domingo, 27 de dezembro de 2009

O Verdadeiro Cenário Político

Mesmo estando longe de 2012 já temos alguns otimistas atuando no cenário político. Acham que a “boquinha” já esta garantida até 2016, mas se esquecem de que o mundo dá voltas. E como dá voltas! Pensam que vão enganar a massa (que ainda é burra) para sempre. Pobres sonhadores!

Ninguém consegue levar à diante por muito tempo uma pseudo-administração. Pseudo porque administrar é olhar para o futuro e não usar de factóides, de engana trouxas. Administrar é estar na frente, na vanguarda e não se contentar apenas com resultados positivos. De que adianta resultados positivos aquém do restante dos municípios da nossa região?

As obras que se iniciaram às vésperas das eleições em 2008 estão inacabadas. O Anel Viário, no trecho da Via Cruanes Filho, está caindo. No trecho da Francisco D’Andréia as obras já duram mais de dois anos. A ponte preta não serviu nem como presente de natal. A rotatória que liga o Parque Avenida ao Jardim Ouro Verde, uma obra de pequeno porte, está à passos de tartaruga há anos. Sem contar inúmeras obras e fatos que o espaço não me permitiria comentar.

As perguntas que ficam são: será que vale à pena enganar para se ter 80% de aprovação? Será que a massa cai novamente na mesma pegadinha? A cidade esta novamente virando um canteiro de obras que certamente ficarão inacabadas. Será que o povo se deixará enganar novamente? Eu acredito que não.

2012 não será tão fácil como se pensa. A esmagadora vitória de 2008 foi apenas reflexo da fraqueza da oposição, cenário que dificilmente se repetirá em 2012. Aí sim veremos a verdadeira vontade da população de Limeira. O verdadeiro cenário político municipal passa longe dos sonhos dos otimistas. O verdadeiro cenário político é outro e será muito bem conhecido, mas só em 2012. Tudo o que se disser antes disso é apenas sonho!

sábado, 19 de dezembro de 2009

Dicionário

Pra quem não sabe o que é demagogia, assista o vídeo abaixo e aprenda!




Vídeo gentilmente copiado do Jornalistas.blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O transporte público de Limeira - II

No artigo anterior sobre o transporte público de Limeira comentei alguns aspectos técnicos como o Sistema de linhas e o IPK. Conhecer estes aspectos é importante para entender o funcionamento do setor na cidade.
Mais alguns aspectos técnicos:

Integração

Em Limeira há o sistema integrado em parte das linhas. Apenas os veículos da Limeirense fazem a integração das passagens. Este sistema permite que o usuário utilize duas linhas distintas, num prazo de uma hora, pagando apenas uma passagem. Para se beneficiar do sistema de integração o usuário necessita do cartão de passes, já que pagando diretamente na roleta não é possível fazer a integração.
As linhas do sistema são, em sua maioria, diametrais, ou seja, percorrem o caminho Bairro “A” – Centro – Bairro “B”. Mesmo no sentido diametral, às vezes não é possível chegar de um ponto a outro da cidade utilizando-se apenas de uma linha. Por isso a integração, que possibilita o acesso a qualquer ponto da cidade pagando apenas uma passagem.
O atual sistema de integração de Limeira é válido devido a cidade não possuir um terminal urbano. Com a construção do terminal o correto seria a integração apenas no terminal, o que será difícil já que o usuário esta acostumado com o sistema atual.

Planilha de custos

Muito se ouve falar das planilhas de custos das viações. Estas planilhas são exigidas pela prefeitura quando do pedido de aumento de tarifas. Elas contêm todos os gastos das empresas como combustível, manutenção, salários e encargos, administração do sistema e lucro. Ao final da planilha chega-se ao valor da tarifa a ser cobrada.

Acessibilidade

O sistema de Limeira ainda deixa muito a desejar no quesito acessibilidade. Apesar de recentemente as viações terem adquirido veículos adaptados, apenas 10% da frota é adaptada. A complementação é feita com um serviço denominado “Transporta” no qual o usuário pré-agenda um horário e um veículo adaptado busca-o no local indicado. O ideal porém, seria ter uma frota 100% adaptada, buscando a inclusão dos deficientes na sociedade. O sistema também não conta com informações ao usuário em braile.

Gratuidades

Atualmente não pagam pelo transporte público: crianças menores de 5 anos, idosos acima de 60 anos, deficientes e seus acompanhantes, guardas municipais, policiais militares e carteiros. Pagam meia passagem os estudantes de qualquer idade.

Voltando

Após as provas de final de semestre estou de volta! Voltando light, deixo só uma por hoje:

Esta semana flagrei vereador em carro importado com placa de Curitiba. Na próxima tiro uma foto pra mandar pro jornal!

Abraços

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PAUSA

Sem novos posts devido às provas da faculdade. Em breve voltaremos, o Bode e eu!

sábado, 21 de novembro de 2009

Chávez tem medo de quê?

Louco alienado. Não consigo melhor adjetivo para o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Desde a sua insensatez em querer se manter perpetuamente no poder até a sua paranóia em ser vítima dos EUA (o que é uma ironia, já que a Venezuela sobrevive do dinheiro americano), Chávez demonstra a sua insanidade. A última delas ocorreu há duas semanas, quando o exército venezuelano implodiu duas pontes que ligavam a Venezuela à Colômbia, deixando a cidade de Ragonvalia isolada.

A briga de Chávez com Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, é antiga e se agravou após a Colômbia assinar um acordo militar com os EUA. A partir disso Chávez intensificou os ataques verbais à Colômbia, sinalizando até mesmo uma ação militar.

Analisando os fatos, vemos o quanto esse ditador fascista do Chávez é Ignorante, contrapondo a filosofia maçônica (Ordem da qual ele é irmão) de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

A implosão das pontes vai salvar a vida da Venezuela em caso de um eventual ataque dos EUA? Definitivamente não, mas as pontes podem evitar a morte de milhares de moradores da região que ficaram isolados sem comida e sem algumas especialidades médicas disponíveis. Se Barak Obama quiser atacar a Venezuela vai será por vias aéreas e não terrestre. Portanto a implosão das pontes não faz sentido se não pelos olhos cruéis do fascismo.

A verdade é que Chávez esta com medo. Medo de perder seus parceiros das FARC e do cartel da coca. Com a aproximação dos EUA, o combate a esses sistemas será maior e o presidente venezuelano está vendo o financiamento de suas campanhas minguarem. E ele morre de medo de perder o poder.

Eu temo esse medo do louco, digo, do Chávez. Uma pessoa à mercê do medo é capaz de cometer muitas atrocidades. Muitos dos ditadores fascistas que existiram só cometeram as atrocidades que cometeram devido ao medo. Medo de perder o poder, medo de perder o dinheiro, as mulheres e o status que o poder proporciona. Temo mais ainda porque inocentes estão à mercê deste louco que manipula a imprensa, manipula resultado de pleitos eleitorais e plebiscitários.

Esse temor acompanhado da insanidade levará, no longo prazo, a Venezuela ao fundo do poço. A Venezuela tende a se transformar (e já esta se transformando) numa Cuba: um país pseudo socialista administrado por “revolucionários” que impuseram “la revolucion” negativa, um país onde o povo não tem nem papel higiênico para, me desculpe a expressão, limpar a bunda (em Cuba os habitantes se limpam, após irem ao banheiro, com o informativo comunista “O Granma” ou com o “Dicionário de Pensamentos de Fidel Castro”, já que papel higiênico em Cuba é só pra Elite, leia-se Fidel Castro e horda Ltda.). A Venezuela esta regredindo economicamente, fechando postos de trabalho e aumentando os gastos públicos. Sinais incontestáveis da falência do Estado.

Chávez teme tudo: os EUA, Álvaro Uribe, a imprensa livre, a perda do poder, o diabo, baratas, ratos... Nós só tememos uma coisa: a sua insanidade!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

O transporte público de Limeira - I

Um dos assuntos mais polêmicos em Limeira é o transporte público. Reprovado pela esmagadora maioria dos usuários o sistema em Limeira ainda deixa muito a desejar. O que enfrentamos todos os dias são ônibus lotados e sujos, atrasos e desrespeito de motoristas, cobradores e usuários (sim, os usuários também são responsáveis pelas falhas no sistema).

O que passa despercebido da maioria dos usuários são os aspectos técnicos do sistema. O usuário comum ignora o funcionamento do sistema, exercendo apenas o papel de “reclamão”, esquecendo-se que apenas reclamar não resolve o problema (vide as décadas de reclamação e a não melhora do sistema).

Alguns aspectos técnicos do sistema são:

Sistema de Linhas

Em Limeira as linhas estão esquematizadas diametralmente, o que significa que as linhas funcionam no sentido Bairro (A) –Centro – Bairro (B). Recentemente, após a frustrada tentativa de modernizar o sistema (2004), iniciou-se os testes de algumas linhas radiais que funcionam no sentido Bairro (A) – Centro – Bairro (A).

O sistema radial é o mais adequado, pois evita a sobreposição de linhas, racionalizando o sistema. No sistema diametral, várias linhas percorrem o mesmo itinerário e por muitas vezes o usuário espera muito tempo e, após a longa espera, vem um ônibus atrás do outro. Um bom exemplo disso são as linhas 05, 11B e 101, que cortam o Jd. Ouro Verde. Por diversas vezes presenciei (e esperei) ônibus passarem um atrás do outro.

A troca pelo sistema radial levaria a racionalização do sistema e o tempo de espera seria menor. O controle dos horários seria simples e o trânsito fluiria melhor onde há grande fluxo de ônibus.

IPK

O Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK) é uma forma de medir os custos das empresas. Significa quantos passageiros por quilômetro rodado os veículos das empresas transportam. Quanto maior o IPK, mais passageiros o veículo transportou.

O IPK, porém, não nos fornece informações sobre a qualidade do transporte, somente sobre a produtividade. Um veículo, por exemplo, pode ter um IPK baixo, porém andar superlotado nos horários de pico e ocioso nos horários normais.

Em Limeira o IPK vem diminuindo ano após ano. Isso se explica por dois fatores: o primeiro é a redução do número de usuários devido ao advento dos transportes individuais, principalmente as motocicletas. Esse fator é uma via de mão dupla. Quanto pior for o transporte público mais pessoas optam pelo transporte individual. Quanto menos passageiros pior o transporte público devido à falta de recursos para investir no sistema. O segundo fator para a redução do IPK é o aumento no percurso devido à incrementação de novos bairros. A cidade cresce, mas todas as linhas convergem para o centro. Quanto mais a cidade cresce, mais quilômetros os ônibus percorrem para chegar ao centro, diminuindo o IPK e conseqüentemente a produtividade do sistema.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Micros - 12 de Novembro de 2009

A política é assim

Um dia você é amigo, no outo é inimigo! A briga do vereador Ronei com a funcionária comicionada da prefeitura, ex petista, é uma prova disso.

E continua...

Isso foi e é o que sempre vemos na política. Política é a arte de passar a rasteira e depois dar a mão. E depois passar a rasteira novamente.

Transporte Urbano

E a Rápido Sudeste foi colocada na berlinda: ou estrutura a parte que lhe cabe (30%) ou cai fora de Limeira. Realmente o serviço prestado pela empresa deixa muito a desejar. Não que a Limeirense seja perfeita. É a Rápido Sudeste que é ruim demais!

Certificação ISO

E alguns ônibus da Rápido Sudeste traz na sua lateral uma certificação ISO. Qual empresa a certificou? Como a certificação ISO não passa de uma "melhoria do coco", não é de se estranhar muito.

Corredor Metropolitano

Com a entrada de Limeira na Região Metropolitana de Campinas as notícias que recebo é de que a estrada da Balsa será pavimentada para receber o Corredor Metropolitano. A partir disso haverá transporte urbano entre as duas cidades. è esperar pra ver! (1)
Call Center

E essa nova empresa de Call Center vai se instalar em Limeira pra reduzir custos. É que o limeirense anda tão ferrado que as inúmeras chamadas da empresa, em sua maior parte, serão chamadas locais.

1.400 empregos

Se não for mais um factóide do governo Félix, será um bom investimento na cidade. É esperar pra ver! (2)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Frase

"Descubra o que é útil e o que funciona através da experiência. E, o que é mais importante, descubra o que não funciona e modifique-o até que dê resultado!"

Joseph O'Connor e John Seymor, no livro "Introdução à Programação Neurolinguística"

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pensa em Mim - Darwin

Música bacana e um video massa! A música se chama "Pensa em mim" e a banda se chama Darwin.

sábado, 24 de outubro de 2009

Micros - 24 de outubro de 2009

Pago ou grátis?

Será que o Jornal de Limeira cobra do ex-vereador Pilon pra se promover políticamente no jornal? Eu sempre gostei do J.L., mas essa coluna é péssima e não reflete os valores deste meio de comunicação. A diretoria com certeza esta descontente em ceder (ou seria vender) este espaço.

Quem avisa amigo é

Já escrevi aqui, no Jornalistas.blog e no Jornal de Limeira que a CPI do fantasma iria dar em pizza. Eu avisei e tudo caminha pra que eu esteja certo.

Amador

O Silvio Brito esta me parecendo bem amador. Da maioria pau-mandada na Câmara ele é o que mais se deixa transparecer.

Recapeamento

As obras de recapeamento das ruas de Limeira vem em boa hora. Muitas delas estão em péssimo estado. A principal rua da cidade, a Dr. Trajano, esta esfarelando!

Remendo

Só o tapa-buracos não é suficiente para acabar com o problema.

Violência

É estranho os índices de criminalidade oficiais estarem baixando. A impressão que tenho é que só esta aumentando. Espero que seja só impressão!

O Lobby do lixo em Limeira

Participei nesta semana do 2º. Ciclo de palestras sobre resíduos sólidos gerados na construção civil, promovido pelo CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), pela AEAL (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira) e pela FIEL (Faculdades Integradas Einstein de Limeira). Nos três dias de palestras tivemos a presença de um ex-secretário, de uma empresa de reciclagem de resíduos na construção civil e do atual Secretário de Planejamento de Limeira.

Tecnicamente o encontro foi ótimo, deixando claro para nós, futuros engenheiros, a importância da reciclagem dos materiais gerados na construção civil. Além de preservar o meio ambiente os custos com a utilização deste material é menor que com a utilização do material convencional. Já politicamente o encontro deixou muito a desejar!

Existe um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Limeira a respeito da Gestão dos Resíduos Sólidos, de autoria do vereador Miguel Lombardi. O Projeto de Lei 129/2008 tramita há mais de um ano na Câmara e sempre que entra na pauta de votações ela sofre prejuízo, ora por apresentação de emendas, ora por pedido de vistas de outros vereadores.

No primeiro dia de palestras o ex-secretário do meio-ambiente de Limeira, Richard Drago não soube explicar o motivo de a lei não ter sido aprovada ainda. Segundo ele cabe a nós fazermos pressão nos vereadores, já que falta vontade política na questão.

Já no segundo dia, uma empresa da cidade que trabalha com reciclagem de materiais da construção civil alegou que a falta de vontade política não deixa o projeto andar e que isso prejudica a cidade e também os seus negócios. Segundo a empresa a sua usina esta parada há mais de um ano devido a falta de matéria prima. Isso não gera renda, nem empregos e nem protege o meio ambiente.

No último dia de palestra o Secretário de Planejamento de Limeira alegou que o projeto não foi aprovado porque ele atenderia somente aos interesses da empresa que proferiu a palestra no dia anterior. Segundo o secretário é natural que a empresa defenda seus interesses financeiros, mas que o poder público não pode se render a isso. A fala do secretário foi infeliz, pois qual seria o prejuízo ao município caso esta empresa queira reciclar todo o material descartado na construção civil?

Infelizmente a verdade é outra e foge aos olhos de quem esta fora do poder em Limeira. O material reciclado é extremamente adequado para a utilização em sub-bases de pavimentação asfáltica. É um material com boa impermeabilidade e de excelente qualidade. Acontece que Limeira tem pelo menos meia dúzia de “pedreiras”, mineradoras que extraem justamente o material que é utilizado em sub-bases de pavimentação asfáltica. Como o material reciclado é, em média, 30% mais barato e ainda contribui para a preservação do meio-ambiente, o material dessas “pedreiras” teria um concorrente que derrubaria o seu produto facilmente no mercado.

Em Limeira a maior parte de entulho gerado vai para o aterro municipal. A empresa que administra o aterro sanitário ganha por tonelada de lixo depositado no aterro. Segundo o Secretário de Planejamento o lixo gerado pela construção civil corresponde a mais de 50% de todo o lixo produzido na cidade, em toneladas. Se o projeto for aprovado, a reciclagem deste material vai tirar mais da metade do faturamento desta empresa.

Ainda há o interesse de grupos empresariais de que Limeira fique sem local para o depósito de lixo e assim utilizar de seus aterros particulares. Todos esses lobbyes estão presentes na questão e quem sai prejudicado é o cidadão limeirense. O aterro sanitário de Limeira está na sua fase final e necessitamos urgentemente de um novo local para o depósito de lixo. Se reciclássemos esse material teríamos o dobro de sobrevida do aterro sanitário. Será investido cerca de R$ 10 milhões no novo aterro, um dinheiro que poderia ser destinado a outros investimentos.

Qual é o interesse em não aprovar o projeto do vereador Miguel Lombardi? Quem esta ganhando com isso? Com a palavra, os nobres vereadores e o prefeito municipal...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Redução da maioridade penal. Porque não?

Pode parecer um clichê dizer que o Brasil é um país atrasado, mas em certos aspectos ainda somos muito mesmo. E infelizmente estamos atrasados nos aspectos mais importantes para uma nação. Educação, saúde e mobilidade são ainda gargalos para o Brasil. Além destes ainda tem o fator segurança pública, um dos problemas sociais mais graves.

Temos um código penal da década de 1930, cheio de remendos e que beneficia mais os criminosos que a sociedade. E um dos fatores mais obsoletos do Código Penal Brasileiro é a questão da maioridade penal. Afinal de contas, a maioridade penal deve ser reduzida para 14 ou 16 anos? Na minha opinião, sim!

É inegável que o ser humano se desenvolveu muito, especialmente no último século. Estamos caminhando cada vez mais rápidos na busca pela evolução. Essa mudança drástica, apesar de nos assustar, precisa ser encarada de frente e não dá mais para aceitar que o homo sapiens-sapiens, aos seus 14 anos de idade não tenha consciência do que esteja fazendo. Se não consciência plena, ao menos do que é certo ou errado ele tem.

É claro que não se pode misturar os maiores de idade com os menores e isso é por um simples motivo: os menores aprenderão facilmente a vida do crime com os maiores. Já o regime de reclusão precisa ser o mesmo. Ter um regime diferenciado só estimula a entrada na vida do crime. Passar menos tempo na detenção é um incentivo ao crime e ao aproveitamento dos menores pelos maiores.

Não podemos, é claro, simplesmente decretar que a partir de agora a maioridade penal seja de 14 anos. Não temos um sistema carcerário preparado pra isso. É preciso estudar o tema à fundo e implementar um regime especial com a possibilidade de acompanhamento médico, psicológico e educacional. O que não pode acontecer é criminosos de 16 anos chefiarem o tráfico de drogas como noticiou a Gazeta de Limeira de domingo. Esse garoto não passará mais que 3 anos detido na fundação CASA e isso é um tapa na cara da sociedade.

Por fim, é uma pouca vergonha vermos entidades, políticos e igrejas defendendo esses criminosos. Criminosos sim, pois eles matam, roubam e estupram da mesma forma que os maiores. Não vejo o mesmo engajamento na defesa das crianças vítimas desses criminosos.

Será que se algum deles fossem vítimas de roubo ou perdessem algum ente querido nas mãos desses marginais eles teriam a mesma atitude?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Micros - 18 de outubro de 2009

Troféu Fumagalli

Parabéns aos laureados deste ano com o Troféu Fumagalli, especialmente ao Capítulo Demolay de Limeira que recebeu a honraria pelo trabalho na campanha de cadastro de doadores em potencial para quem sofre de leucemia. Um prêmio merecidíssimo!

Nova tarifa, velho serviço

E a tarifa do transporte coletivo vai aumentar pela segunda vez este ano. O serviço? Continua o de 1970...

E a nova Rodoviária

Sai ou não sai neste século?

O negócio

O negócio é comprar um carro e entupir mais ainda as ruas. Lamentável!

Outros lugares

Quanto mais eu ando por novas cidades (trabalho em Americana agora) percebo que Limeira precisa evoluir muito, mas muito mesmo!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Micros - 13 de outubro de 2009

Exposição

Quando era criança meu sonho era ver um tanque de guerra ao vivo. Depois que cresci vi vários tanques de guerra e desencanei, mas acredito que muitas crianças gostariam de ver um de perto. Hoje tinha dois veículos militares em exposição na praça Toledo de Barros e ninguém divulgou. Com certeza se fosse melhor divulgado mais pessoas teriam prestigiado a exposição.

Feriado

Feriado na casa da sogra = +/- 10Kg a mais...

Limeira esquecida?

Muito se diz que o Governo do Estado não tem olhos pra Limeira. Na sexta-feira isso foi desmentido com a visita do governador José Serra. Foi assinado convênios da ordem de 10 milhões de reais com o município. Fora o mega investimento estadual na UNICAMP e as estradas para Cosmópolis e Arthur Nogueira totalmente recuperadas.

Rumores

Uma fonte próxima de alguns sindicalistas de Limeira me disse que logo vão invadir o antigo prédio da Humanitária, no centro de Limeira. O prefeito que não fique esperto...

Horda

Desde que aprendi o significado do termo horda não consegui dissociá-lo de alguns grupos: movimento dos sem terras, movimento dos sem casas, sindicatos (principalmente os braços políticos do PT como os filiados à CUT), partidos políticos da esquerdinha...

Dicionário

Segundo o dicionário Michaelis, horda: 1-) Tribo nômade, selvagem, que vive nos campos, florestas e etc. 2-) Divisão de tribo entre os índios tupis. 3-) Bando indisciplinado e malfeitor. 4-) Multidão desordenada; turba, bando.
Refiro-me aos significados 3 e 4.

Novos Horizontes

A partir de hoje Novos Horizontes! "Se quiser remar contra a maré tem que remar muito mais forte!"

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Repaginado

Finalmente encontrei um templete legal pro "O Bode Salva Vidas". Em breve ele estará repaginado!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O BRASIL É O PAÍS DO PRESENTE!

Os pessimistas de plantão que me desculpem, mas se existe uma hora para o Brasil, a hora é agora! Nunca na história deste país (como diria o Lula) estivemos tão bem como agora. A consagração desse momento de evolução foi a escolha do Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos de 2016.

Apesar das críticas e do pessimismo, o Brasil vem crescendo de forma sólida em vários setores, da economia ao esporte. Fomos o primeiro país a sair (se é que entramos algum dia) da maior crise mundial desde 1930. A bolsa de valores de São Paulo é a recordista em valorização em 2009 e bateu o recorde de pontos de sua história. Somos classificados como “investiment grade”, ou seja, o país é seguro para se investir segundo as três maiores agências de ratings do mundo.

Ainda no campo econômico outro fator esta transformando o país: os campos de petróleo do pré-sal. Segundo as estimativas dos técnicos, existem nestas bacias de 40 a 80 bilhões de barris de petróleo. Isso, ainda segundo as estimativas, vai gerar de 10 a 20 trilhões de reais, direta e indiretamente para o país.

Passando para os esportes, as câmeras das maiores emissoras de TV do mundo estarão voltadas ao Brasil em 2014 e em 2016, na Copa do Mundo de Futebol e nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, respectivamente. A Copa do Mundo de Futebol vai gerar um enorme investimento por todo o país. A oportunidade de desenvolver as regiões mais esquecidas do país esta neste evento.

Já os jogos Olímpicos, maior evento do esporte mundial, promete transformar o Rio de Janeiro, uma das cidades de maiores contrastes do país, realmente em uma cidade maravilhosa. Investimentos da ordem de 30 bilhões de reais são esperados para a cidade do Rio. Será um salto na qualidade de vida e a geração de emprego e renda para todos os setores da economia. Estimativas dão conta de que, em uma olimpíada, para cada real investido, outros 5 reais são gerados. Isso quer dizer que as Olimpíadas do Rio deve gerar 150 bilhões para a economia brasileira.

Como disse ontem o presidente Lula, estamos deixando de ser um país de segunda classe. Uma classificação feita, talvez, pelo próprio povo brasileiro, mas com as atuais conquistas o próprio povo tende a deixar de se sentir de segunda classe.

O Brasil, apesar de ainda ter muitos problemas, hoje tem motivos para comemorar. Aquele jargão “o Brasil é o país do futuro!” já pode ser substituído pelo “o Brasil é o país do presente!”. Apenas nos resta saber o que faremos com esse presente para que não usemos nunca a expressão “o Brasil foi o país do passado”!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Projeto para a área do aeroclube

A área do atual aeroclube é considerável: cerca de 250.000m². Com a mudança para o novo aeroporto essa área ficará disponível ao município que, a princípio pretende instalar um distrito industrial no local. Conforme demonstrei no artigo anterior, a instalação deste empreendimento no local é inviável devido a fatores logísticos e de qualidade de vida da população local.

Diante desta inviabilidade trago neste artigo algumas sugestões para aproveitamento da área, sugestões estas que trariam mais qualidade de vida e a resolução de alguns problemas da cidade.

Habitação popular

O déficit habitacional de Limeira hoje é estimado em 6.000 residências. Nos últimos anos não se implantou um amplo programa habitacional na cidade o que agravou ainda mais a situação. Para amenizar este problema, uma parte da área do atual aeroclube poderia ser usada para programas de habitação popular em parceria com o Estado ou com a União.

Acredito que destinando 50% da área útil (cerca de 110.000m²) do aeroclube é possível construir 1.000 apartamentos com qualidade de vida. A título de comparação, o Res. Olindo de Luca possuí 1.200 apartamentos em uma área de menos de 100.000m².

Área Comercial

Um projeto que acredito que seja inédito ocuparia 5% da área (10.000m²). Esse projeto consiste em subsidiar moradores locais para o desenvolvimento do comércio, oferecendo lotes de uso comercial a preços acessíveis e linhas de crédito especiais. A região é carente de comércio de qualidade e com a implantação de um residencial de alta densidade essa carência aumentaria.

Área Institucional

Para atender a demanda por escolas e postos de saúde uma área seria reservada para este fim. Uma praça de esportes ou até mesmo um centro comunitário poderia ser instalado no local.

Área Verde

Como opção de lazer, sugiro a reserva de 30% da área para a construção de um parque, nos moldes do construído na hípica municipal. Além de mais uma opção de lazer para a região, a reserva de uma área verde interferiria significativamente na qualidade de vida do local.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Micros - 22 de setembro de 2009

O que é que tem de errado?

Não entendi o veto ao projeto do vereador Ronei que obrigava a prefeitura a publicar fotos de desaparecidos no site oficial. Será que isso custaria muito aos cofres públicos?

Por falar em Ronei

Nos encontramos no último sábado na noite do Flash Back, na AABB de Limeira. Festa muito bacana e bem organizada. Dia 31 de outubro tem mais!

Não entendo

Na minha opinião o melhor jornal da cidade é o Jornal de Limeira. Não que a Gazeta seja ruim. Muito pelo contrário, mas prefiro o JL. O que eu não entendo é como o JL esta se deixando usar politicamente por um ex-vereador. Notoriamente os seus artigos são pura e simplesmente campanha política para 2010.

Buracos

Certos bairros estão parecendo um queijo suíço aqui em Limeira. Cadê o tapa-buracos? Cadê o recapeamento? Estamos abandonados?

Jornalistas & Cia

Explico mais uma oportunidade perdida por Limeira em artigo publicado hoje no Jornalistas.blog. A falta de uma liderança política na cidade faz as oportunidades passarem em braco. O leia mais Aqui.

Ônibus adaptado

Eu não creio muito que os ítens da nova licitação do transporte público serão cumpridos. Ainda estamos muito atrasados na questão do transporte. Os ônibus adaptados que entraram em circulação recentemente não fazem muita diferença. Precisamos de 100% da frota adaptada.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vandalismo: A marca registrada desta horda!

06 de junho de 2006. Integrantes do MLST invadem o Congresso Nacional, entram em confronto com a segurança da casa e quebram tudo que encontram pela frente. O líder do bando é Bruno Maranhão, também um dos líderes da Executiva Nacional do PT.

16 de setembro de 2009. Integrantes da Guarda Municipal de Limeira em greve invadem a Câmara Municipal e em confronto com a Polícia Militar promovem um quebra-quebra na Casa. O lider do bando é Eunice Lopes, esposa de um dos dirigentes do PT de Limeira, Osmar Lopes.

Hermes Trismegisto, em sua Tábua de Esmeralda, disse: "assim como é em cima, é embaixo". No Partido dos Trabalhadores o pensamento é o mesmo: o que se apronta lá em cima, se apronta aqui em baixo!

Como podemos ver não é de hoje que esse partido e os seus braços políticos (sindicatos ligados a CUT, MST, UNE, Pastorais e outras marionetes do PT) usam de meios impróprios para conseguir o que querem. Para eles, o fim justifica os meios. Os meios usado por esse bando nunca é o diálogo. É somente a baderna, a violência e a destruição do patrimônio público e privado. No fim das contas o fim nunca é atingido por esses meios empregados pelo bando.

A falta de diálogo é estupidez e a estupidez causa a intolerância. No caso de Limeira a falta de diálogo é notória, assim como a estupidez. A intolerância foi vista por aqui esta semana na greve da guarda, na greve do funcionalismo público, na greve dos motoristas e cobradores. Simplesmente esse bando não não dialoga, já parte para o ataque.

O movimento alega que é a prefeitura que não dialoga. Isso é uma mentira, pois assim como ocorreu na Câmara, na hora do diálogo essa gente vira as costas, sendo o diálogo impraticável. Eles não querem nem saber do outro lado, exigem a suas reivindicações e pronto.

Infelizmente os guardas estão sendo usados por esse bando que só quer uma coisa: poder político. A intenção é desestabilizar a atual administração e conseguir eleger políticos do PT em 2010 e em 2012. Graças a Deus essa horda ainda não conseguiu e não conseguirá administrar Limeira. O limeirense sabe separar o que presta do que não presta.

A maior prova de que esse bando almeja apenas propósitos políticos é a falta de resultado em suas ações. O que mudou para os motoristas e cobradores em Limeira? Conseguiram o aumento de 25% que queriam com a greve do funcionalismo público? Conseguiram moradias para os sem-casas? No caso da guarda as reivindicações já não são nem a metade do que eram no começo da greve.

Não acho que seja injusta as exigências da guarda. A Guarda Municipal de Limeira esta entre as melhores do país e merece reconhecimento. O que ela não pode se deixar levar é pelo uso político de suas exigências.

A GML precisa ser inteligente para identificar que esta sendo usada e tem que ser representada pelos próprios guardas. Da forma que vemos o movimento hoje, a greve não dará em nada e no ano que vem irão pedir o voto dos guardas dizendo que lutaram pela categoria.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Micros - 16 de setembro de 2009

Inauguração

Hoje o Shopping Pátio Limeira, antigo Center Plaza, inaugura a sua terceira fase de expansão com mais 25 lojas e totalizando 1.000 vagas de estacionamento. Parabéns aos seus gestores que estão transformando o local num verdadeiro shopping center. O empreendimento ainda tem muito a crescer e será mais beneficiado ainda com a implantação de um hipermercado na região. Só ficou estranho o novo nome do empreendimento. Não gostei.

Esquadrilha

É sempre muito bonito a apresentação da esquadrilha da fumaça da AFA (Academia da Força Aérea) de Pirassununga. Ontem acompanhei a apresentação de casa, mas em agosto assisti a apresentação na própria AFA. Muito bom!

Veja

Na edição desta semana da revista Veja é abordada como matéria de capa um especial pós-crise. Achei muito interessante a reportagem intitulada "Em busca do tempo perdido" que aborda a disparidade existente entre os países do norte das Américas e do sul. Até o início do século 19 éramos iguais aos EUA e Canadá. Após, os países do sul ficaram pra trás em vários aspectos. A reportagem analisa esses aspectos.

Diogo Mainardi

Por ter uma postura anti-Lula fui comparado com o colunista da Veja Diogo Mainardi. Antes de receber essa comparação eu nem conhecia tal jornalista. Agora sou leitor assíduo de sua coluna e fico honrado com a comparação.

Obras no centro

Apesar das reclamações, as obras de construção de sarjetões no centro da cidade tende a melhorar o fluxo de veículos na região. A secretaria de obras e a dos trasportes só poderiam ter organizado melhor o trânsito durante as interdições. Os ônibus mudaram completamente o seu intinerário e sem aviso prévio. A população ficou revoltada!

A primeira vitória

A primeira vitória ante o MST acorreu neste final de semana com a retiradas das famílias de 13 áreas pertencentes ao município. Ainda é a primeira batalha e a administração municipal não pode dormir no ponto para não perder a guerra. Temos que expulsar essa horda da cidade pois eles estão aqui como meros instrumentos políticos do PT.

Instrumentos políticos

O partido dos trabalhadores de Limeira usa e abusa de seus instrumentos políticos. Acabam por fim usando de pessoas necessitadas para sua ação política. Os sindicatos dos metalúrgicos, dos motoristas e dos funcionários públicos, além do MST e dos sem-casas são um exemplo disso. O povão ignorante cai na sua lábia. Felizmente, como eu sempre digo, essa corja de baderneiros nunca tomarão o poder na cidade.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Indústria no Aeroclube é inviável!

Ainda no governo Pejon foi lançada a idéia de se construir um novo aeroporto em Limeira para substituir o atual, que é desprovido da infraestrutura necessária. Com isso o aeroclube seria transferido para o novo aeroporto e a área do atual seria destinada à construção de um distrito industrial. Mas será que aquele local é o ideal para um distrito industrial?

Região populacional densa

A região na qual se insere a atual área do aeroclube é altamente povoada. Um dos motivos para a transferência do aeroporto é justamente a concentração populacional e a proximidade de inúmeras residências. Bairros como Ernesto Kühl, Santa Eulália e Jd. Aeroporto circundam a área e justamente esses bairros figuram como líderes na lista de bairros mais populosos de Limeira.


A construção de um distrito industrial nesta região afetaria negativamente e significativamente a qualidade de vida da população local, que já é baixa. A atividade industrial, por menos impactante que seja, afeta negativamente a região na qual está inserida, seja pelo barulho, seja pela emissão ou despejo de poluentes ou até pela influência no trânsito local. Este já seria um motivo para a não instalação deste distrito.

Um exemplo na bagagem
 
Outra questão importante de se analisar é se a instalação de uma indústria seria viável no ponto de vista dos empresários. O atual aeroclube está numa região com difícil acesso e a escoação da produção seria prejudicada. Até mesmo a localização das empresas por fornecedores e clientes seria dificultada.

Observando este aspecto e o anterior, descobrimos que Limeira já possui um exemplo na bagagem de como este tipo de empreendimento pode ser uma “barca furada”. O Distrito Industrial II, situado no Pq. Abílio Pedro, foi um fiasco! Além da dificuldade para a venda dos lotes o distrito até agora não emplacou e poucas empresas estão atuando no local. Este distrito está inserido numa região similar à região do atual aeroclube: com alta densidade populacional e pouca infraestrutura e qualidade de vida.

Conclusão
 
Não sei se a prefeitura ainda tem a idéia de construir este distrito industrial no local, mas definitivamente não é o local ideal para este tipo de empreendimento. Esta obra afetaria negativamente a região e tende a ser um fiasco. Vale mais a administração municipal focar os seus esforços nos distritos previstos para a região da Via Anhanguera, já que esta rodovia esta praticamente esgotada em oferta de áreas no eixo Campinas – Americana.


No próximo artigo trarei uma proposta para a área do atual aeroporto, que merece uma atenção especial por parte do poder público de Limeira.

sábado, 12 de setembro de 2009

Obras em Limeira

Cidade da Ciência

Finalmente o aspecto visual da região do Pq. Hipóllyto está melhor. A prefeitura desapropriou os antigos esqueletos de edifícios na VIa Luiz Vargas (ao lado da Engep) e contruiu no local a Cidade da Ciência. A obra, em fase de finalização deu uma nova cara pra região.

Ponte Preta
Estive de passagem pela obra da Ponte Preta e eu esperava encontrar a obra num estágio mais avançado. Esta sendo cravada as estacas da obra ainda e nem sequer foi totalmente demolida a antiga estrutura. Espero que após as estaca a obra seja acelerada já que a prefeitura alega que entrega o complexo até novembro (será?)
Terminal Urbano
Outro local que visitei nesta sexta-feira foi o futuro Terminal Urbano de Limeira. As obras que estão muito atrasadas já estão em faze final. Toda a pavimentação está concluída e atualmente estão executando os passeios em piso intertravado. O que eu não entendi são os imensos postes de iluminação, já que o previsto para o local é uma cobertura total. Como executariam essa cobertura com esses postes instalados?

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A CPI acabará em pizza!

Já temos uma certeza quanto a CPI instaurada para investigar o(s) funcionário(s) fantasma(s) na Secretaria da Cultura: ela acabará em uma enorme e indigesta pizza! Três quartos dos membros da comissão são formados por aliados do prefeito e isso já é o suficiente para deduzir o seu resultado.

Apesar de terminar em pizza, a CPI não será inútil. Ela irá cutucar a fundo um dos problemas do legislativo limeirense: a falta de fiscalização dos atos do Poder Executivo. Mesmo terminando com resultado prático algum, a CPI exporá a ferida e desgastará os envolvidos, o que mostrará que não é tão simples quanto parece burlar a lei.

Um dos integrantes da comissão é delegado de polícia e neste eu boto fé! Paulo Hadich já demonstrou que não dará trégua e irá usar a sua experiência de delegado para investigar a fundo as provas e maior ainda será o resultado dos depoimentos, pois Hadich tem conhecimento de técnicas de interrogatório.

Pode parecer pessimismo afirmar que a CPI terminará em pizza, mas o histórico da nossa Casa de Leis não nos deixa deduzir outra coisa. Nas duas últimas legislaturas o que vimos foi apenas a enorme subserviência dos vereadores ao Executivo. Atualmente o placar é 12 votos para o governo e 2 para a oposição. Um chocolate como diriam no futebol.

Só nos resta torcer por uma coisa: que o Executivo se desgaste ao extremo e que aprenda a pensar duas vezes antes de contratar algum fantasma. Ao Dr. Paulo Hadich desejo um ótimo trabalho. Quanto aos outros membros da comissão, ao menos não falem tanta besteira na hora de defender o Executivo (sei que irão defendê-lo) como alguns têm feito ultimamente.

Unidades de Medidas na Engenharia


Após vários sistemas de unidades (internacional MKS, CGS, etc), que não "pegaram" porque não refletiam o universo prático dos engenheiros, estamos oficializando um novo sistema, que já se encontra em uso corrente no mundo, pelo sentido implícito que possui.

PETÊNCIAS DE DEZ

prá caralho = infinito
prá cacete = 100.000
uma porrada = 10.000
uns mil = 1.000
um monte = 100
um pouco = 10
miséria = 1
um cisco = 0,1
porra nenhuma = 0,001
nem que a vaca tussa = 0,000001
nem fodendo = zero absoluto

PORCENTAGEM

tudo = 95%
quase tudo = 90%
todos = 85%
quase todos = 80%
meio = 60%
metade = 40%
ninguém = 15%
nada = 10%
quase nada = 5%
nadica de nada = 2%
1 titiquinha = 1%
1 pelinho = 0,1%
1 pentelhésimo = 0,001%

COMPRIMENTO

um palmo = 30cm (na compra)
um palmo = 20cm (na venda)
um quilômetro = 600m (ida)
um quilômetro = 1400m (volta)
um pinto = 30cm (dono)
um pinto = 6,31cm (outro)

GRAU DE PRECISÃO

nas coxas = erro de aprox. 30%
mais ou menos = erro de aprox. 20%
exatamente = erro de aprox. 5%
perfeitamente = erro de aprox. 4%
na bucha = erro de aprox. 3%
na lata = erro de aprox. 2%
na mosca = erro de aprox. 1%
no olhinho do __ = erro de 0,001%

MASSA

um pedação = 400 g
um pedaço = 200 g
um pedacinho = 199,5 g

VOLUME

um gole de cerveja = 600 ml
um gole de chopp = 300 ml
um gole de caipirinha = 250 ml
um gole de pinga = 100 ml
um gole de café = 50 ml
um gole de água = 25 ml
um gole de leite = 2,6 ml
um gole de remédio = 2,5 ml
um balde = 7500 ml
um mijão = 500 ml
um mijinho = 30 ml
um pinguinho = 2 ml
um cuspe = 1,5 ml
uma gota = 0,1 ml
um cheirinho = 0,001 ml

VELOCIDADE

a milhão por hora = 170 km/h
a mil por hora = 160 km/h
a cem por hora = 120 km/h
a dez por hora = 60 km/h

TEMPO

uma semana = 14 dias
duas horas = 5 h
um minuto = 30 min
um momento = 20 min
um instante = infinito

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Retratos de Limeira

Vídeo da TV Aeerba com personalidades de Limeira.

O destaque é para a fala do Gú do diário Tigers à partir de 1min e 12 seg. Ele fala sobre a questão do lazer em Limeira.

"O que Limeira precisa? Limeira precisa de mais lazer e menos igreja!" Gú

sábado, 5 de setembro de 2009

Esperar

Esperar é a pior coisa do mundo. Quando se espera por alguém, é pior ainda! O telefone toca e o coração bate mais forte, ao atender, não é quem queremos. O sorriso que era evidente antes de atender, torna-se frustração.

Esperar nos deixa desesperados. Quando a espera é inútil é insensato sofrer, mas sofremos. No fundo temos a esperaça de não esperar em vão. E continuamos nesta insensatez até a ficha cair. Às vezes ela demora a cair... como demora!

Alguns dizem que a espera não vale à pena. Temos que fazer acontecer. Acredito nisso também, mas as coisas não são simples como parecem! Fazer acontecer quando as coisas não dependem só de você, tem 50% de chance de dar certo. E, como é lógico, 50% não é 100%, assim como Skol não é Brahma.

Só existe uma solução: deixar de esperar. Só tendo a consciência que a espera só serve pra machucar, o que temos a fazer é ir em frente, sem esperar.

É esse o sentido agora: des-esperar! Esperar não faz sentido.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Comentários

CPIzza

A CPI do fantasma da secretaria da cultura nem começou e já esta virando pizza. É o sinal da evolução na política: hoje a pizza assa antes de entrar no forno!

Certeza

Como já adiantou o amigo João Leonardi: com CPI ou sem CPI, tudo acabaria em pizza.

Oração

O vereador Paulo Hadich nos ensinou (João Leonardi e eu) uma oração que aprendeu nesses oito meses de vereador: "Senhor, dai-me força para mudar o que eu posso mudar. Dai-me paciência para aceitar o que eu não posso mudar e dai-me sabedoria para discernir o que eu posso e o que eu não posso.". É vereador... não deve ser fácil trabalhar num lugar onde a maioria é subserviente ao rei!

Pilon

Há tempos eu não via tamanho lixo nos editoriais do Jornal de Limeira. A coluna do ex vereador Pilon é de doer! Na coluna de hoje, por exemplo, ele esta metendo o pau na gastança da Câmara Municipal, mas não traz dados concretos nenhum. Pura campanha para 2010.

A partir de hoje

Não leio mais a esta coluna.

Representação

E se falta representantes da política limeirense nas esferas federal e estadual, o jovem limeirense Pietro Parronchi dá uma lição de como se faz: ele foi empossado vice-presidente da ala jovem do PR.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Lado a lado - Humberto Gessinger/Casarin

Não me pergunte em que dia eu nasci
Não me pergunte em que cidade eu nasci
Esqueça as curvas da estrada de Santos
Se tu quiseres saber quem eu sou
Se tu quiseres saber quem eu sou...

Me dá a tua mão
Vem viver, vem lutar lado a lado

Desarme as armadilhas, não me peça explicação
O filme favorito, time do coração
O lugar mais esquisito onde já fiz uma canção
Esqueça o roteiro, não pergunte que horas são
Eu não sei...

Me dá a tua mão
Vem lutar, vem viver ao meu lado
Vem aprender a ganhar e a perder
Lado a lado
Do meu lado

Se tu quiseres saber quem eu sou vem
Se tu quiseres saber quem eu sou

Me dá a tua mão
Vem viver, vem lutar lado a lado
Me dá a tua mão
Me proteja e terás proteção
Minha mão... meu irmão

Marciél Gorrido Jr.: Sábias palavras de um Mestre. Mais direto impossível: "se tu quiseres saber quem eu sou... me dá tua mão!"

quinta-feira, 30 de julho de 2009

2012 - O fim do Mundo!

A humanidade vive, desde os primórdios, ameaçada por previsões do fim do mundo. Nostradamus, malucos de seitas extremistas e até a Bíblia Sagrada prevê o fim do mundo. A última moda em teorias do Armagedom é o calendário Maia.

Os Maias foram uma civilização que viveu na América Central, numa época pré-colombiana. Há estudos que indicam a existência dos Maias desde 1000 A.C. e seus descendentes diretos ainda vivem em alguns locais do México. A civilização Maia, assim como os assírios, os fenícios e os egípcios, foi uma civilização evoluída em campos como astronomia, física e matemática. Se utilizando deste conhecimento, os Maias desenvolveram seu próprio sistema de contagem do tempo, criando assim o Calendário Maia.

Sem adentrar no funcionamento do calendário (o que demandaria vários parágrafos), destaco que o calendário Maia foi calculado vários anos à frente, para poder prever as suas colheitas. Misteriosamente o calendário termina no dia 21 de dezembro de 2012, para nós do hemisfério sul, solstício de verão.

Poderíamos simplesmente pensar: os Maias se cansaram de calcular o calendário e pararam! Mas a verdade é que esta data está cercada de mistérios.

Sibila

Dentre as previsões de fim do mundo próximo ao ano 2000 esta a previsão de Sibila, um oráculo (místico) que vivia numa caverna próxima a Roma, no século IV A.C. Sibila recebia o espírito de Apolo, um Deus grego.

Uma das profecias de Sibila dizia que um apocalipse ocorreria na décima geração terrena, por volta do ano 2000 D.C. Essa geração seria a última a habitar a Terra. Disse Sibila: “tudo isso na décima geração virá: a Terra será sacudida por um grande terremoto que jogará cidades inteiras ao mar, haverá guerras, muito fogo descerá do céu e muitas cidades queimarão. Cinzas negras escurecerão o Sol...” – Oráculos Sibilinos, livro IV.

Sibila profetizou a invasão da Itália por Aníbal, o império de Constantino e a vinda de Jesus, o que daria certa credibilidade as suas previsões.

Web – Bot

Este programa de computador faz uma análise de todo o conteúdo da internet e tenta decifrar uma espécie de consciente coletivo. O Web-Bot faz previsões de acordo com análises matemáticas do que encontra na rede mundial. O que escrevemos aqui no Jornalistas.blog pode, neste momento, estar sendo analisado pelo Web-Bot. Ele foi desenvolvido para fazer análises do mercado financeiro.

Dentre as previsões deste programa estão: Tsunami de 2004, epidemia de Antrax e o furacão Katrina.

Analisando os dados, o Web-Bot chegou a conclusão de que uma enorme catástrofe acontecerá em 2012. Seus desenvolvedores não sabem ainda especificar que tipo de catástrofes, mas garantem que ela ocorrerá.

Eu, particularmente, gostaria de saber se os Web-Bots são capazes de descobrir os números da loteria. Seriam bem úteis!

Alinhamento da Terra

Outro fato curioso vem da astronomia. Segundo os astrônomos, em 21 de dezembro de 2012 ocorrerá um fato inédito: o alinhamento entre a Terra, o Sol e o Centro da Galáxia. Esse acontecimento é de resultados incalculáveis podendo até, segundo cientistas, ocorrer a inversão dos pólos terrestres.

Há inúmeros outros fatos relacionados ao fim do mundo nos próximos anos. Um desses fatos é o funcionamento do colisor de hádrons que poderá causar um novo Big-Bang e gerar um enorme buraco negro que engoliria a Terra. Há também as previsões de aquecimento global, guerras nucleares e etc.

Hollywood já está faturando com essas previsões. Será lançado em novembro o filme chamado 2012. Veja o trailler:



Apesar de não acreditar no fim do mundo tão cedo, as evidencias são de deixar uma pulga atrás da orelha. Enquanto se envolve só o lado místico, o assunto se torna passível de várias interpretações diferentes, mas quando a ciência se envolve com fatos concretos a coisa começa a tomar outro rumo.

O melhor a fazer é aproveitar o tempo que nos resta. Ele pode ser bem pequeno!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

PSDB não se intimidou. Parabéns!

Em tempos de tantas falcatruas no Senado, é sempre bom ver notícias animadoras vindas das bandas de Brasília. Ontem uma delas me fez renovar as esperanças de que a política ainda tem jeito neste país. O PSDB, mesmo sobre ameaças de retaliação, entrou com 3 representações contra o Presidente da Casa José Sarney no conselho de ética do Senado.

As representações são a respeito do envolvimento de Sarney com os atos secretos, o favorecimento de um neto em negócios envolvendo o Senado e de favorecimento a fundação que leva o seu nome.

Na segunda-feira o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, recebeu um telefonema do Senador Renan Calheiros (PMDB) tentando reverter a posição do PSDB. No telefonema, Calheiros afirmou que, caso não haja a reversão, o PMDB entraria com uma representação contra o Senador Arthur Virgílio (PSDB), num ato deslavado de intimidação. Mesmo assim o PSDB não se intimidou e ingressou com a representação.

É bom saber que ainda temos resquícios de moralidade dentro da política no Brasil. Não que o PSDB (ou qualquer outro partido) seja um poço de moralidade, mas essa atitude mostra que ainda existe coragem de enfrentar os escândalos que assolam este país!

O PMDB demonstra que ainda vive num mundo onde todos aceitam as ameaças e os presentinhos. O partido ainda acha que com qualquer mensalão ou qualquer intimidação barata faz com que os outros partidos mudem de ideia! Felizmente agora eles irão aprender que não é bem assim.

Além das representações do PSDB, o Senador Arthur Virgílio ingressou com mais 4, o PSOL com 2 e o Senador Cristovam Buarque (PDT) mais 2. Esta sendo uma artilharia pesada contra o ex-presidente Sarney. Não vejo atitude melhor que a de se afastar da Presidência. Aliás, vejo sim! A renúncia seria melhor que o afastamento!

A esperança que fica é a de que atitudes como a do PSDB sejam frequentes no Senado, na Câmara dos Deputados e na política Brasileira em geral. Que a moralização comece por esta atitude, digna de uma salva de palmas!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Limeirense gosta do feio mesmo!

Na semana passada o Jornal de Limeira trouxe na versão on-line e na capa da impressa um estudo de projeto realizado pela secretaria de Planejamento e Urbanismo de Limeira de um viaduto sobre a Praça Prefeito Sebastião Fumagalli, conhecida como rotatória do BIG.

O projeto apresentado é muito bonito e funcional. A região necessita de uma passagem aérea, devido ao grande volume de veículos nos horários de pico que chegam a esperar mais de 10 minutos para atravessar a Via Cruanes Filho, o Anel Viário.

Estimado em 10 milhões de Reais, o projeto tem recebido críticas no site do Jornal de Limeira. Alguns alegam que é um investimento desnecessário e que não se deveriam fazer projetos bonitos enquanto alguns passam fome na cidade. Então quer dizer que a cidade deve ser feia porque alguns passam fome por aqui? Desculpe, mas então isso se daria em qualquer lugar do mundo!

É estranho como em Limeira (acho que é no Brasil todo!) as pessoas repudiam o belo, como se fosse um pecado produzirmos o belo contrastando com a pobreza. E olha que nem temos tanta pobreza assim na cidade.

Essa obra teria um custo bem parecido com os 10 milhões de Reais se fosse realizada nos moldes dos viadutos já existentes na cidade, um monte de concreto feio e mal cuidado! A cidade vai ganhar em estética urbanística, o que precisamos muito. Já que a região necessita desse tipo de obra, que ela seja linda!

Criticar demonstra ignorância sobre o assunto e seria melhor ficar calado à falar asneiras!

Segundona Brava...

Preparando a volta

Em 10 dias estão voltando definitivamente a minha tão amada terrinha! Graças a Deus! As malas já estão mais que prontas!

Estréia

O Janjão está de Blog novo. Trata-se do blog “Garimpando a Mídia”. O poeta e compositor transformou em blog o seu diário via e-mail “Clipping”. Vale à pena conferir o Garimpando a Mídia.

PS.: O Janjão não curte muito o que eu escrevo, mas o que eu posso fazer? A verdade dói! (provocaçãozinha barata! – rs)

Recesso

Recesso parlamentar com cheiro de pizza no caso funcionário fantasma. Lamentável!

Por falar em parlamentar

Chega a ser ridículo o modo com que a vereadora Elza Tank e o Presidente Eliseu Daniel atacam o petista Ronei Martins. Parece briguinha de criança. Ridículo!

Segura

Segura o meu timão que a liderança é o limite!

Abraços!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

PT - O partido sem moral!


Já dizia um velho ditado: “quer conhecer a verdadeira essência de uma pessoa? Dê poderes a ele!” É o ditado perfeito para descrever o PT no poder, com Lula na presidência.

Cansamos de ver os mandos e desmandos deste governo. Justamente o PT, que era o detentor da moralidade pública, hoje está envolvido nas piores atrocidades públicas deste País. Pior que envolvido até o pescoço nos escândalos, o PT contradiz o seu próprio discurso de quando era oposição. O PT não resolveu o problema da previdência nem o das desigualdades sociais. Hoje os bancos lucram muito mais que na era FHC e os juros continua sendo os mais altos do mundo. Na oposição, qualquer vírgula era motivo para CPI. Na situação, o PT foge delas como diabo foge da cruz.

Por falar em CPI, um exemplo da incoerência petista está vindo à tona com a CPI da Petrobrás. Alguns fatos de ultimamente vieram pra demonstrar a verdadeira face do Partido dos Trabalhadores.

O primeiro fato foi a demissão da primeira mulher a comandar a secretaria da Receita Federal. Lina Maria Vieira foi demitida, segundo o governo e o Ministro Guido Mântega, pelo descontentamento do Planalto com os resultados de sua secretaria. A verdade é que Lula e Dilma não ficaram nada satisfeitos com a investigação da Receita sobre a Petrobrás.

A Receita Federal descobriu uma manobra contábil da Petrobrás para reduzir o pagamento de tributos. Esta manobra faria com que a empresa deixasse de pagar cerca de 4,5Bi em impostos. Após esta descoberta a oposição exigiu uma CPI para apurar os fatos, o que teria gerado o descontentamento do chefe Lula.

Como quem não deve não teme, é estranho Lula, Dilma e o PT estarem lutando vertiginosamente contra esta CPI. O que o Governo quer esconder?

Outro fato desta semana relacionado à CPI foi o de Lula ter chamado os Senadores da oposição de “bons pizzaiolos”. O engraçado nisto tudo é que os fatos demonstram justamente o contrário. O mensalão, por exemplo, virou uma enorme pizza no Congresso. O caso do publicitário Duda Mendonça também. E o chamado “Dossiê Gates”, contra José Serra, pago com dólares cubanos? Tudo o que é escândalo no governo Lula acabou em pizza e agora ele vem dizer que a oposição é que é pizzaiola? Faça-me um favor!

A CPI da Petrobrás ficará nas mãos da base aliada do PT. Adivinhem em quê vai acabar esta CPI? E daí, quem será os pizzaiolos? É uma questão de tempo para a verdade dar um cala a boca no Presidente!

Por último, e o mais ridículo, é o apoio da UNE, ou melhor, o “desapoio” da UNE à CPI. O 51º Congresso da entidade começou hoje com um protesto contra a CPI. E o mais interessante é que o Congresso tem patrocínio da Petrobrás de cem mil reais, com o pretexto de rejuvenescer a marca. Era melhor ter contado outra estória que esta me parece mais a da carochinha!

Desde que Lula entrou no poder as entidades de base do PT mamam nas tetas do governo. É assim com o MST e também com a UNE. Segundo a Folha on-line, só neste ano o Governo Federal destinou 2,5Mi de Reais à entidade e está se tornando o maior financiador de suas atividades. No alto escalão do Governo estão presentes os ex-dirigentes da UNE: Orlando Silva (1995-1997), Ricardo Capelli (1997-1999) e Wadson Ribeiro (1999-2001).

Após estes e muitos outros fatos que acompanhamos diariamente a única coisa que podemos dizer do PT e que é um partido sem moral, clientelista e extremamente demagogo. Não tem moral por não cumprir o que prega (ou pregava). Muitos de seus grandes nomes, como Heloísa Helena e Fernando Gabeira deixaram o partido por causa da desmoralização. Clientelista, pois vende cargos e compra apoio político com o dinheiro público. É demagogo, pois critica, mas não faz!

É o gostinho do poder na boca desses políticos caras-de-pau, sem vergonha e sem moral!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Terminal Urbano - Obras atrasadas

Segundo a Gazeta de Limeira de hoje, a Prefeitura da cidade comunicou ao Ministério Público, por meio de ofício, que vai concluir o Terminal Urbano em até 12 meses. Estranha essa notícia, já que a promessa era de que em no máximo seis meses após a conclusão da nova licitação o terminal estaria em operação.

A licitação do transporte, que já demorou para ser concluída, previa uma série de medidas em prol da melhoria na qualidade dos serviços, dentre elas o terminal urbano. O terminal promete ser a resolução do problema do congestinamento na região central em horários de pico. Sem ônibus circulando na Praça Cel. Flamínio Ferreira o trânsito tende a desafogar e fluir melhor.


Obras do Terminal Urbano


Este será o primeiro terminal de Limeira



Obras serão entregues somente daqui a 12 meses


O que não pode acontecer é a demora na conclusão dos trabalhos e início das operações. Sem a conclusão do terminal não pode começar a operar o sistema integrado e nem os novos intinerários, medidas que promete acabar com o problema do transporte público de Limeira.

Se o terminal não vai entrar em operação imediatamente a prefeitura não poderia ter autorizado o aumento da tarifa em 10%, ainda mais agora que o diesel baixou os preços nas distribuidoras.

É preciso mais agilidade nestas obras prioritárias à Limeira. Na época das eleições todas as obras andaram bem e agora estão em ritmo tartaruga

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pega Ladrão


Pega Ladrão - Gabriel, o Pensador

"- Vossa Excelência, agora explique, mas não complique!
- Vossa Excelência, eu já expliquei! Eu não vi essa lista.
Eu afirmo com a mais absoluta certeza e sinceridade
Que eu nunca vi essa lista!
Não sei dessa lista, não quero saber e tenho raiva de quem sabe!
Quem disser que eu vi essa lista é um mentiroso,
E vai ter que provar! E se provar, vai se ver comigo!"

Pega ladrão! No Governo!
Pega ladrão! No Congresso!
Pega ladrão! No Senado!
Pega lá na Câmara dos Deputados!
Pega ladrão! No Palanque!
Pega ladrão! No Tribunal!
É por causa desses caras
Que tem gente com fome
Que tem gente matando
Etc e tal...

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

E você que é um simples mortal
Levando uma vidinha legal
Alguém já te pediu 1 real?
Alguém já te assaltou no sinal?
Você acha que as coisas vão mal?
Ou você tá satisfeito?
Você acha que isso é tudo normal?
Você acha que o país não tem jeito?
Aqui não tem terremoto
Aqui não tem vulcão
Aqui tem tempo bom
Aqui tem muito chão
Aqui tem gente boa
Aqui tem gente honesta
Mas no poder é que tem gente que não presta

"Eu fui eleito e represento o povo brasileiro.
Confie em mim que eu tomo conta do dinheiro."

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

Tira esse malando do poder executivo!
Tira esse malandro do poder judiciário!
Tira esse malandro do poder legislativo!
Tira do poder que eu já cansei de ser otário!
Tira esse malandro do poder municipal!
Tira esse malandro do governo estadual!
Tira esse malandro do governo federal!
Tira a grana deles e aumenta o meu salário!

"- Tá vendo essa mansão sensacional?
Comprei com o dinheiro desviado do hospital.
- Ah! E o meu cofre cheio de dólar?
É o dinheiro que seria pra fazer mais uma escola.

- Precisa ver minha fazenda! Comprei só com o dinheiro da merenda!

- E o meu filhão? Um milhão só de mesada!
E tudo com o dinheiro das crianças abandonadas.
- E a minha esposa não me leva à falência
Porque eu tapo esse buraco com o rombo da Previdência.
- Vossa excelência, cê não viu meu avião?
Comprei com uma verba que era pra construir prisão!
- E a superlotação?
- Problema do povão! Não temos imunidade? Pra nós não pega não."

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

A miséria só existe porque tem corrupção
Desemprego só aumenta porque tem corrupção
Violência só explode porque tem tanta miséria e desemprego
Porque tem tanta corrupção!

"Todos que me conhecem sabem muito bem que eu não admito
O enriquecimento do pobre e o empobrecimento do rico."

E você, que nasceu nesse país
E que sonha e que sua pra ser feliz
Você presta atenção no que o candidato diz?
Ou cê vota em qualquer um, seu babaca?
E depois da eleição você cobra resultado?
Ou fica ai parado de braço cruzado?
Cê lembra em quem votou pra deputado?
E quem você botou lá no Senado?

Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
A miséria só existe porque tem corrupção!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega!
Pega, pega ladrão!
Pega, pega
Pega, pega ladrão!
Tira do Poder, Bota na prisão!

"- Como vocês suspeitavam, eu realmente vi essa lista.
Eu vi, mas não li. E digo mais, eu engoli.
Pra que ninguém lesse também. E foi com a melhor das intenções.
Burlei a Lei, mas com toda honestidade!
- Vossa Excelência engoliu a lista?
- Bem, eu a coloquei para dentro do meu organismo,
Num lugar seguro e escuro. De modo que pra todos os efeitos,
Sendo assim desta maneira, eu me reservo ao direito Alinhar à esquerda
De não dizer nada mais. Tá tudo publicado nos anais.
- Mas ontem o senhor falou que não viu a lista.
Hoje o senhor fala que viu a lista. E amanhã o senhor...
- Ah! Amanhã ninguém lembra mais!
E o caso da lista vai entrar prá lista dos casos,
Os casos que ficaram pra trás..."

terça-feira, 16 de junho de 2009

A mesma hipocrisia de sempre

Passou-se as eleições de 2008 e o resultado era o que se esperava: as obras que não passaram de factóides eleitoreiros estão todas paradas. Inaugurou-se uma ou outra obra, feitas meio nas coxas, mas não passaram de factóides.

Na campanha à prefeitura Félix usou a máquina administrativa a seu favor e deflagrou inúmeras obras, às vésperas das eleições. O resultado já sabemos: reeleição com maioria esmagadora. O problema é que agora, passados praticamente seis meses do novo mandato, as obras continuam paradas. Algumas obras inacabadas pós ano eleitoral:

  • NAI - Núcleo de Atendimento Integrado: Apesar de a obra física estar acabada, o local não esta atendendo o seu principal objetivo e Limeira continua mandando jovens à Fundação CASA.
  • Centro de Lazer do Idoso: A obra esta acabada? Se sim, já esta se usando o local para devidos fins? Se sim, qual é a programação?
  • Museu da Jóia Folhada: Construído no local onde seria o Paço Municipal, a obra já consumiu milhões e até agora nada de funcionar e atrair o turista de negócios. Mais informações aqui.
  • Centro de Capacitação dos Professore: situada no mesmo prédio do Museu da Jóia Folhada, o centro prometia ser rferencia na capacitação dos professores da rede municipal de ensino. Até agora nada!
  • Duplicação do Anel Viário: às vésperas da eleição as obras na Via Francisco D'Andréia estavam à todo vapor. Segundo o secretário de obras Celso Gonçalves, até o final do ano teríamos um Anel Viário 70% duplicado. Hoje apenas 8,5 Km dos 18 que a Anel Viário tem estão duplicados (47%). O trecho recebeu R$ 6 Mi do Governo Estadual e o que se vê é um trecho ínfimo em obras e em ritmo lento.
  • Via Expressa da Marginal Tatu e duplicação da Ponte Preta: A obra estaria praticamente acabada, não fosse os constantes problemas no local. A previsão de entrega é de 180 dias. Detalhe: as obras ainda não começaram e estão parada há 3 meses.
  • Duplicação da Via Guilherme Dibern: A Via teve um trecho de aproximadamente 200m pavimentado e só! A rotatória que existiria no local ficou só no sonho.
  • Duplicação da Rua da Imprensa: às vésperas das eleições foi duplicado um trecho de 300m e nada mais.
  • Recapeamentos: Antes das eleições os recapeamentos eram constantes. Agora ninguém mais comenta sobre esse tipo de obra. A principla rua da cidade, a Dr. Trajano esta com o asfalto esfarelando.
  • Hospitalda Mulher: esta obra virou pó! Sai Hospital da Mulher, entra AME (Desu sabe lá quando!).
  • Reforma da Estação Ferroviária; Eu nunca vi uma obra durar tanto tempo! A empresa que está realizando a obra deve ter tomado um prejuízo enorme...
  • Terminal Urbano: A obra também está em ritmo lento. Nos últimos dias é que deram uma adiantada, pra justificar o aumento das passagens de ônibus.

Além destas obras existem alguns outros serviços que ficaram pra trás. A manutenção de praças, a limpeza das ruas e a manutenção na sinalização de trânsito estão deixando muito à desejar.

É impressionante como em pleno século 21 a população ainda deixa se levar por práticas hipócritas de políticos que fazem de tudo pra estar no poder. Estava na cara que isso iria acontecer em Limeira e o povão deixou-se iludir por isso.

Até quando vamos ser coniventes com essa situação?

terça-feira, 26 de maio de 2009

Atual administração municipal: autoridades incompetentes!

A população de Limeira não aguenta mais essa bagunça que é o transporte público. Somos obrigados a aguentar ônibus lotado, o péssimo estado de conservação, os atrasos e o longo período de espera, a falta de abrigos descentes, a falta de integração, a falta de educação de motoristas e cobradores, a falta de terminais, os longos itinerários e etc. Como se não bastasse convivemos com a iminente ameaça de greve.

Já virou bagunça esse “chove não molha”. Limeira parece “casa da mãe Joana” e ninguém se importa em resolver o problema. A prefeitura não toma providencias para resolver o que é de sua inteira responsabilidade. A culpa não é dos sindicatos, não é dos trabalhadores e nem das empresas concessionárias do serviço. A culpa é somente da Administração Municipal que não toma uma atitude mais enérgica quanto ao problema.

O sindicato da categoria abusa da retórica e dos factóides para incitar os trabalhadores à greve. As empresas fazem pouco caso, pois sabem que não vão ser multadas e nem terão sua concessão cassada. A Prefeitura não multa, não melhora o sistema e finge que está tudo normal. A única coisa a que se presta é aumentar a tarifa cobrada pelas empresas.

Limeira não agüenta mais essas empresas que estão a décadas no controle do sistema. Se a Prefeitura incluísse uma cláusula na nova licitação onde se proibisse empresas com históricos de mal prestação de serviços à comunidade, com certeza essas empresas tomariam atitudes mais condizentes com a solução do problema.

A Prefeitura não está nem aí com o problema. Tudo isso é culpa exclusiva da atual administração que é incompetente para resolver o problema ou tem algum interesse escuso em manter o serviço no lixo que está. A população continua sofrendo com a qualidade ruim do serviço.

Chega de autoridades incompetentes!

MICROS

DEVAGAR, MAS SEMPRE!

Ando meio sem tempo ultimamente para atualizar o Bode Salva Vidas, mas na medida do possível deixaremos nossos comentários sobre tudo, principalmente sobre política limeirense. Em breve novas sugestões de projetos pra uma Limeira melhor!

POR FALAR EM PROJETOS PRA UMA LIMEIRA MELHOR...

Fiquei triste ao passar neste fim de semana pela Via Eugênio Lucato, mais conhecida como Marginal Tatu. É que a obra de maior vulto da atual administração, a revitalização do vale do Tatu, está ficando maltratada novamente. A grama esmeralda está cheia de ervas daninhas, a Via está suja e mal cuidada. Se não tomar-se logo uma providência será mais um pouco do nosso dinheiro indo pro ralo!

SACO CHEIO

Não aguento mais greve de servidores, greve de motoristas e cobradores e invasão de sem terras. Até parece que em Limeira não existe gente capaz de resolver nada...

MERDAS

E como tem fezes (merda se preferir) de animais aqui em Tatuí. Se vocês pensam que em Limeira tem merda pra todo lado, deem uma passadinha por aqui! Além das de animais você encontrará um saneamento básico de merda, uma operação tapa-buracos de merda (não tapar os buracos com merda. A operação é que é uma merda!) e umas ladeiras que são uma merda! Aqui, onde não é subida, é descida!

E AMANHÃ

Tem show do meu Timão na Televisão! Será mais uma vitória alvinegra, pra nossa alegria!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ideias para uma Limeira melhor (III)

A construção de um novo terminal rodoviário em Limeira é mais que uma promessa de campanha de Silvio Félix, é uma necessidade urgente de Limeira. O atual terminal rodoviário está se tornando impraticável por motivo de localização.

Construído na região central de Limeira o terminal tinha localização estratégica, pois servia de local de integração ônibus – trem. Com a desativação do transporte de passageiros pela rede ferroviária não faz mais sentido manter uma rodoviária em meio ao trânsito caótico da região central.

Outra desvantagem da atual rodoviária é que os ônibus têm que percorrer um longo caminho entre as rodovias e o local de desembarque de passageiros. Isto impede que linhas que poderiam atender a cidade deixem de atender Limeira por motivos logísticos. Um exemplo disso é a notícia divulgada pelo jornalista José Daniel Heldt no Twiter de que a Azul não atenderá Limeira com a linha até o aeroporto de Viracopos.

Provisoriamente algumas linhas atendem Limeira com paradas no posto Castelo. Isso não é interessante para a cidade, pois não há fácil acesso ao posto e em caso de conexões os passageiros têm que descer na atual rodoviária, pegar o transporte urbano até o Limeira Shopping, atravessar a passarela e caminhar até o posto.

Projeto de avenida

Existe um projeto pronto na prefeitura para a construção de uma avenida de ligação entre o acesso do quilômetro 150+600 metros da Rodovia Anhanguera com a Avenida Araras (?), próximo a CP Kelco. Esse projeto prevê a construção de uma avenida com três faixas de rolamento, canteiro central e calçamento. Provavelmente sofrerá algumas alterações para a construção de ciclovia, por exemplo.

O projeto é audacioso, pois a região em questão é composta por rochas, igual as retiradas pela prefeitura na região do Jardim Planalto para a duplicação do Anel Viário. A escavação no primeiro trecho será enorme, chagando a quase 1 milhão de metros cúbicos. Para ser ter uma idéia de quanto isso representa, será necessário cerca de 65 mil viagens de caminhão para transportar o material.

O Projeto prevê ainda uma rotatória, na altura do Parque Campos Elíseos, para a ligação com a Avenida Sebastiana Guidotti de Campos.

Abaixo um esboço aproximado do traçado deste projeto.



Nova área para o terminal rodoviário de Limeira

Como já disse, o atual Terminal Rodoviário de Limeira é ineficiente e ultrapassado. Em sua campanha a prefeitura, em 2004, uma das promessas de Silvio Félix era a construção de um novo terminal. Um dos motivos para essa obra ainda não ter sido realizada é o impasse sobre o local.

Inicialmente a prefeitura escolheu uma área nas proximidades do Pq. Egisto Ragazzo. Os moradores, não satisfeitos, fizeram até abaixo assinado contra a instalação da nova rodoviária. Além desse impasse, o espaço físico era muito limitado pensando que no futuro poderíamos ter uma ampliação do terminal.

O local sugerido no desenho acima vem a sanar esse problema. A obra da nova Avenida de entrada da cidade pode ser realizada parcialmente, compreendendo o trecho entre a Rod. Anhanguera e o Prolongamento da Avenida Sebastiana Guidotti de Campos. Essa é a parte mais barata e menos complexa da Avenida Projetada.

O acesso ao local sugerido também é simples, tanto pela Rod. Anhanguera quanto pelo Anel Viário de Limeira, facilitando o acesso de linhas de ônibus de várias localidades. Ainda o local poderia servir de terminal urbano, retirando das imediações do Atacadão o ponto final dos ônibus urbanos.

Esse não é um projeto simples e vai requerer alguns milhões dos cofres públicos, mas é um projeto urgente para Limeira. Estamos nos tornando uma cidade universitária e um terminal rodoviário adequado se faz necessário.

PS.: Espero que depois de implantado o novo terminal ofereça uma linha direto de Limeira pra Tatuí, pois tenho que fazer baldeação em Piracicaba e isso estende minha viajem em 2h.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ideias para uma Limeira melhor (II)

Um dos projetos que mais gosto é um projeto para um relógio do Sol. Pensei nele para resolver um dos problemas que ocorrem muito em Limeira: o abandono de áreas verdes.

Esse projeto tem por objetivo aproveitar uma área abandonada para a promoção da cultura e do turismo na cidade. É um projeto que atrairia escolas de Limeira e de toda a região.

O relógio de Sol

Desde remotos tempos o homem, ao observar o Sol, percebeu que este provocava a sombra dos objetos. Ao fazer estas observações notou que ao longo do dia o tamanho destas sombras variavam. O homem primitivo, primeiramente, usou sua própria sombra para estimar as horas (sombras moventes). Logo depois viu que podia, através de uma vareta fincada no chão na posição vertical, fazer estas mesmas estimativas. Estava criado o pai de todos os relógios de Sol, o famoso Gnômon. Ao amanhecer a sombra estará bem longa, ao meio dia estará no seu tamanho mínimo e ao entardecer volta a alongar-se novamente. (fonte: wikipedia)

Minha ideia para Limeira

A minha idéia não contém o projeto do relógio propriamente dito. Existem pessoas especializadas na construção desses relógios e fiz um orçamento que ficou em torno de R$10.000,00. O meu projeto sugere a área a ser construído, mas sua principal finalidade é lançar a idéia e não esgotar o projeto.

A área que escolhi é a nova rotatória na Av. Cônego Manoel Alves, que futuramente será o Anel Viário de Limeira. Essa rotatória é grande o suficiente para um Relógio de Sol e uma praça com todos os equipamentos urbanos. Também será construído no local um ginásio poli esportivo, em uma área institucional de um loteamento futuro. Ainda não estou certo se é essa área que receberá o projeto de Oscar Niemeyer, mas existe a proposta de um ginásio no local.

A rotatória também é caminho para o observatório astronômico do ISCA faculdades e como um Relógio de Sol tem tudo a ver com o assunto, o projeto estaria na rota dos que admiram essa ciência. É uma área próxima ao campus II da UNICAMP, futura rota de quem vem do sul de Minas Gerais e uma região carente de áreas de lazer.

O Projeto:

(clique na imagem para ampliar)


Orçamento

Alguns cálculos superficiais que fiz, relembrando meu estágio como comprador por 15 dias em uma construtora, cheguei ao valor de R$250.000,00 para a execução total da praça (incluindo piso intertravado, plantio de grama e etc...). É claro que é um gasto supérfluo para épocas de crise como esse. Mas a idéia está ai pra quando sobrar uma graninha!

O próximo projeto que vou apresentar é sobre uma área ideal para o novo terminal rodoviário de Limeira. Vou apresentar uma solução para o impasse envolvendo a área de construção do novo terminal.

NOVAS IMPRESSÕES

Hoje completo a primeira semana fora de casa. Esta sendo uma experiência muito produtiva. Ontem lavei roupa pela primeira vez em toda a minha vida. Apesar de hoje a minha camisa estar cheirando a OMO fortíssimo até que foi fácil lavar. Ela também esta toda amassada (de manhã estava escuro e parecia que ela estava passadinha!), mas tudo bem. Também descobri algo muito legal: escorrer o macarrão instantâneo antes de comer é mais gostoso do que deixa-lo com caldinho! Vocês acreditam que eu nunca tinha visto uma lata de sardinha com sistema abre fácil? Hoje as coisas estão cada vez mais modernas!

Mas as primeiras impressões que quero deixar aqui não são sobre a minha vida longe do ninho e sim sobre a cidade onde estou morando, Tatuí. Assim como em Limeira, estou a mais ou menos 150 km da capital, porém no eixo da Rod. Castelo Branco.

Tatuí possui 100 mil habitantes, um terço de Limeira. A cidade ainda mantém aspectos de cidadezinhas do interior: ruas de paralelepípedo, praças por todos os lados e uma hospitalidade sem igual.

Nesta primeira semana descobri muita coisa interessante. A principal delas é que o nível salarial em Limeira é realmente baixo. Aqui não esta difícil encontrar emprego e com bons salários. A empresa que estou trabalhando é um exemplo disso. Nossos clientes seguem a mesma linha. Todos estão contratando.

Outra coisa legal por aqui é a coleta de lixo. Não se vê lixo nas calçadas. Em toda esquina tem uma lixeira grande onde os moradores depositam os sacos de lixo. Daí o caminhão vem e recolhe somente o que está na lixeira. O resultado disso é menos problema em dias de chuva e uma cidade mais bonita.

O comércio de Tatuí tem o mesmo porte do de Limeira, apesar de ser três vezes menor. Existe muita variedade nas lojas e o atendimento é ótimo (pelo menos nas lojas em que visitei). Aqui não tem shopping, mas Limeira (praticamente) também não tem. Ainda não vi ambulantes, hippies e nem pastelaria de chinês (coisas que temos aos montes em Limeira).

O transporte público me parece bom. Tem terminal central, ônibus adaptado para deficientes físicos (e aparentemente 100% da frota é adaptada, pois só vi ônibus assim pelas ruas) e micro ônibus.

Observei que a casa da cultura daqui está sendo reformada pelo governo do estado enquanto em Limeira o Palacete Levy e o museu estão às traças (e aos cupins, infiltrações e etc.).

Os loteamentos de alto padrão por aqui são todos abertos. Os terrenos são baratos. Enquanto em Limeira a média do m² é de R$200,00, por aqui esta na casa dos R$100,00.

As pinguelas são todas de concreto. E não são poucas não! Não se anda 50m sem encontrar uma travessia dessas em córregos da cidade. Aliás, a maioria das travessias são para carros também. Em Limeira as travessias para automóveis sobre córregos são em algumas ruas. Aqui é em toda rua!

Ainda estou conhecendo Tatuí. É claro que aqui não é o paraíso (não sei se isso existe aqui na Terra). Existem problemas tais como inúmeros prédios antigos e desocupados pela cidade (se fosse em Limeira a prefeitura teria comprado tudo!), semáforos desordenados e regiões pobres. Mas vejo algumas soluções simples e que trariam maiores benefícios se implantadas em Limeira.

terça-feira, 31 de março de 2009

Precisando de ajuda?

Gentilmente copiado do blog Sem tempo, de Assis Cavalcante.

"BICO CALADO, FAZ DE CONTA QUE SOU MUDO!"

Recebi e-mail de José Carlos Silva (?) com vídeo montagem de música de Zé Ramalho sobre o governo Lula. Vale à pena ver!




O meu país
Zé Ramalho

Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo

Um país que crianças elimina
Que não ouve o clamor dos esquecidos
Onde nunca os humildes são ouvidos
E uma elite sem deus é quem domina
Que permite um estupro em cada esquina
E a certeza da dúvida infeliz
Onde quem tem razão baixa a cerviz
E massacram - se o negro e a mulher
Pode ser o país de quem quiser
Mas não é, com certeza, o meu país

Um país onde as leis são descartáveis
Por ausência de códigos corretos
Com quarenta milhões de analfabetos
E maior multidão de miseráveis
Um país onde os homens confiáveis
Não têm voz, não têm vez, nem diretriz
Mas corruptos têm voz e vez e bis
E o respaldo de estímulo incomum
Pode ser o país de qualquer um
Mas não é com certeza o meu país

Um país que perdeu a identidade
Sepultou o idioma português
Aprendeu a falar pornofonês
Aderindo à global vulgaridade
Um país que não tem capacidade
De saber o que pensa e o que diz
Que não pode esconder a cicatriz
De um povo de bem que vive mal
Pode ser o país do carnaval
Mas não é com certeza o meu país

Um país que seus índios discrimina
E as ciências e as artes não respeita
Um país que ainda morre de maleita
Por atraso geral da medicina
Um país onde escola não ensina
E hospital não dispõe de raio - x
Onde a gente dos morros é feliz
Se tem água de chuva e luz do sol
Pode ser o país do futebol
Mas não é com certeza o meu país

Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo

Um país que é doente e não se cura
Quer ficar sempre no terceiro mundo
Que do poço fatal chegou ao fundo
Sem saber emergir da noite escura
Um país que engoliu a compostura
Atendendo a políticos sutis
Que dividem o brasil em mil brasis
Pra melhor assaltar de ponta a ponta
Pode ser o país do faz-de-conta
Mas não é com certeza o meu país

Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo