou ao ministro que ficou impressionado com o projeto e prometeu ajuda federal para a realização. Os outros projetos, como o aeroporto e a torre do imigrante, também poderiam nos render verbas de outras esferas do executivo.
O que falta em Limeira é pensar grande também no quesito desenvolvimento e isso sim deve ser duramente criticado. Apesar de estar a quase seis anos à frente da administração municipal, Silvio ainda não emplacou uma empresa ou um distrito industrial de grande porte. E isso faz falta ao município. Tratar o desenvolvimento industrial como prioridade é a chave para realizar os grandes projetos, já que a maior parte da arrecadação de um município vem do ICMS pago ao estado por essas empresas. A matemática é simples: mais empresas, maior arrecadação. Maior arrecadação, mais dinheiro pra construir torres, moinhos de vento e muito mais.
O turismo também é outro ponto chave. Não temos vocação ao turismo de passeio, já que ser berço da imigração européia de cunho particular não é lá muito atrativo. Mas temos alto potencial para desenvolvermos o turismo de negócios, especialmente na área de semi-jóias, folhados e autopeças. Esse tipo de turismo rende altos dividendos ao setor hoteleiro e de prestação de serviços e neste ponto também precisamos pensar grande.
Pensar grande e ter grandes projetos, grandes sonhos, não é ruim e as críticas ao prefeito são, até certo ponto, injustas. Nas últimas três décadas faltaram grandes sonhadores à Limeira e isso nos levou a derrocada da industrialização. Sonhar é preciso e realizar esses sonhos se faz urgente! Para isso a chave é o desenvolvimento. Desenvolvimento das pessoas, do parque industrial, da educação e da cidade como um todo.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 21:26 0 comentários
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Ataque do PT ao Jornal de Limeira: isso sim é leviano!
Os partidários do PT que me desculpem, mas este partido é cômico demais. Digno de participação especial em programas televisivos como a Zorra Total e A Praça é Nossa. Assim como o partido apresenta as suas gracinhas (pra não dizer palhaçadas) em âmbito Nacional, o circo também se arma por aqui, na esfera municipal.
Na última segunda-feira a presidente do Sindsel , Eunice Lopes, ocupou a tribuna da Câmara para atacar o redator chefe do Jornal de Limeira, Carlos Chinellato, e repudiar um artigo de sua autoria. Eunice chamou o redator de “leviano”. Meu Deus do céu. Um petista chamando alguém de leviano... onde vamos parar?
Vamos supor que a executiva municipal do partido saiba o que significa leviano. Se souberem o que significa, seria melhor então empregar essa palavra para descrever a greve do funcionalismo municipal nos últimos anos, já que o aumento salarial pretendido nunca foi alcançado. Seria melhor empregar o termo leviano à participação do PT nas greves do funcionalismo e dos motoristas e cobradores, afinal, é muita leviandade deixar crianças sem escola e trabalhadores sem transporte para promover políticas partidárias, não é mesmo?
Leviandade é trazer pra Limeira os vagabundos e baderneiros do MST que invadiram uma área pública onde seriam construídas empresas e criaria milhares de empregos. Leviandade é ocupar um prédio na área central e, ao final de tudo, não resolver o problema dos sem casas. Por fim, leviandade é ocupar a tribuna da Câmara para tratar de brigas pessoais. Definitivamente isso é jogar o dinheiro do povo no lixo.
O partido ainda criticou as charges publicadas pelo jornal. Injustificável, já que o PT em si é uma charge. Um presidente que não sabe de nada e não viu nada sobre o mensalão. Um presidente que toma uns “gorós”, uns aloprados que trazem dólares de Cuba pra pagar dossiê (detalhe: o dossiê era falso e o partido jogaria os milhões do povo cubano no lixo), outros que ganham Land Roovers para ficar calado, outros que roubam cooperados descaradamente para financiar campanhas eleitorais. Tem até militante que cobra propina de trabalhadores de bares de clubes ligados a sindicatos, que por sua vez são ligados ao partido. Se isso não é motivo pra charges, não sei mais o que é uma charge então.
É incrível como estes militantes seguem à risca a cartilha ideológica do partido, que remete ao tempo das cavernas. Criticar e pregar o cerceamento da liberdade de imprensa justamente contra o veículo de comunicação mais imparcial de Limeira isso sim é ser leviano! O PT não tem a coragem de criticar a imprensa chapa branca que impera na cidade e que realmente prejudica a população. Não critica porque o partido dá de ombros ao povo de Limeira (as greves incitadas pelo partido são um exemplo disso).
Felizmente em Limeira o PT é um partidinho insignificante e nunca chegará ao poder de fato. Caso esse tipo de conduta imbecil continue rondando o partido, por aqui eles não passarão de figurantes da política.
O que ocorreu na Câmara segunda-feira serviu para uma reflexão: já que o partido defende tanto o PNDH3, programa que, entre outros, defende o cerceamento da liberdade de imprensa, poderiam também incluir um artigo no programa que coíbe a prática de imbecilidades nos púlpitos de Câmaras Municipais.
Acorda PT de Limeira! Nem o PT nacional é mais tão leviano e imbecil!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 19:44 0 comentários
Marcadores: Carlos Chinellato, Censura, Jornal de Limeira, PT
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Micros - 12 de abril de 2010
Recorde
Hoje bati meu recorde em um mesmo trabalho: 6 meses. Parabens pra mim! Que venham mais 6 meses!
Projetos Grandiosos
Particularmente não sou contra os grandiosos projetos do prefeito Silvio Félix. Acho que temos que planejar grande mesmo e não nos importar com as opiniões opostas. Um exemplo que pensar grande vale à pena foi o entusiasmo do Ministro Orlando Silva em visita à Limeira com o projeto de um centro esportivo na região do Campus II da UNICAMP. O Ministro prometeu total apoio ao projeto.
Oscar Niemeyer
O projeto é de autoria de Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos de todos os tempos. O Centro Esportivo Olímpico vem de encontro com o curso de Ciências dos Esportes, da UNICAMP de Limeira.
Incentivo Olímpico
Segundo o Ministro, os investimentos Olímpicos para 2016 vão além da infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro. A ideia é que sejam investidos bilhões de reais em todo o país para o incentivo à prática dos esportes.
Furtos e roubos
E a situação de Limeira não é nada agradável na questão dos roubos e furtos de veículos. Proprietários não saem de casa em paz e o preço do seguro está lá nas alturas.
Protesto de Cameron
Não entendi qual é que é a desse diretor James Cameron (Avatar e Titanic) de vir protestar aqui no Brasil contra a construção de uma usina hidroelétrica. Porque ele não protesta contra as usinas à carvão que dominam os EUA, o seu país? Pelo que eu saiba, as usinas à carvão tem um potêncial de destruição do meio ambiente muito maior que uma hidroelétrica.
MST
E os pelegos do MST estavam lá no protesto. Deixo aqui, parafraseando o jornalista João Leonard, o meu VTNC para Cameron e pro MST.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:42 0 comentários
Marcadores: Esportes, Furtos e Roubos, James Cameron, MST, Olimpíadas, Orlando Silva, Oscar Niemeyer
domingo, 11 de abril de 2010
Sobre Jardins
Francis Bacon - 1561 - 1626
Postado por Marciél Gorrido Junior às 21:45 0 comentários
sábado, 3 de abril de 2010
sexta-feira, 2 de abril de 2010
APEOSP: a serviço do PT, contra os professores
O protesto da APEOESP que vimos na última sexta-feira no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi mais uma demonstração de que o Partido dos Trabalhadores usa de métodos inescrupulosos para desestabilizar os governos de oposição. Mesmo após uma comissão formada por seis professores ter adentrado no Palácio dos Bandeirantes para negociar o impasse, professores que protestavam nos arredores, incitados por declarações que partiam do carro de som, atacaram a polícia com paus, pedras e ovos. A polícia reagiu com gás de pimenta e gás lacrimogêneo.
Felizmente a maioria esmagadora do professorado não participou e nem concorda com essa mobilização motivada, principalmente, pelo pleito eleitoral que se aproxima. A maioria é inteligente o suficiente para não ser fantoche da APEOESP, mais um sindicato a serviço da pré-candidata Dilma Rousself e do PT.
No dia anterior à baderna, a dirigente da APEOESP Maria Izabel Noronha, dividia o palanque com a Ministra pré-candidata. Das 5 mil pessoas que participavam do protesto, a maioria era de alunos e militantes partidários, o que demonstra claramente as falsas intenções da APEOESP. Nas imagens do confronto é possível observar inúmeras bandeiras do PT.
Esse movimento é típico do Partido dos Trabalhadores. Em Limeira mesmo já observamos inúmeros destes atos em que o partido usa de fantoches para desestabilizar os seus opositores. Um ato contra o povo com o único objetivo de obter o poder. Utilizar-se dos professores, que deveriam dar o exemplo à sociedade, é o maior ato de irresponsabilidade que essa horda pode cometer.
É verdade que o salário dos professores é defasado e que as condições de trabalho ainda deixam muito a desejar, mas os problemas param por aí. A APEOESP, movida por intenções político-partidárias, tenta convencer o professorado que a avaliação por competência é injusta. Injusto é termos professores despreparados dando aulas por aí. E olha que professor despreparado por aí tem aos milhares. Sugiro que ao invés de se concentrar na campanha da Dilma, a APEOESP se concentre em capacitar os professore. Assim eles terão mais chances de conquistarem os bônus por competência que o Estado esta oferecendo a partir deste ano.
Os professores precisam ficar de olhos abertos para não serem fantoches político-partidários deste sindicato. Se não ficarem espertos se igualarão às hordas já existentes e que prestam zelosos serviços ao partido dos trabalhadores como o MST e a UNE.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 16:27 0 comentários
segunda-feira, 29 de março de 2010
Micros - 28 de março de 2010
Apagar da memória
A semana que se passou não quero lembrá-la nunca mais. É irreal perder uma amiga jovem de forma trágica.
Falta planejamento
Ainda falta muito planejamento nas obras realizadas em Limeira. O exemplo mais recente é a revitalização do córrego Barroca Funda. Como publicado no jornalistas.blog a obra deixa muito à desejar, do ponto de vista ambiental e econômico. Estamos na contramão do resto do mundo!
Assaltos
A onda de assaltos em Limeira não para de aumentar. A bola da vez agora são as mulheres pilotando motocicletas. Sem contar os elevados casos de roubos e furtos de veículos. O valor do seguro vai lá em cima e acaba pesando demais pra quem já paga IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, CIDE e etc...
Eleições 2010
O governador de São Paulo José Serra voltou a se distanciar da pré-candidata do PT, na pesquisa do Instituto Datafolha. A vantagem chega a 9 pontos percentuais.
Ônibus adaptados
Reportagem do Fantástico, da Rede Globo, mostrou as dificuldades de quem depende do transporte público adaptado. Em muitas capitais o problema é gravíssimo. Apesar de a frota de ônibus estar sendo adaptada aos poucos, problemas como a falta de manutenção atrapalham o serviço. Em Limeira, cerca de 20% da frota esta adaptada, depois de anos de luta. Segundo o Fantástico, uma lei federal obriga que 100% da frota seja adaptada até 2014.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:28 0 comentários
Marcadores: Micros
domingo, 28 de março de 2010
Na contramão da onda ambiental
O prefeito Silvio Félix postou em seu blog imagens da “revitalização” do córrego Barroca Funda e na semana passada estive visitando a obra. Sem sombra de dúvidas é uma obra necessária, já que a região sofria com constantes alagamentos e a erosão das margens do curso d’água. Infelizmente o que podemos constatar na obra não é nada animador.
A prefeitura optou pela canalização do córrego, na contramão das iniciativas mundiais de “descanalização”. Estão sendo assentadas aduelas de concreto em forma de “U” no leito do córrego o que gera muitos problemas ambientais além de ser a solução mais cara para o problema.
O maior problema que uma canalização gera é o aumento na velocidade de escoamento das águas. A velocidade aumentando, a probabilidade de alagamento no trecho imediatamente abaixo é maior. Analisando o caso específico daquela região vemos que o trecho canalizado deságua na rotatória que dá acesso ao Jardim Florença, justamente um dos pontos de alagamento da cidade. Se o local já alagava antes da canalização é melhor se preparar para o que irá vir por aí.
Outro problema grave da canalização é que ela impossibilita a infiltração da água no solo. Isso aumenta o volume de água escoada superficialmente e não permite a recarga do lençol freático.
É claro que a canalização é a solução mais fácil, mas não é a melhor solução. Além dos danos ambientais irreversíveis a obra é de elevadíssimo custo. O que esta sendo executado no Barroca Funda pode facilmente atingir a casa do milhões (no plural). Se a obra fosse realizada da forma ambientalmente correta seria bem mais barato que da forma que esta sendo feita.
Mais uma vez a administração municipal esta na contramão do resto do mundo. Cidades da Europa estão removendo o concreto das canalizações dos rios e devolvendo a eles o seu leito original, replantando a mata ciliar. Em Limeira, depois de vermos a revitalização do Ribeirão Tatu (a melhor obra da atual administração), temos que engolir um retrocesso desses.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 13:17 0 comentários
Marcadores: Limeira, Obras Viárias em Limeira, Urbanismo
sábado, 27 de março de 2010
Morte - Pedro Bial
Assisti a algumas imagens do velório do Bussunda, quando os colegas do Casseta & Planeta deram seus depoimentos, parecia que a qualquer instante iria estourar uma piada, estava tudo sério demais, faltava a esculhambação, a zombaria, a desestruturação da cena, mas nada acontecia ali de risível, era só dor e a perplexidade, que é mesmo o que causa em todos os que ficam.
A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte por si só, é uma piada pronta.
A morte é ridículo.
Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário.
Tem planos para semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório...
Colocar gasolina no carro e no meio da tarde...
MORRE.
Como assim?
E os e-mails que você ainda não abriu?
O livro que ficou pela metade?
O telefonema que você prometeu dar a tardinha para um cliente?
Não sei de onde tiraram esta idéia:
MORRER...
A troco de que?
Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviram para nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente.
Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego. Mas não desistiu.
Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de duvidas quanto à profissão escolhida...
Mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente...
De uma hora pra outro, tudo isso termina...
Numa colisão na freeway...
Numa artéria entupida...
Num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis...
Qual é?
Morrer é um chiste.
Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida.
Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas...
Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas...
A apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.
Logo você que dizia: das minhas coisas cuido eu.
Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer.
Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas e mulheres magras e morre num sábado de manha.
Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito...
Isso é para ser levado a sério?
Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem vindo...
Já não há muito mesmo a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas.
ok, hora de descansar em paz.
Mas antes de viver tudo?
Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas.
Morrer é um exagero.
E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas.
Só que esta não tem graça.
Por isso viva tudo que há para viver.
Não se apegue as coisas pequenas e inúteis da vida...
Perdoe...
Sempre!!
Para uma pessoa que se foi essa semana, antes da hora... (indicação de Bruno Ponte)
Postado por Marciél Gorrido Junior às 11:47 0 comentários
domingo, 21 de março de 2010
Histórinha
Estória (ou história?) de Paulo Coelho publicada hoje pelo Jornal de Limeira:
Na Busca da Verdade
O Demônio conversava com seus amigos, quando notaram um homem que se abaixava para pegar algo no chão.
- Ele encontrou um pedaço da verdade - disse o demônio.
Os amigos ficaram preocupadíssimos. Um pedaço da verdade poderia salvar a alma daquele homem - e seria menos um no inferno. Mas o demônio continuava impertubável, olhando a paisagem.
- Não se preocupem. Sabe o que ele fará com este pedaço? Como sempre, vai criar uma nova seita. E conseguirá afastar mais pessoas da verdade total!
Como eu sempre digo: é, faz sentido!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 12:47 0 comentários
quinta-feira, 18 de março de 2010
Dúvida
Uma dúvida me ocorreu hoje lendo um blog: Uma pessoa apostólica é uma pessoa viciada em jogar na loteria?
Postado por Marciél Gorrido Junior às 00:00 1 comentários
terça-feira, 16 de março de 2010
Micros - 16 de março de 2010
Aniversário
Hoje é aniversário da minha velhinha preferida! Mãe, parabéns, felicidades e sucesso!
Transporte Público
O Jornal de Limeira pública hoje reportagem sobre a nova tarifa e os velhos problemas do transporte público de Limeira. O que não se falou foi que a Rápido Sudeste colocou em circulação nesta segunda 10 veículos novos e adaptados para deficientes.
CPI
A CPI naufragou? Não se fala mais nada sobre o assunto.
Palhaçada
E esta entrando em cena o circo político-partidário apresentado pelo sindicato dos servidores públicos de Limeira. Os palhaços somos nós e o show de marionetes fica por parte dos servidores públicos!
Basquete
Bom saber que o basquete de Limeira não foi enterrado ainda.
Serviços de vidência
Continuando com os meus serviços de previsão do futuro, acertei mais uma: a Rua Dr. Trajano esta sem sinalização há exato 1 mês. Estou pensando em abrir um consultório para previsões. Meu índice de acerto esta na casa dos 100%
Postado por Marciél Gorrido Junior às 11:59 0 comentários
Marcadores: Micros
sábado, 20 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Micros - 18 de fevereiro de 2010
Estava certo!
E eu escrevi aqui, três dias atrás, que um renomado político me disse que a semana era decisiva. E não é que ele tinha razão! Esse negócio de SP Alimentação, Le Baron, Unifarma... vai render!
CPI à vista
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito está bem próxima. Diferentemente da CPI das apostilas, esta CPI tende a ser mais apertado para o prefeito. O problema são as negociações de bastidores que estão rolando desde antes de a denúncia vir à tona. Alto escalão e vereadores pau-mandados já sabiam que a bomba ia estourar!
Lucrativo
E as negociações são bem lucrativa$. Tem neguinho até vendo sua campanha à deputado naufragando...
Empregos
Ao menos uma boa notícia: Limeira bateu recordes na geração de empregos em janeiro. Nada mérito do prefeito, apenas surfamos numa onda nacional.
Recapeamento
Da Rua Dr. Trajano ficou uma belezinha. Só que a sinalização vai demorar uns 2 meses... o histórico indica isso!
Pelo amor de Deus, parem!
Não aguento mais esse negócio de rebolation... ô inferno!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 23:23 0 comentários
Marcadores: Micros
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
Micros - 15 de fevereiro de 2010
Frase
"O Amor nunca impede um homem de seguir a sua Lenda Pessoal. Quando isto acontece é porque não era o verdadeiro Amor, aquele que fala a Lingua do Mundo" - Livro O Alquimista, de Paulo Coelho.
Melhor investimento
O melhor investimento que fiz nos últimos tempos foi a TV à Cabo. Percebi isso nesta época de carnaval! Como diria a minha mãe: "carnaval é coisa do capeta!' rs...
Pior investimento
O pior investimento foi os R$5 Milhões que a empresa Águas de Limeira, atual Foz do Brasil, colocou na revitalização do Vale do Ribeirão Tatu. A Prefeitura não faz a manutenção e está tudo indo água abaixo. Relatei o caso no Jornalistas.blog.
Agora vai?
Será que agora vão começar a prender de verdade os políticos corruptos? Pelo menos o Arruda passar o carnaval na cadeia já foi bem simbólico!
Benefícios
Pesquisas indicam que o café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes e na vida sexual. Levando em consideração que tomo uns 2 litros de café por dia eu não envelhecerei, sou um belo esportista e... bom, deixa pra lá!
Semana decisiva
Semana decisiva na política limeirense. Será? Foi um renomado político quem me disse...
Postado por Marciél Gorrido Junior às 19:27 0 comentários
Marcadores: Micros
Dinheiro do povo rio à baixo
Com a mesma intensidade que fiquei feliz ao ver o Vale do Ribeirão Tatu revitalizado, fiquei decepcionado ao caminhar por lá recentemente. A obra recém terminada deu uma nova cara ao local. A limpeza da calha do ribeirão, o gramado protegendo os taludes e a construção da Marginal Oeste transformou uma região tomada pelo mato e abandono em uma paisagem bonita e agradável. O local se transformou até em pista de caminhada. Mas infelizmente o ditado “tudo que é bom dura pouco” se fez valer neste caso.
Como a maioria das obras desta administração, tudo esta desabando. Os muros-ala (usado nas saídas das galerias e compostos por um muro de contenção e uma escada de dissipação hidráulica) em sua maioria já foram destruídos, levados pelo ribeirão. Os taludes gramados, assim como no começo da obra, também estão sendo levados deixando as margens expostas e passíveis de erosão. As calçadas já estão todas trincadas e remendadas. Poças d’água podem ser vistas em vários pontos, propiciando um ambiente perfeito aos mosquitos da dengue depositarem suas larvas.
Um dos maiores desperdícios de dinheiro na obra certamente é relacionado ao plantio de grama. A grama do tipo esmeralda que foi plantada na região é a melhor e a mais bonita para esse tipo de situação, porém necessita de uma manutenção constante. E não é isso que vemos no local. A grama esta cheia de brachiária (praga que atinge as plantas), sem aparar e já esta destruindo as calçadas e até o pavimento. Em pouco tempo o gramado será novamente um matagal. Centenas de milhares de Reais foram gastos só no plantio de grama, investimento que, sem a devida manutenção, esta virando mato.
Não custa lembrar que a revitalização do Vale do Ribeirão Tatu foi fruto de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado entre o Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal e Águas de Limeira (atualmente Foz do Brasil), porém à custa do dinheiro do povo e não do dinheiro público. Explico: o dinheiro não saiu dos cofres públicos que são abastecidos com o dinheiro do povo, portanto, dinheiro público. Os investimentos saíram de um reajuste extraordinário e duplo das tarifas de abastecimento de água e de coleta de esgoto. Somados os dois reajustes chegaram a quase 20% além, é claro, do reajuste ordinário anual. Foi com o dinheiro deste reajuste e não com o dinheiro dos impostos que a obra foi realizada.
É uma irresponsabilidade para com o futuro deixar uma obra deste porte jogada às traças. É o retrato desta atual administração que realiza obras descartáveis para enganar trouxas na época das eleições. Isto esta acontecendo agora: várias obras que estavam paradas estão voltando à todo vapor e ficarão prontas às vésperas das eleições.
Cada vez mais o dinheiro público esta indo Ribeirão Tatu à baixo. E como todas as obras vão embora na primeira chuva que cai, quanto mais obras, mais nosso dinheiro escoa pelo Ribeirão.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 15:08 0 comentários
Marcadores: Limeira, Obras Viárias em Limeira, Urbanismo
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Micros - 10 de fevereiro de 2010
Estradas Rurais
A zona rural de Limeira pede socorro. As demasiadas chuvas de ultimamente tem causado muitos transtornos para quem mora nesta região da cidade. A estrada da Balsa ja passou da hora de ser pavimentada até Americana (ao contrário do que todos pensam a estrada não liga Limeira à Santa Bárbara D'Oeste e sim à Americana, na região do bairro da Balsa).
2025
Quando eu assumir a prefeitura em 2025 pavimentarei 100 quilômetros de estradas rurais. Que fique registrado!
De novo
Caiu mais uma vez uma das pistas da Via Cruanes Filho, na altura do Jardim Florença. Nem vou comentar isso.
Começou a palhaçada
E o sindicato dos servidores públicos começou a palhaçada novamente. Reivindicar 15% de aumento é absurdo, já que a inflação não passa dos 6% no país há anos. Aumento acima da inflação tem que ser somente por merecimento, o que atingiria menos de 50% do funcionalismo!
Finalmente I
Começou hoje a implantação do novo sistema de transporte público em Limeira. O Terminal Central Urbano (TCU) entrou em operação parcialmente, como teste. Também entrou em operação a integração total do sistema.
Finalmente II
As empresas que adquiriram a Rápido Sudeste se apresentaram à Prefeitura. A partir de agora a tendência é a melhoria nos serviços prestados pela empresa. A Rápido Sudeste pertencia ao grupo da Auto Viação Americana S/A, empresa que na semana passada teve 8 veículos apreendidos por falta de pagamento de credores.
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:36 0 comentários
Marcadores: Estradas Rurais, Micros, Obras Viárias em Limeira, Transporte Público
Reduzir
Nunca uma promessa de fim de ano deixou-me tão leve como a que fiz na passagem de 2009 para 2010. Nunca fui de fazer promessas de ano novo. Pra mim 31 de dezembro sempre foi igual a 1°. de janeiro. Mas este ano resolvi mudar e apostar numa promessa comigo mesmo. Partindo da Lei de Pareto 80/20, que prega que 80% das nossas conquistas advêm de 20% de nossos esforços, queria uma promessa que fosse ao mesmo tempo sutil e abrangente. Foi então que resolvi: em 2010 eu vou reduzir! Mas reduzir o quê? Tudo! Foi o que me veio à mente imediatamente!
Reduzi tudo o que é prejudicial e possível de se reduzir: banhos 20% menores (antes eu fazia a barba debaixo do chuveiro e agora faço antes do banho), meu tempo na internet (limitei a 2h diárias durante a semana e a 5h diárias no fim de semana), o consumo de carne vermelha (que além de mais demorada pra se digerir, agride mais o ambiente que os peixes e as aves), as impressões de planilhas no trabalho e muitos outros itens.
Hoje mesmo comprei uma caneca e depois parei pra fazer as contas. Por dia eu consumia aproximadamente 4 copos plásticos. Se multiplicar isso por aproximadamente 240 dias de trabalho, seria uma economia de quase mil copos por ano ou 10 embalagens de 100 copos cada. Financeiramente isso se traduz em menos R$40,00 em gastos para a empresa onde trabalho. Pouco? Multiplica isso por 100 funcionários e teremos uma economia anual de R$4.000,00. Sem contar o ganho ambiental!
Consumindo menos a economia também se traduz no meu bolso (e não só no bolso do meu patrão!). Consegui passar o mês de janeiro sem as três revistas mensais que eu comprava. Li todas as matérias interessantes e que estavam disponíveis nos sites das próprias revistas. Também não comprei nenhum DVD na piscina de DVDs das Lojas Americanas (um vício que eu tinha até 2009). O dinheiro que sobrou apliquei nos meus, até então parcos, investimentos. E o futuro agradece!
Também reduzi o ritmo de trabalho e, por incrível que pareça, estou rendendo bem mais! Praticamente o dobro. Hoje mesmo, talvez empolgado pela ideia da caneca, tive um lampejo e desenvolvi um método de trabalho que reduziu meu tempo empregado em certa atividade à 20% do tempo gasto originalmente. Certamente isso se deve à uma mente mais limpa e clara que só a redução do ritmo de trabalho pode dar.
O melhor de tudo isso não é a economia de dinheiro e dinheiro. O melhor é saber que eu não sou escravo de certas coisas que na verdade não tem valor algum. É saber que estou contribuindo localmente para amenizar um problema global. E não há nada neste mundo melhor que dormir com a leveza de reduzir. Reduzir o consumo, o ritmo frenético de trabalho, as horas perdidas na TV ou na internet com futilidades.
Se você ainda não experimentou reduzir, experimente! Compre agora mesmo uma caneca e tenha a certeza de uma boa noite de sono logo mais!
Postado por Marciél Gorrido Junior às 22:21 0 comentários
Marcadores: Crescimento Pessoal, Sustentabilidade